Quais são os gêneros textuais exemplos?

Perguntado por: aoliveira . Última atualização: 2 de maio de 2023
4.6 / 5 12 votos

Existem inúmeros tipos de gêneros textuais, cada qual com suas características específicas. Estes são exemplos de gêneros textuais que mais fazem parte do nosso dia a dia: Romance, Conto, Crônica, Poema, Ensaio, Biografia, Diário, Notícia, Artigo de opinião, Resenha, E-mail, Verbete de dicionário, Manifesto, Bilhete.

Existem muitos gêneros textuais, eles são flexíveis e passíveis de mudança. São exemplos de gêneros: romance, conto, fábula, lenda, notícia, carta, bula de medicamento, lista de compras, cardápio de restaurante, entre outros. Quando trata-se de tipos textuais, as classificações são fixas.

Um meio para definir qual o genero, é ler o texto e definir o que ele exprimi, se é dissertativo-argumentativo, descritivo, narrativo, expositivo, injuntivo(instrutivo). Por exemplo, O texto narrativo, tem como ponto principal narrar uma historia, com ações de personagens em um tempo e espaço próprio.

Podemos afirmar que a tipologia textual está relacionada com a forma como um texto apresenta-se e é caracterizada pela presença de certos traços linguísticos predominantes. O gênero textual exerce funções sociais específicas, que são pressentidas e vivienciadas pelos usuários da língua.

Os tipos textuais mais conhecidos são:

  • narrativo.
  • descritivo.
  • dissertativo.
  • expositivo.
  • injuntivo.

O que são os Tipos de Texto:
São tipos textuais o narrativo, o descritivo, o dissertativo, o injuntivo, o explicativo e o preditivo. Gêneros textuais (romances, poemas, relatórios, e-mails, teses, verbetes etc.) são compostos por tipos textuais.

São divididos em cinco tipos: narrativo, descritivo, dissertativo, expositivo, injuntivo. Tipos textuais e gêneros textuais não são sinônimos, mas estão intimamente relacionados. Delimitam os gêneros textuais, o que possibilita identificar as diferenças estruturais entre os gêneros.

Alguns exemplos de textos narrativos são: romance, novela, conto, crônica e fábula.

O gênero narrativo refere-se aos textos que contam uma história. Para isso, é necessário um narrador ou narradora, personagem, enredo, tempo, e espaço. O narrador pode ser onisciente, observador ou personagem da narrativa, que pode conter um discurso direto, indireto ou indireto livre.

Existem cinco tipos de textos que são classificados com base em estruturas específicas. Eles se dividem em: narrativo, descritivo, expositivo, dissertativo e injuntivo.

O texto injuntivo é um tipo textual destinado a oferecer instruções e recomendações a seus leitores. Ele pode ser facilmente encontrado em textos como receitas médica ou culinária, guias de viagens, material de autoajuda etc.

Carta é um texto cuja finalidade é estabelecer um diálogo entre duas partes distintas, podendo ser com um interlocutor próximo ou distante do convívio do autor. A carta é uma das modalidades textuais mais antigas do mundo e continua a ser utilizada em diversos contextos e situações.

São trabalhados os gêneros: reportagem, mito, poema, biografia, e-mail, resenha, canção, texto dramático, texto de divulgação científica, crônica, ficha descritiva, lenda, propaganda, carta ao leitor e cordel.

O texto descritivo é um tipo de texto que tem como principal objetivo apresentar o retrato de um objeto, lugar, personagem ou acontecimento. Descrever coisas é uma atividade cotidiana. Em produção de texto, isso é um elemento importante para a compreensão pelo leitor.

O texto expositivo é aquele que tem o objetivo de apresentar um assunto ou acrescentar informações sobre determinado tema. Sua estrutura baseia-se na composição ou decomposição de um assunto, utilizando, para isso, explicações e dados de outras áreas, a fim de funcionar como um texto informativo.

Os textos de linguagem não verbal são aqueles que utilizam outros elementos para construir sentido, como os sons, as cores, as formas, as imagens, etc. São exemplos de linguagem não verbal as placas de trânsito ou outras sinalizações, que, por meio de imagens, comunicam suas mensagens.