Quais são os gêneros literários e suas características?

Perguntado por: afreitas . Última atualização: 23 de fevereiro de 2023
4.9 / 5 20 votos

Os gêneros literários são: narrativo ou épico, lírico e dramático. O gênero narrativo se refere a textos que contam histórias. O gênero lírico está relacionado a textos subjetivos e plurissignificativos. O gênero dramático faz referência a textos produzidos para serem encenados.

Assim, o texto literário pode ser classificado como épico ou narrativo, lírico ou dramático. Além disso, essas categorias podem ser subcategorizadas, isto é, um gênero pode ser subdividido.

c) O gênero narrativo apresenta um enredo, no qual existe uma situação inicial, a modificação da situação inicial, um conflito, o clímax e o epílogo. Os elementos que compõem o gênero narrativo são narrador, tempo, lugar, enredo ou situação e as personagens.

Gênero literário consiste no conjunto de obras que possuem características parecidas, tanto no que diz respeito à forma quanto conteúdo. Basicamente, servem para categorizar os textos, facilitando, assim, a classificação das obras de acordo com sua construção.

Existem cinco tipos textuais: narrativo, descritivo, argumentativo, injuntivo e expositivo.

Enquanto os gêneros textuais englobam todos os tipos textuais, os gêneros literários são grupos de textos especificamente literários, como o próprio nome sugere. Eles podem ser de três diferentes tipos: épicos, líricos e dramáticos.

Gênero narrativo

  • epopeia.
  • romance.
  • conto.
  • novela.
  • fábula.

Características do gênero dramático
Texto em forma de diálogos; Dividido em atos e cenas; Presença das rubricas — descrições do espaço e/ou da situação antes de cada ato; Sequência da ação dramática geralmente constituída de exposição, conflito, complicação, clímax, desfecho.

Dessa forma, o gênero lírico é um tipo de texto que expressa sentimentos e emoções de alguém. É uma internalização de um mundo interior. Por meio do lirismo, textos desse gênero costumam fazer uso da função poética da linguagem.

Alguns exemplos de textos literários são: peças teatrais, romances, crônicas, contos fábulas, poemas, etc. Uma das características distintivas dos textos literários é a sua função poética, onde é possível constatar ritmo e musicalidade, organização específica das palavras e um elevado nível de criatividade.

Quais são as características do gênero épico? O gênero épico é formado por narrativas, portanto, um texto épico tem: narrador (onisciente, observador ou personagem), personagens (planas ou redondas), enredo (trama), tempo (cronológico ou psicológico) e espaço (local ou locais onde a ação transcorre).

O que é gênero literário?

  1. Forma do texto (em prosa ou verso)
  2. Tamanho do texto (longo como um romance ou curto como como uma fábula)
  3. Veracidade ou não da história contada (ficção ou não-ficção)
  4. Tipo de linguagem utilizado (Em primeira pessoa, dialogando com o leitor, ou em terceira pessoa narrando um fato)

Note que existem inúmeros gêneros textuais dentro das categorias tipológicas de texto. Em outras palavras, gêneros textuais são estruturas textuais peculiares que surgem dos tipos de textos: narrativo, descritivo, dissertativo-argumentativo, expositivo e injuntivo.

Existem inúmeros tipos de gêneros textuais, cada qual com suas características específicas. Estes são exemplos de gêneros textuais que mais fazem parte do nosso dia a dia: Romance, Conto, Crônica, Poema, Ensaio, Biografia, Diário, Notícia, Artigo de opinião, Resenha, E-mail, Verbete de dicionário, Manifesto, Bilhete.

Quantos gêneros existem? Existem diversas identidades de gênero diferentes, incluindo masculino, feminino, transgênero, gênero neutro, não-binário, agênero, pangênero, genderqueer, two-spirit, terceiro gênero e todos, nenhum ou uma combinação destes.

Suas principais características são: uso de verbos de ligação; retrato verbal; uso recorrente de adjetivos, substantivos e locuções; e presença constante de verbos no passado. Do ponto de vista estrutural, ele possui uma introdução ao elemento a ser descrito e a descrição propriamente dita.