Quais são os impactos causados pela pandemia?

Perguntado por: oourique . Última atualização: 26 de abril de 2023
4.1 / 5 8 votos

Os efeitos da pandemia variam amplamente e incluem desde impactos diretos na economia e empregos até efeitos indiretos de perdas de aprendizagem entre crianças que estão fora da escola. O Brasil está entre os países mais afetados pela pandemia da COVID-19.

De acordo com os dados da Pnad Contínua, no terceiro trimestre de 2021, as horas efetivamente trabalhadas e a proporção de afastados do trabalho não tiveram variações significativas – contudo, foi observada forte queda da renda habitual e efetiva no período analisado.

Pandemia agravou casos de saúde mental entre estudantes, apontam especialistas. Pesquisas recentes mostram que cerca de 80% dos casos de saúde mental entre jovens de 15 a 29 anos no País ficam sem diagnóstico e, portanto, sem tratamento.

Distanciamento e isolamento sociais pela Covid-19 no Brasil: impactos na saúde mental. A pandemia de coronavírus tem atravessado todo o tecido social, não poupando praticamente nenhuma área da vida coletiva ou individual, com repercussões na esfera da saúde mental.

No primeiro ano da pandemia de covid-19, a prevalência global de ansiedade e depressão aumentou cerca 25%, de acordo com estimativa da Organização Mundial da Saúde. Em 2020, a entidade já alertava para a necessidade de manutenção dos serviços de assistência à Saúde Mental e ampliação dos atendimentos.

Entre outros dados, a pesquisa aponta que 45% dos alunos foram diagnosticados com ansiedade generalizada e 17% com depressão durante o primeiro ano da pandemia. Além disso, mais de 60% relataram crises de ansiedade e dificuldade para dormir. Falta de motivação e problemas de concentração foram reportados por quase 80%.

Os principais estudos nacionais e internacionais sugerem quatro efeitos majoritários nas redes públicas de ensino: (I) perda de aprendizado; (I) aumento das desigualdades de aprendizado; (III) aumento do abandono escolar; e (IV) impactos negativos no bem-estar e na saúde mental1.

Entre os impactos da pandemia na educação mais sentidos pelas instituições de ensino, está a falta de preparo das escolas, principalmente públicas, para prover o ensino a distância.

No Brasil, o crescimento econômico ocorrido no segundo semestre de 2020 surpreendeu e permitiu uma retomada agregada da economia em “V”, o que suavizou as previsões de queda superior a 9% no Produto Interno Bruto (PIB)1.

Agravamento da desigualdade entre os países e dentro deles
Os impactos econômicos da Covid-19 foram especialmente severos nas economias emergentes, onde as perdas de renda causadas pela pandemia revelaram e agravaram fragilidades econômicas preexistentes.

Segundo a Organização, pandemia é a disseminação mundial de uma nova doença e o termo passa a ser usado quando uma epidemia, surto que afeta uma região, se espalha por diferentes continentes com transmissão sustentada de pessoa para pessoa.

Ganha destaque o profissional que se prepara para os problemas do futuro no agora. É preciso estar atento a essas tendências, prevê-las e se antecipar a elas. Analisar, oferecer um direcionamento e resolver problemas é algo que se espera dos profissionais do futuro.

Durante a continuação da quarentena, comece a cuidar da sua saúde mental a partir de algumas práticas:

  1. Descanse. O sono regular interfere diretamente no equilíbrio emocional. ...
  2. Alimente-se bem. ...
  3. Evite drogas como escape do estresse. ...
  4. Fortaleça seus contatos, ainda que à distância. ...
  5. Tire um tempo para você.

Investir em exercícios e ações que auxiliem na redução do nível de estresse agudo (meditação, leitura, exercícios de respiração, entre outros mecanismos que auxiliem a situar o pensamento no momento presente), bem como estimular a retomada de experiências e habilidades usadas em tempos difíceis do passado para ...