Quais são os grupos sociais na contemporaneidade?

Perguntado por: asantos . Última atualização: 29 de maio de 2023
4.5 / 5 3 votos

Devido à interação social e partilha de características, os principais grupos sociais são: familiar, vicinal (vizinhança), educativo (escolas; faculdades), religioso (igrejas e demais instituições religiosas), profissional (empresas; escritórios), lazer (clubes; associações) e político (organizações ou partidos ...

Os grupos sociais são formados a partir de relações estáveis entre indivíduos que possuem interesses e objetivos em comum.

Características dos grupos sociais
Assim, eles compartilham histórias, objetivos, interesses, valores, princípios, símbolos, tradições e, sobretudo, as leis e as normas que asseguram as relações interpessoais e o desempenho de determinados papéis entre os sujeitos sociais.

A família é um dos grupos sociais mais importantes. Nela aprendemos nossa língua, nossos costumes, nossa religião, obtemos comida, roupa, água, cuidados de higiene e saúde.

A Sociologia define grupo social como sendo toda reunião mais ou menos estável de duas ou mais pessoas associadas pela interação. Devido à interação social, os grupos têm de manter alguma forma de organização ao realizar ações conjuntas de interesse comum.

O grupo social designa conjuntos de seres humanos que interagem de modo sistemático entre si. É uma coletividade identificável, estruturada e contínua de pessoas que desempenham papéis recíprocos em conformidade com normas, interesses e valores com vista à prossecução de objetivos comuns.

Há três formas pelas quais os grupos sociais podem ser classificados. São elas: grupos primários, grupos secundários e grupos intermediários.

Na Idade Média, a sociedade feudal era hierárquica, dividida basicamente em quatro estamentos ou estados: Rei, Nobreza, Clero e Servos, sendo que os dois primeiros possuíam privilégios em relação ao último grupo subordinado.

As três formas que os agregados sociais podem tomar são a multidão, a massa e o público. Estas três possuem características distintas, mas podem ser comuns nos meios pelos quais se formam.

Pode-se apontar que a importância dos grupos sociais para o ser humano é essencial, visto que o homem é considerado um ser social, e isso significa que toda a vida de qualquer ser humano baseia-se em contatos uns com os outros e com a cooperação; por isso seres humanos possuem a necessidade de terem interações sociais.

A escola é uma instituição social com finalidade de perpetuar conhecimento para contribuições sociais, promovendo a aprendizagem e desenvolvendo o cognitivo; ou seja; é nela que aprendemos a ler, escrever, conhecer e respeitar pessoas.

Grupos intermediários – são aqueles que se alternam e se complementam as duas formas de contatos sociais (primários e secundários).

O Reino Animalia, também conhecido como Metazoa, engloba organismos multicelulares, eucariontes e heterotróficos, como os seres humanos.

A família é um grupo social ativo, base primaria da sociedade desde a antiguidade montada de pais, filhos, avos, tios, primos, etc.. Sendo que neste grupo cada elemento tem uma determinada função, quando uma família é bem estruturada esta é bem distinta.

É possível identificar um grupo social observando suas relações entre si, como as interações funcionais das pessoas pertencentes a um determinado grupo, misturas étnicas de várias pessoas que compartilham de certas características vivenciais, que também possam interagir uns com os outros em diversos espaços ...

O QUE SÃO GRUPOS SOCIAIS? CORRESPONDEM ÀS RELAÇÕES ESTABELECIDAS ENTRE DUAS PESSOAS OU MAIS, INTERAGINDO UMAS COM AS OUTRAS, E POR ISSO CAPAZES DE AÇÃO CONJUNTA, VISANDO ATINGIR UM OBJETIVO COMUM.