Quais são os indicadores de liquidez?

Perguntado por: nsalazar . Última atualização: 21 de fevereiro de 2023
4.2 / 5 7 votos

Os indicadores de liquidez são usados para mostrar a capacidade financeira de uma empresa. A partir deles, é possível entender como anda a relação entre receita, patrimônio e despesas de curto e longo prazo. Com estes dados, a companhia pode tomar decisões estratégicas visando a saúde financeira do negócio.

Existem 4 tipos de indicadores de liquidez, a seguir você confere quais são eles e como calculá-los: liquidez corrente = ativo circulante / passivo circulante. liquidez seca = (ativo circulante – estoque) / passivo circulante. liquidez imediata = disponível / passivo circulante.

5 principais indicadores de desempenho para sua empresa

  • Indicadores de lucratividade. Uma das formas de compreender se as estratégias adotadas estão sendo assertivas, são os indicadores de lucratividade. ...
  • Indicadores de pessoal. ...
  • Indicadores de vendas. ...
  • Indicadores de marketing. ...
  • Indicadores financeiros.

Tipos de indicadores de processos genéricos 1. Indicador de produtividade 2. Indicador de eficiência 3. Indicador de eficácia 4.

liquidez corrente: ligada aos compromissos de curtíssimo prazo; liquidez seca: representa a capacidade de pagamento em curto prazo; liquidez imediata: assim como a anterior, ligada aos compromissos de curto prazo; liquidez geral: gira em torno das obrigações de longo prazo.

1. Índice de liquidez corrente (LC) Também conhecido como índice de liquidez comum, o LC faz o cálculo da capacidade de um negócio realizar o pagamento em curto prazo e, por esse motivo, é um dos indicadores mais utilizados para fazer a análise da capacidade de pagamento de uma corporação.

O índice de liquidez corrente é calculado dividindo-se o ativo circulante da empresa (seus direitos de curto prazo, como o dinheiro em caixa e os estoques) pelo passivo circulante (as dívidas a curto prazo, como empréstimos, impostos, pagamentos a fornecedores, etc.).

Índice de liquidez corrente
Esse índice mede a capacidade da empresa de quitar suas obrigações de curto prazo, pois utiliza as contas que constituem o ativo circulante e o passivo circulante. Novamente, essa informação demonstra quanto maior o índice, maior a capacidade de pagamento da empresa com seu capital de giro.

Então veja, a seguir, quais são os 7 principais indicadores de avaliação de desempenho.

  1. Índice de produtividade. ...
  2. Ticket médio. ...
  3. Índice de horas extras. ...
  4. Índice de retrabalho. ...
  5. Taxa de absenteísmo. ...
  6. Obtenção de metas. ...
  7. Nível de satisfação com o atendimento.

7 exemplos de indicadores de desempenho empresariais

  • Indicadores de lucratividade. ...
  • ROI. ...
  • Valor do Ticket Médio. ...
  • Conversão em Vendas. ...
  • Faturamento por pessoa. ...
  • Produtividade. ...
  • Rotatividade ou Taxa de Turnover.

De acordo com a sua natureza, os indicadores são agrupados segundo o critério ou atributo que se procura avaliar ou medir, ou seja, eficiência, eficácia, economia, efetividade, equidade, excelência, cenário, perpetuidade e legalidade.

Saiba quais são os 7 indicadores financeiros mais importantes para o sucesso da sua empresa

  • 1 - Faturamento. ...
  • 2 - Lucro. ...
  • 3 - Margem de lucro. ...
  • 4 - Margem de contribuição (margem bruta) ...
  • 5 - Lucratividade. ...
  • 6 - Rentabilidade. ...
  • 7 - Tíquete médio.

Quais são os tipos de indicadores de desempenho? Indicadores de produtividade, qualidade, capacidade, estratégicos, de lucratividade, rentabilidade, de turnover, de competitividade e de valor.

O que é liquidez financeira
Quer um exemplo? A poupança é um investimento de alta liquidez, porque você tem acesso ao dinheiro sempre que precisar, em questão de minutos. Já os imóveis são exemplos de baixa liquidez, porque você só terá acesso ao dinheiro quando conseguir vender o imóvel, o que pode levar meses.

A organização do balanço patrimonial é sempre feita em ordem decrescente de liquidez. Ou seja, as contas que possuem um prazo mais imediato para serem ou resgatadas (no caso dos ativos) ou pagas (no caso dos passivos e do patrimônio líquido) são elencadas no topo do balanço.

Os indicadores financeiros de liquidez, endividamento e rentabilidade indicam a situação em que a entidade se encontra, contribuindo com informações que irão apontar qual a capacidade de pagamento da empresa, sendo esta a longo prazo, curto prazo ou imediato, o seu nível de endividamento a curto e a longo prazo e a sua ...

A fórmula fica da seguinte forma: Liquidez geral = (Ativo circulante + Realizável de médio e longo prazo) / (Passivo circulante + Exigível em médio e longo prazo).

Para isso, é preciso conhecer os principais indicadores econômicos.
...
Quais são os principais indicadores econômicos?

  1. PIB. O Produto Interno Bruto (PIB) é tido como o principal indicador do desempenho econômico de um país. ...
  2. Selic. ...
  3. IPCA. ...
  4. IGP-M.

Os 7 principais indicadores de desempenho de uma empresa

  1. 1 – Taxa de Conversão. Mostra a relação entre os leads que a sua empresa conseguiu captar e os que ela conseguiu converter em clientes. ...
  2. 2 – Faturamento. ...
  3. 3 – Market Share. ...
  4. 4 – ROI. ...
  5. 5 – Taxa de Turnover. ...
  6. 6 – Número de reclamações. ...
  7. 7 – Taxa de satisfação dos clientes NPS.