Quais são os hormônios produzidos pelo hipotálamo?

Perguntado por: ocapelo . Última atualização: 21 de janeiro de 2023
4.8 / 5 6 votos

Os hormônios produzidos pelo hipotálamo e secretados pela neuro-hipófise são o hormônio antidiurético e a ocitocina.

Controle das emoções, como raiva e prazer; Controle dos hormônios da adenoipófise, estimulando-a ou inibindo-a por meio da ação dos hormônios de liberação e de inibição produzidos pelo hipotálamo. Alguns desses hormônios são: hormônio tireotrófico (TSH), hormônio luteinizante (LH) e hormônio folículo-estimulante (FSH);

O hipotálamo coordenada a maior parte das funções endócrinas, exercendo ação direta sobre a hipófise e indireta sobre outras glândulas como adrenais, gônadas sexuais, tireoide e mamárias. Também age sobre a regulação da temperatura, apetite, sede, ciclo do sono e sistema nervoso autônomo.

Entre eles, os 4 hormônios da felicidade mais falados são:

  • Serotonina.
  • Endorfina.
  • Oxitocina.
  • Dopamina.

A hipófise controla a função da maioria das outras glândulas endócrinas e, por isso, às vezes, é chamada glândula mestra. Por sua vez, a hipófise é controlada em grande parte pelo hipotálamo, uma região do cérebro situada imediatamente acima da hipófise.

A hipófise ou glândula pituitária é um pequeno órgão localizado na cavidade do osso esfenoide – a sela túrcica. Se liga ao hipotálamo, situado na base do cérebro, por um pedículo que representa a ligação entre a hipófise e o sistema nervoso central.

Funções da hipófise
A partir de sua relação com o hipotálamo, a hipófise representa locais de interação entre o sistema endócrino e o sistema nervoso. O hipotálamo, que é uma região do cérebro, regula a atividade secretora da hipófise.

Ela é a grande maestra do sistema endócrino: controla as funções da tireoide, das adrenais, das mamas, do crescimento, do controle hídrico e o sistema das gônadas. Para tal, produz ou distribui diferentes hormônios: GH (hormônio do crescimento), prolactina, ACTH, TSH, LH, FSH, ADH e ocitocina.

Regula a temperatura, a sede e o apetite. Fabrica hormônios que atuam estimulando e inibindo a ação da hipófise. Produz ocitocina e hormônio antidiurético, dois hormônios que são liberados pela neuro-hipófise.

glândula pineal

Serotonina. A glândula pineal não produz apenas melatonina. Ela também é responsável pela secreção da serotonina, um hormônio neurotransmissor responsável por estabelecer a comunicação entre os neurônios, atuando na regulação do humor, do sono, do apetite, do sistema digestivo, da temperatura do organismo, entre outros ...

Os hormônios são substâncias químicas mensageiras produzidas pelas glândulas. Cada hormônio produzido pelo corpo humano tem funções específicas, seja de regular o crescimento, a vida sexual, o desenvolvimento e o equilíbrio interno.

Confira a seguir as melhores formas naturais, para impulsionar a função do hipotálamo:

  1. Aumentar a ingestão de Cromo. O cromo é um mineral traço necessário para o corpo; em quantidades equilibradas, ele auxilia no. ...
  2. Óleos Essenciais. ...
  3. Vitex. ...
  4. Gorduras Saudáveis. ...
  5. Durma o Bastante e Reduza o Estresse. ...
  6. Exercício Regular.

Realmente esse eixo é responsável por regula a secreção de diversos hormônios do corpo, e também regula o sono devido a regulação da liberação de melatonina.

Os principais neurotransmissores envolvidos na depressão são a serotonina e a noradrenalina[1]. Quando há um desequilíbrio na produção delas, a doença se instala.

A ocitocina é nomeada como o “hormônio do amor” devido ao seu papel nos comportamentos afetivos humanos. Ela aumenta a confiança interpessoal e regula alguns aspectos da cognição, como o olhar “olhos nos olhos” e o amor entre pares.

Conhecido como o hormônio do estresse, o cortisol é um esteroide que está diretamente ligado a diversas atividades regulatórias de diferentes sistemas do corpo humano¹.