Quais são os impactos para a população na chamada transição democrática?

Perguntado por: odorneles . Última atualização: 5 de fevereiro de 2023
4.1 / 5 2 votos

A redução das taxas de fecundidade e de mortalidade, acompanhadas pelo aumento da expectativa de vida da população, tiveram como consequência a queda da taxa de crescimento populacional e mudanças na estrutura etária da população brasileira.

Mas a teoria da transição demográfica demonstra que esse processo não ocorre pelo aumento das taxas de natalidade, e sim pela diminuição brusca das taxas de mortalidade, em razão das melhorias sociais em termos de saúde, saneamento, acesso à água e outros fatores.

Resposta verificada por especialistas
Aumento da População Economicamente Ativa (positivo) Planejamento urbano (positivo) Falta de mão-de-obra para a indústria (negativo) Aumento da carga tributária (negativo)

Como citamos, o principal aspecto decorrente da finalização do processo de transição demográfica é o envelhecimento da população. Com a estabilização das taxas de natalidade e mortalidade, a sociedade entra em um cenário de envelhecimento natural, pois a expectativa de vida aumenta consideravelmente.

A teoria da Transição Demográfica explica uma mudança específica na dinâmica demográfica, que é a queda acentuada das taxas de fecundidade, de natalidade e de mortalidade. Essa teoria foi proposta considerando-se as relações entre o crescimento populacional e desenvolvimento socioeconômico.

Transição Demográfica

  • Fase 1 (pré-transição) ...
  • Fase 2 (acelerado crescimento populacional ou demográfico) ...
  • Fase 3 (desaceleração populacional ou demográfica) ...
  • Fase 4 (estabilização populacional ou demográfica) ...
  • Veja também:

b)As mudanças nas condições de vida que impactam a composição etária da população são os avanços da medicina, o acesso a condições sanitárias, programas de saúde e o acesso a condições socioeconômicas favoráveis e a acesso ao planejamento familiar.

Resposta verificada por especialistas
A transição demográfica é a mobilização da população de acordo com os anos e com as mudanças sociais. Com isso, ocorre essa transitoriedade à medida que novas pessoas são concebidas por meio da natalidade e, também, da mortalidade.

Na maior parte do mundo que ainda passa pela primeira transição demográfica, a redução da mortalidade infantil foi o fator preponderante para elevar a expectativa de vida. Nos países desenvolvidos, onde o patamar de mortalidade infantil é baixo, o fator de maior impacto foi o aumento da sobrevivência dos idosos.

Na primeira fase, a estrutura etária é muito rejuvenescida, com uma base muito ampla. Na segunda fase, a base da pirâmide começa a diminuir, mas ainda é relativamente ampla. Na terceira fase, a base da pirâmide começa a se reduzir e há uma ampliação das faixas etárias adultas e a geração de um bônus demográfico.

A transição demográfica relaciona-se às variações nas taxas de mortalidade e natalidade em uma dada sociedade. Entende-se por transição demográfica a oscilação das taxas de crescimento e variações populacionais.

A evolução das taxas de mortalidade, natalidade e fecundidade a partir de 1950 caracteriza o processo de transição demográfica no Brasil. De uma população predominante jovem em um passado nem tão distante, observa-se, nos dias atuais, um contingente, cada vez mais importante, de pessoas com 60 anos ou mais de idade.

O Brasil está passando por um processo de transição demográfica que se deu, basicamente, em função da diminuição das taxas de natalidade concomitantes a redução nas taxas de mortalidade, e uma das principais consequências deste processo será o envelhecimento da população brasileira.

Resposta. Transição Democrática,é aquela que deve ser regulamentada por um decreto , ou até mesmo por um projeto de lei. A mesma tem como finalidade,conscientizar o presidente em exercício sobre a importância de organizar o processo de transição do governo.

O crescimento acelerado da população mundial trouxe consequências para o meio ambiente, como desmatamento e esgotamento de solos, e também ampliou problemas sociais, como a fome, uma preocupação mundial que está associada à distribuição de riquezas.

Inúmeros fatores influenciam o crescimento populacional, mas os principais são natalidade, migração, qualidade de vida, geração de empregos e desenvolvimento social.

A literatura sugere que o processo de envelhecimento da população está associado a redução do ritmo de crescimento da economia devido diversos fatores: redução da produtividade do trabalho, redução da taxa de investimento e aumento das despesas previdenciárias com maior carga de tributos sobre a geração ativa presente.