Quais são os indicadores de cobrança?

Perguntado por: eboaventura . Última atualização: 4 de fevereiro de 2023
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Os indicadores de cobrança são considerados métricas-chave para gestores entenderem como anda a saúde do caixa da empresa e como se comportam alguns de seus processos e operações financeiros. Conhecê-los é fundamental para não errar nas tomadas de decisão necessárias para o bom andamento do negócio.

Quais são os indicadores de performance mais usados?

  • Indicadores de lucratividade.
  • Indicador de eficácia.
  • Indicador do valor de ticket médio.
  • Indicador de turnover.
  • Indicadores de performance individual.
  • Indicadores de performance de vendas.
  • Indicadores estratégicos.

Para 2022 estão estabelecidos sete indicadores para, compreendendo as ações de Saúde da Mulher, Saúde Bucal, Pré-Natal, Saúde da Criança e Doenças Crônicas (Hipertensão Arterial e Diabetes Melittus).

4 tipos de indicadores de desempenho que merecem a sua atenção

  • 1 – Indicadores de produtividade. ...
  • 2 – Indicadores de qualidade. ...
  • 3 – Indicadores de capacidade. ...
  • 4Indicadores estratégicos.

Veja a seguir como definir KPIs: indicadores de desempenho!

  1. Pense na possibilidade de mensuração. ...
  2. Entenda a simplicidade do indicador. ...
  3. Considere a adequação aos objetivos da empresa. ...
  4. Pense no tipo de estratégia atual. ...
  5. Avalie a criação de uma base de dados relevante.

Do inglês, a sigla KPI significa Key Performance Indicator, ou seja, Indicador-Chave de Desempenho. São os indicadores ou valores quantitativos que podem ser medidos, comparados e acompanhados, de forma a expor o desempenho dos processos e do trabalho nas estratégias de um negócio.

7 exemplos de indicadores de desempenho empresariais

  • Indicadores de lucratividade. ...
  • ROI. ...
  • Valor do Ticket Médio. ...
  • Conversão em Vendas. ...
  • Faturamento por pessoa. ...
  • Produtividade. ...
  • Rotatividade ou Taxa de Turnover.

Então veja, a seguir, quais são os 7 principais indicadores de avaliação de desempenho.

  1. Índice de produtividade. ...
  2. Ticket médio. ...
  3. Índice de horas extras. ...
  4. Índice de retrabalho. ...
  5. Taxa de absenteísmo. ...
  6. Obtenção de metas. ...
  7. Nível de satisfação com o atendimento.

1. O que são indicadores? São medidas quantificáveis que as empresas utilizam para avaliar o seu desempenho. São utilizados para deixar mais claro uma tendência ou fenômeno que não é imediatamente detectável por meio dos dados isolados.

Exemplos de KPIs estratégicos mais usados:

  • Percentual de lucratividade;
  • Nível de crescimento mês a mês;
  • Ticket médio das vendas;
  • Market Share.

São chamados de indicadores operacionais aqueles que normalmente são de curto prazo e que são ligados a processos operacionais da empresa. Costumam envolver colaboradores de todos os níveis da companhia, engajando cada indivíduo que pode contribuir com os objetivos estratégicos da organização.

Alguns exemplos de KPIs comuns no gerenciamento de processos são:

  • Quantidade produzida.
  • Custo de produção.
  • Tempo gasto na produção.
  • Quantidade de produtos disponíveis.
  • Entregas feitas e entregas pendentes.
  • Tempo esperado de entrega.

Um indicador é uma medida. Ou seja, um número que se obtém a partir de um levantamento. O KPI é um dado sobre um determinado projeto em formatode indicador-chave ou métrica prioritária. Já a métrica diz respeito a um cálculo entre dois ou mais números obtidos a partir de levantamentos, para efeitos de comparação.

Como criar um KPI: passo a passo

  1. Defina quais processos serão monitorados. Os indicadores-chave estão diretamente ligados ao planejamento estratégico. ...
  2. Crie metas e objetivos. ...
  3. Defina indicadores SMART. ...
  4. Estabeleça a metodologia de coleta e análise de dados. ...
  5. Acompanhe resultados.

O que são KPIs Operacionais? Os KPIs Operacionais ou apenas KPIs (Key Performance Indicators), conhecido em Português como Indicadores Chaves de Desempenho, são um conjunto de indicadores que medem a performance de uma organização nas suas mais diversas áreas de atuação.

Métrica: uma interpretação de uma medida ou de um conjunto de medidas que você utiliza para orientar o seu projeto. Por exemplo, o registro de quantos casos de teste finalizaram com sucesso e quantos falharam são medidas.

Neste exemplo de como fazer KPI no Excel, vamos voltar ao indicador de lucratividade. Para isso, basta dividir o lucro do período pela receita do período. Se as informações estiverem organizadas em duas colunas paralelas, a fórmula será “=A2/B2” – podendo ser aplicada da mesma forma para toda a planilha.

  1. Estabeleça os objetivos da empresa. Pense nos KPIs como elementos que indicam o quanto você está próximo ou distante de atingir um objetivo. ...
  2. Defina quais aspectos estratégicos serão observados. ...
  3. Liste os indicadores que serão medidos. ...
  4. Crie metas para seus KPIs. ...
  5. Monitore os indicadores periodicamente e faça ajustes.

Indicadores estratégicos
Como o próprio nome diz, são aqueles KPIs atrelados ao planejamento estratégico da organização. Esses indicadores oferecem uma análise de longo prazo, tanto de elementos internos (como o capital intelectual) como externos (como concorrência).