Quais são os graus de narcisismo?

Perguntado por: ocamilo . Última atualização: 21 de fevereiro de 2023
4.5 / 5 16 votos

Segundo um estudo publicado na revista científica Personality and Individual Differences, existem dis tipos de narcisismo: o vulnerável, que gera baixa autoestima e alta sensibilidade à crítica, e o grandioso, que gera autoestima excessiva.

Causas do transtorno de personalidade narcisista
Fatores genéticos e ambientais podem contribuir para o desenvolvimento do transtorno de personalidade narcisista. Uma teoria sugere que os cuidadores podem ter agido com a criança de maneira que não a ajudou a desenvolver um senso do eu estável.

Tratamento. Não existe um tratamento farmacológico específico para o transtorno de personalidade narcisista, mas é possível que o psiquiatra prescreva medicamentos para lidar com possíveis comorbidades, como a depressão.

Em seguida, confira alguns desses sintomas.

  1. Sensação de grandiosidade. Narcisistas possuem autoestima inflada. ...
  2. Necessidade excessiva de atenção. ...
  3. Mentiras. ...
  4. Comportamento de vítima. ...
  5. Preocupações com coisas pequenas. ...
  6. Inveja. ...
  7. Falta de empatia ou empatia reduzida. ...
  8. Dificuldade de aceitar críticas.

Os narcisistas costumam responder de modo negativo até mesmo às críticas construtivas, pois a autoestima deles é bastante frágil. Seu cônjuge pode ficar bastante nervoso ao ser criticado, muitas vezes evitando demonstrações de afeto e carinho depois de não receber exatamente o que queria.

Uma fraqueza monumental do narcisista é a incapacidade de se olhar internamente, identificar e trabalhar o que precisa ser trabalhado e então, melhorar. Ele sabota qualquer possibilidade disso acontecer.

Irritação e nervosismo quando contrariados
Indivíduos narcisistas apresentam hipersensibilidade a crítica e insultos (reais ou imaginados) e não conseguem lidar bem com derrotas, frustrações e rejeições — logo não têm maturidade emocional.

O filho narcisista costuma acreditar que é melhor em tudo e está sempre com a razão, não importa o que digam para ele. Essa conduta prejudica as conversas em família e até situações que deveriam ser vividas com tranquilidade, já que causa arrogância e episódios de desobediência.

A preocupação em ser grandioso, o exibicionismo, sentimento de indiferença em relação ao outro, a ausência de empatia e a incapacidade de se relacionar são aspectos que definem o narcisismo, segundo Anna Karynne Melo, psicóloga, psicoterapeuta e coordenadora do curso de Psicologia da Universidade de Fortaleza.

A verdade é que todos são passíveis de mudança. O que acontece é que a maioria dos narcisistas não tem desejo de mudar, ou enfrentam outras barreiras como os estereótipos prejudiciais.

Pessoas altamente narcisistas odeiam ver os outros felizes. É porque eles mesmos são incapazes de sentir felicidade genuína. Eles usarão muitas ilusões e justificativas para explicar por que sua felicidade é, em muitas palavras, um ato de agressão contra eles.

Quando isso ocorre, o narcisista se sente ofendido, reage com frieza, sadismo e agressividade. Essas pessoas não toleram a ideia de fracasso, então, ficam enfurecidas ou deprimidas. Dessa forma, também passam a agir, na maioria das vezes, com “barganha demagógica” para amenizar os ataques contra ele.

O narcisista parece fazer tudo certo quando você chora: ele ouve e consola você, não tenta mudar seus pensamentos ou sentimentos, e está presente e sintonizado. E então, quando a poeira baixa, ele diz coisas como: “Acho que não devíamos mais ficar juntos.

claramente narcisistas são movidos pela raiva por inveja ciúmes ganância etc todos esses sentimentos negativos e esse eles falham ao conseguir obter o que eles querem. não importa o que seja. com isso os deixaram loucos meus queridos Essas são algumas situações que os narcisistas perdem o controle e.

Os narcisistas normalmente fazem comentários para irritar os outros, mas você não deve morder a isca. Responda sempre de forma calma e, se sentir que está se irritando, respire fundo ou saia para caminhar um pouco e se acalmar.

Necessidade constante de atenção e admiração
O narcisista gosta de receber validação a todo instante. Quando ele fala, ele tem que ser ouvido a qualquer custo. E quando ele realiza uma tarefa, ele quer todo e qualquer louro. Ele precisa sentir o mundo o coloca num pedestal.

Os pais narcisistas tipicamente interpretam a independência e a individualidade dos filhos como uma ameaça. Dessa maneira, eles procuram boicotar a vida dos filhos para que eles vivam na sua sombra. Esse comportamento não costuma ser percebido com facilidade.

Em um relacionamento, narcisistas criticam e cobram o cônjuge constantemente, desejando sempre maior dedicação e perfeição, ou seja, o seu ideal de amor. Elas manipulam o sentimento de culpa do outro e fazem com que a vítima pense que "está falhando" no relacionamento.

Os narcisistas são capazes de amar e agir de maneira amorosa, mas isso tende a ser condicional, pois as demonstrações de amor dependem do que você pode dar a eles em troca. Para pessoas com transtorno de personalidade narcisista, os relacionamentos tendem a ser transacionais.