Quais são os horários que os judeus oram?

Perguntado por: ecosta . Última atualização: 26 de abril de 2023
4.3 / 5 3 votos

Os judeus são muito associados ao pão ázimo, muito à custa dessa celebração que dura oito dias e que, em regra, coincide com a igreja católica e ortodoxa. Um judeu deve rezar três vezes ao dia: de manhã, à tarde e à noite.

Há rezas de acordo aos momentos do dia: manhã (shacharit), tarde (minchá) e noite (maariv).

A reza judaica estabelecida acontece em três momentos fixos do dia: de manhã, à tarde e à noite. Os horários estão pré-fixados na legislação rabínica (halacha) desenvolvida em diferentes textos e épocas.

É formada pelas três horas chamadas “menores”, por terem uma importância menor no contexto da proposta de oração diária e por serem mais simples e breves: Terça ou Tércia, pelas 9h00. Sexta, pelo meio-dia. Nona ou Noa, pelas 15h00.

Para os judeus ortodoxos, o descanso deve ser absoluto. Como no passado, não se podia fazer fogo aos sábados, hoje, eles não usam energia elétrica. É proibido, por exemplo, andar de carro, de elevador, acionar ou comandar qualquer equipamento eletrônico. Não é permitido também fazer os empregados trabalharem nesse dia.

O segredo de Daniel não era orar 3 vezes ao dia, mas era que ele vivia constantemente em ligação com Deus, além dos momentos especiais que ele separava para orar. A oração é a respiração da alma.

Oração da Manhã
Senhor, no silêncio deste dia que amanhece, venho pedir-te a paz, a sabedoria, a força. Quero olhar o mundo com olhos cheios de amor: ser paciente, compreensivo, justo, calmo e alegre. Quero ver teus filhos como o Senhor mesmo os vê, e ver somente o bem em cada pessoa que passar pelo meu caminho.

Você pode orar em voz alta ou mentalmente. Pode falar com Deus como falaria com qualquer outra pessoa. Suas palavras não precisam ser eloquentes nem decoradas. É mais importante abrir seu coração e não se conter.

O Dia Mundial da Oração é comemorado em todo o mundo na primeira sexta-feira do mês de março. A oração é um ato do interior do homem, onde este conversa com Deus para agradecer pelas coisas boas de sua vida, para pedir orientação sobre seus problemas e por aquilo que almeja.

Resumo: A sinagoga tornou-se, ao longo dos últimos dois mil anos, o local principal onde são realizadas as liturgias públicas judaicas.

Se me deres a fortuna, não me tires a felicidade; se me deres a força, não me tires a sensatez; se me for dado prosperar, não permita que eu perca a modéstia, conservando apenas o orgulho da dignidade.

O segredo da prosperidade judaica não é somente a quantidade de dinheiro que você tem ou acumula, mas como vive e o que faz com os bens que você acumula. O segredo da mentalidade judaica para a prosperidade é você entender em primeiro lugar que: Sim, tudo o que acontece contigo, acontece para o seu bem!

Os judeus não comem carne de porco, cavalo, camelo, coelho, caranguejo, lagosta e camarão. Na verdade, à exceção de peixes com escamas, nenhum fruto do mar é permitido. Há também a proibição de misturar leite e carne. Devendo haver um espaço de seis horas entre os alimentos de uma origem.

A noite era dividida em quatro vigíliae (vigílias) de aproximadamente 3 horas cada: prima vigilia: do por do sol até as 9 horas. secunda vigilia: das 9 horas à meia-noite. tertia vigilia: de zero hora às 3 horas.

A manhã, das 6h às 12h (ou ao meio-dia). A tarde, das 12h às 18h. A noite, das 18h às 24h (ou meia-noite).

A contagem terminava ao pôr do sol, o que acontecia por volta das seis e sete horas da tarde. Então nesse sistema a hora terceira correspondia a um horário próximo às nove horas da manhã; a hora sexta significava algo em torno do meio-dia; e a hora nona dizia respeito às três horas da tarde.

A tradição judaica reserva para o descanso o período do Shabbat, entre o pôr-do-sol de sexta-feira e o pôr-do-sol de sábado. Já a tradição católica, de maior prevalência no Brasil, consagrou o domingo como dia de descanso “sagrado”. Domingo é culturalmente visto como o dia de união para os amigos e à família.