Quais são os gatilhos de persuasão Segundo Robert Cialdini?

Perguntado por: imendes8 . Última atualização: 25 de abril de 2023
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Segundo Cialdini, esses gatilhos têm a ver com aspecto's instintivos, emocionais e sociais. E, dessa forma, podem ser incorporados às técnicas de persuasão em vendas de produtos ou serviços.

Cialdini nos ensina que saber convencer pessoas não se trata de magia, mas sim de ciência. Afinal, o autor é um cientista que se dedica ao estudo do comportamento humano. Nesse sentido, é interessante ressaltar que Cialdini escreve tentando alertar o leitor sobre as Armas da Persuasão.

Assim, os melhores gatilhos mentais para a maioria dos casos são:

  • Escassez;
  • Urgência;
  • Autoridade;
  • Prova social;
  • Antecipação;
  • Novidade;
  • Relação dor e prazer.

De maneira geral, os gatilhos emocionais são reconhecidos pelas consequências que provocam. “Se você está em uma fase mais desleixada, com a casa desorganizada, ou bebendo demais, pode ter sido atingido por um gatilho emocional”, explica o psiquiatra Luan Diego Marques, do Instituto Meraki Saúde Mental.

Entre os gatilhos mais comuns que disparam a ansiedade, podemos destacar:

  • Situações que remetem a traumas do passado – como cenas de filme com violência sexual, por exemplo;
  • Consumo de álcool e algumas drogas;
  • Pressão demasiada no trabalho ou estudos;
  • Consumo excessivo de informação;
  • Multidões;
  • Outros.

Os tipos de gatilhos mais conhecidos são: gatilho da reciprocidade, gatilho da autoridade, gatilho da prova social, gatilho da novidade e gatilho da escassez (“últimas unidades” e “é só até amanhã” são alguns exemplos comuns).

Gatilhos mentais são recursos da própria natureza humana e podem estar ligados as nossas necessidades básicas e rotineiras. Por isso, mesmo sendo indivíduos diferentes, realizamos algumas ações comuns como, por exemplo, escovar os dentes ao acordar.

Ideia central. Por necessidades relacionadas à nossa evolução como espécie, o ser humano tem a tendência de reagir a um pedaço de informação. Isso é o que chamamos de reação automática (ou clique rode).

Manual de persuasão do FBI - Ex-agente do FBI ensina como influenciar, atrair e conquistar pessoas! Sinopse: Ex-agente do FBI ensina como influenciar, atrair e conquistar pessoas!

A aprovação social diz respeito ao reconhecimento e respeito das outras pessoas. Ela está diretamente ligada com a tomada de decisões, pois o que as pessoas fazem para decidir, em que acreditar ou como agir numa situação é observar o que as outras pessoas estão acreditando ou o que estão fazendo.

Além disso, há uma série de atributos que podem ser desenvolvidos: grandes habilidades de se comunicar, ser flexível, saber criar relacionamento com outras pessoas e dar a elas um senso de motivação. Além desses atributos, há ações que você pode adotar para construir relacionamentos, confiança e persuasão.

A arte da persuasão. Veja 5 estratégias para desenvolver essa habilidade

  1. Primeiro, escute. É o básico para gerar conexão com o interlocutor e trazê-lo para seu lado. ...
  2. Revele seu interesse. ...
  3. Inclua a visão do outro. ...
  4. Coloque-se como igual. ...
  5. Escolha o meio certo.

Trocando em palavras, persuadir é influenciar alguém a fazer algo a seu próprio favor. Por exemplo: sugiro que alguém compre o meu produto pois sei o bem que fará a essa pessoa. Já a manipulação seria influenciar alguém a fazer algo apenas a meu favor.

Uma ótima dica do livro Como Convencer Alguém em 90 Segundos é a de treinar sua apresentação, por exemplo um sales pitch. Fale, nem que seja para si mesmo, em frente ao espelho, e procure vender a sua ideia em 10 segundos. Essa apresentação precisa ser tão boa que a pessoa vai pedir para você falar mais.

7 truques para conseguir que as pessoas façam o que você quer

  1. Tenha bons gráficos em mãos. ...
  2. Faça as pessoas gostarem de você ...
  3. Mantenha contato visual com a outra pessoa. ...
  4. Repita suas ideias. ...
  5. Faça com que as pessoas queiram te ajudar. ...
  6. Não reclame e não faça exigências. ...
  7. Demonstre exclusividade.