Quais são os hormônios hipofisários?

Perguntado por: amenezes2 . Última atualização: 28 de abril de 2023
4.8 / 5 14 votos

Dentre as substâncias envolvidas, destacam-se os hormônios hipofisários: as gonadotrofinas Hormônio Folículo Estimulante (FSH) e Hormônio Luteinizante (LH), a somatotrofina ou Hormônio do Crescimento (GH) e a tireotrofina ou Hormônio Tireotrófico (TSH), que podem atuar de forma direta ou indireta sobre o ...

Desses, cinco são hormônios estimulantes de liberação, sendo eles:

  • PRH – Hormônio liberador de prolactina.
  • GHRH – Hormônio liberador de hormônio do crescimento.
  • CRH – Hormônio liberador de corticotrofina.
  • TRH – Hormônio liberador de tireotrofina.
  • GNRH – Hormônio liberador de Gonadotrofina.

A adeno-hipófise produz e libera GH, ACTH, TSH, LH, FSH e Prolactina. Enquanto A neuro-hipófise armazena dois hormônios, a vasopressina (ADH, ou hormônio anti-diurético) e a ocitocina, que serão descritos abaixo.

As interações são reguladas por anteroalimentação positiva e retroalimentação negativa (feed- back): Anteroalimentação positiva: hormônios dominantes (sinais) estimulam a produção de hormônios- alvo pelos órgãos endócrinos. Retroalimentação negativa: possibilita controle dos níveis hormonais.

Nessa fase da vida, dois hormônios produzidos pela adeno-hipófise agem sobre os testículos, estimulando a produção de testosterona. Esses hormônios são o hormônio folículo-estimulante (FSH) e o hormônio luteinizante (LH), também chamados de gonadotrofinas por atuarem sobre as gônadas.

A tireoide é uma glândula localizada no pescoço responsável pela produção dos hormônios T3 (triiodotironina) e o T4 (tiroxina), que regulam funções do organismo como os batimentos cardíacos, os movimentos intestinais, a capacidade de concentração do cérebro, a regulação dos ciclos menstruais e da respiração celular.

Neuro-hipófise
Não participa da produção de hormônios mas armazena e secreta dois importantes neuro hormônios, o ADH e a ocitocina: Antidiurético - ADH (ou vasopressina): O ADH é o hormônio responsável pela reabsorção de água quando ela passa pelos rins.

Em áreas do hipotálamo conhecidas como núcleo paraventricular e núcleo supraóptico estão agrupados os neurônios que produzem a ocitocina e vasopressina, neuro-hormônios armazenados e liberados pela neuro-hipófise.

A ocitocina é produzida pelo hipotálamo, perto do cérebro. Após sua produção, a substância é armazenada na hipófise superior, de onde é liberada para o organismo. Além de melhorar relações sociais e afetuosas, a ocitocina tem efeitos ligados ao prazer durante as relações sexuais.

A hipófise posterior, conhecida como neuro-hipófise, secreta dois hormônios:

  • O hormônio antidiurético.
  • A ocitocina.

Os hormônios ocitocina e ADH são produzidos no hipotálamo, nos núcleos paraventricular e supra-optico respectivamente, descem pelos longos axônios ligados às neurofisinas (proteína) e chegam até os vasos drenam a “pars nervosa” da hipófise.

O hormônio adrenocorticotrófico (ACTH) é produzido pela hipófise, uma pequena glândula na base do cérebro, e estimula a produção dos hormônios pela glândula suprarrenal. O principal contolador dos níveis de ACTH é o cortisol.

HORMÔNIO FSH E LH
O FSH (hormônio folículo estimulante) e o LH (hormônio luteinizante) são produzidos pela hipófise e regulam a atividade dos ovários e testículos.

Conheça as principais doenças da hipófise.

  • Doença de Cushing. É uma patologia que provoca a produção excessiva do hormônio adrenocorticotrófico (ACTH) pela hipófise. ...
  • Acromegalia. ...
  • Hiperprolactinemia. ...
  • Hipertireoidismo.

Prolactina: responsável por estimular o desenvolvimento da glândula mamária e a produção de leite. Hormônio do crescimento (GH): atua no crescimento do organismo e no metabolismo. Hormônio estimulador de melanócitos (MSH): estimula a produção de melanina.

Na mulher, o FSH, em conjunto com o LH, é responsável por regular o ciclo menstrual e estimular a secreção de estrogênio. O equilíbrio dessas ações hormonais é necessário para a atividade adequada dos ovários, o que favorece a produção, o crescimento e a maturação dos óvulos.

E os principais hormônios do corpo humano são: hormônio do crescimento (GH), antidiurético (ADH), tiroxina (T4), adrenalina, glucagon, insulina, estrogênio, progesterona, prolactina, testosterona.