Quais são os impactos ambientais da energia química?

Perguntado por: ofigueiroa . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.3 / 5 3 votos

Smog; Derramamento de petróleo no mar; Aumento do efeito estufa; Aquecimento global.

Poluição do ar, desmatamento, extinção de espécies, degradação do solo e superpopulação representam grandes ameaças, que devem ser resolvidas para que o planeta continue sendo um lar para todas as espécies.

A poluição química é provocada por dois tipos de poluentes que são classificados em biodegradáveis, como detergentes, inseticidas, fertilizantes entre outros, e os persistentes, como DDT (dicloro-difenil-tricloroetano), mercúrio e outros que causam sérios problemas a partir da contaminação.

Desvantagens da energia química:

  • Pode ser prejudicial ao meio ambiente e para a saúde humana.
  • Isso implica um alto custo.
  • Pode produzir resíduos radioactivos.
  • Não é renovável.
  • Atua como um reator de poluição devido ao uso de vários componentes tóxicos.

A química está relacionada com quase tudo que entramos em contato no nosso dia a dia, como em produtos farmacêuticos, cosméticos, combustíveis e polímeros. Bem como, em ações sustentáveis, como a reutilização da água da chuva ou a sua filtração, a química também é utilizada de forma a favorecer esse serviço.

Dentre os principais impactos ambientais causados pela atividade humana, principalmente pelas empresas, podemos citar a diminuição dos mananciais, extinção de espécies, inundações, erosões, poluição, mudanças climáticas, destruição da camada de ozônio, chuva ácida, agravamento do efeito estufa e destruição de habitats.

Algumas fontes não renováveis de energia, como o petróleo e o carvão mineral, são responsáveis por grande parte da emissão (liberação) de gases de efeito estufa na atmosfera, visto que estas fontes são combustíveis (precisam ser queimadas para gerar energia) e liberam gases poluentes, que impactam a saúde e o meio ...

Os impactos ambientais causados pelas fontes de energia nuclear são os que mais preocupam os ambientalistas. Isso porque os resíduos produzidos pela energia nuclear são altamente contaminantes, tanto para o meio ambiente quanto para o homem, e ainda não existe nenhuma alternativa de descarte 100% segura.

Os 5 principais problemas ambientais que podem aparecer na prova e na redação

  1. Poluição do ar. A poluição do ar é um dos principais problemas ambientais a nível mundial. ...
  2. Desmatamento. ...
  3. Degradação do solo. ...
  4. Extinção de espécies. ...
  5. Superpopulação.

Dentre os principais impactos ambientais negativos causados pelo homem, podemos citar a diminuição dos mananciais, extinção de espécies, inundações, erosões, poluição, mudanças climáticas, destruição da camada de ozônio, chuva ácida, agravamento do efeito estufa e destruição de habitats.

A poluição química praticamente elimina a possibilidade de vida nos rios e lagos contaminados, pois provocam reações que desequilibram o meio. Nesse caso, todo ecossistema pode ser seriamente prejudicado. Além de peixes e plantas aquáticas, as aves que se alimentam desses peixes contaminados também podem morrer.

Os resíduos tóxicos, considerados os mais agressivos à natureza e ao homem, podem provocar até mesmo a morte e contaminação permanente de rios e criações de animais. Alguns produtos tóxicos conhecidos são o chumbo, o cromo e os fenóis.

Os danos à natureza vão desde a contaminação de mananciais até o desequilíbrio do ecossistema aquático, além da poluição da atmosfera através da emissão de gases tóxicos, os quais se refletem na população local já que colabora para a proliferação de doenças infectocontagiosas.

Energia química é a energia liberada ou formada em uma reação química, como acontece nas pilhas e baterias. Uma das características mais importantes da energia é a sua capacidade de transformação de uma forma para outra. E estas transformações podem ser controladas.

Exemplos de aplicações da Energia Química
Combustão de combustíveis: petróleo, gás natural e carvão são exemplos de produtos que apresentam a energia química armazenada, que é transformada em energia térmica na forma de calor.

Aliás, a libertação da energia química é essencial para a vida humana, pois ela é a responsável por garantir os batimentos cardíacos, manter o sistema respiratório ativo, entre outros movimentos que necessitam de força para seres realizados.

Assar um pão ou bolo, respirar, utilizar água sanitária nas roupas, queimar um combustível ou acender uma vela são alguns exemplos de fenômenos químicos. Há reações, mudança de cores, forma.

Exemplos de fenômenos químicos presentes no nosso dia a dia são: assar um pão ou bolo, respiração, cozinhar macarrão, utilizar água sanitária nas roupas, queima do combustível, acender uma vela, entre outros.

A função da química na preservação da saúde, nas aplicações em higiene, limpeza, tratamento de água, preservação de ambientes, na produção e conservação de alimentos, entre outros exemplos, assim como na medicina, em soluções para garantir maior tempo e qualidade de vida para as pessoas também serão temas do evento.