Quais são os graus de formalismo?

Perguntado por: icarvalho . Última atualização: 21 de maio de 2023
4.5 / 5 14 votos

Tratando dos níveis de formalismo da modalidade falada da língua, Bowen propõe cinco níveis: oratório, deliberativo (formal), coloquial, casual (coloquial distenso) e íntimo (familiar) (apud Travaglia, 1998 :54-56).

  • Nível 1: Norma culta/padrão.
  • Nível 2: Linguagem coloquial/informal/popular.
  • Nível 3: Linguagem regional/regionalismo.
  • Nível 4: Gírias.
  • Nível 5: Linguagem vulgar.

Os principais níveis de linguagem são: a linguagem formal e a linguagem coloquial. Aqui é importante destacar que alguns autores classificam o regionalismo, as gírias e a linguagem vulgar no nível coloquial, já outros classificam como níveis independentes.

Utilização de gírias, palavrões, palavras inventadas e etc.. e é sujeita a variações regionais, culturais e sociais; É utilizada em conversas cotidianas; mensagens de celular e etc..

Significado de Formalidade
substantivo feminino Operação obrigatória para o cumprimento de certos atos jurídicos, administrativos etc. Ato de pouca importância: este procedimento é mera formalidade. Regra imposta pela civilidade, pelas conveniências: sentou-se sem mais formalidades.

Algo está em linguagem formal quando não tem traços de oralidade, ou seja, não se parece em nada com uma conversa que teríamos normalmente. O ideal é que se evitem vícios de linguagem e erros de concordância, por exemplo, que normalmente cometemos fora da norma-padrão de nossa língua.

A linguagem formal é marcada pelo uso da norma culta, sendo utilizada em situações que exigem seriedade, como em situações profissionais, acadêmicas, ao se dirigir a autoridades ou quando não existe familiaridade entre os interlocutores.

  • Linguagem visual. A linguagem visual pretende comunicar com os receptores da mensagem por meio de imagens. ...
  • Linguagem corporal. Fique atento com a sua linguagem corporal, que é um exemplo de linguagem não verbal, pois determinados movimentos e posturas podem denunciar a sua intenção. ...
  • Linguagem oral.

Emotiva, referencial, conativa, fática, metalinguística e poética: São seis as funções da linguagem, sempre inseridas em nossos atos comunicativos.

Aqueles tradicionalmente tidos como os principais são: o nível fonético-fonológico, o nível morfológico, o nível sintático. Esses três níveis constituem a gramática de uma língua.

O nível morfológico da língua é formado a partir de unidades mínimas com significaçmo chamadas morfemas. Alguns morfemas por si só constituemlse palavras/sinais, no entanto, existem itens lexicais que necessitam da combinaçmo de, no mínimo, dois morfemas para sua formaçmo.

A linguagem formal e informal são variações da língua. A linguagem informal é usada em momentos com a família e amigos. Já com superiores hierárquicos devemos usar a linguagem formal.

Quais são as palavras formais? São vocábulos que respeitam a norma culta da língua portuguesa, caracterizadas pelo respeito à gramática, bem como às situações em que são empregadas, alguns exemplos de termos formais são regozijo, algures, açambarcar, vilipendiar, pernóstico e outras.

A oralidade, estudada por inúmeros especialistas, é dividida em dois tipos: primária e secundária.

A linguagem verbal tem duas modalidades: a língua escrita e a língua oral. Linguagem oral é a que se usa quando o interlocutor está frente a frente conosco e justamente podemos falar com ele. Já a escrita, em tese, é usada quando o interlocutor está ausente.

A formalização é o procedimento que dá vida à empresa, ou seja, é o registro empresarial que consiste na regularização da situação da pessoa que exerce atividade econômica frente aos órgãos do Governo, como Junta Comercial, Receita Federal, Prefeitura e órgãos responsáveis por eventuais licenciamentos, quando ...

A ausência de formalidade pode gerar falta de clareza quanto aos objetivos e aspectos acordados, não alinhamento das responsabilidades das partes, falta de amparo jurídico para aplicação de multas, juros ou outros, maior vulnerabilidade das partes etc.

Exemplos de pronomes de tratamento: você, senhor ou senhora, vossa senhoria, vossa excelência, vossa magnificência, vossa santidade, vossa reverendíssima, entre outros.

Existem diferentes tipos de linguagem: verbal, não verbal e mista. A linguagem verbal é aquela que utiliza palavras para transmitir uma mensagem. Exemplos: e-mail, jornal, livro. A linguagem não-verbal é aquela que utiliza imagens, sinais, gestos, entre outros para transmitir uma mensagem.