Quais são os gases da atmosfera primitiva da Terra?

Perguntado por: lbarreto2 . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.9 / 5 2 votos

Segundo essa teoria, na atmosfera da Terra primitiva não havia oxigênio (O2) e nitrogênio (N2), sendo o ar composto de gases como metano (CH4), amônia (NH3), hidrogênio (H2) e vapores de água (H2O).

Estima-se que a Terra tenha surgido há aproximadamente 4,6 bilhões de anos. Durante muito tempo, nosso planeta permaneceu como um ambiente inóspito, constituído por cerca de 80% de gás carbônico, 10% de metano, 5% de monóxido de carbono e 5% de gás nitrogênio.

“Terra Primitiva” é o termo usado para definir o planeta Terra no seu primeiro bilhão de anos. Este período envolve a condensação dos planetas do sistema solar a partir da nébula (nuvem molecular gigante) e da acresção de meteoritos, bem como a formação da atmosfera primitiva e da hidrosfera.

Do ponto de vista das bactérias, fotossínteses têm uma inconveniência: produzem oxigênio como dejeto. O gás em nada serve para elas, que então o liberam para o ar. Sendo assim, a explicação para a "Grande Oxidação é simples": cianobactérias bombearam oxigênio "rejeitado" para a atmosfera, transformando a Terra.

A camada de ozônio é uma camada protetora que absorve grande parte da radiação ultravioleta. Em razão da baixa concentração de oxigênio, essa camada não existia na Terra primitiva.

De acordo com a hipótese de Oparin e Haldane, a atmosfera primitiva era composta basicamente por amônia, hidrogênio, metano e vapor de água e sofria a ação de dois importantes agentes para que os elementos reagissem e formassem moléculas orgânicas.

oxigênio

Os gases que fazem parte da composição do ar são em sua maioria o oxigênio e o nitrogênio. O ar é composto também por gás carbônico, gases nobres e vapor de água.

A hipótese mais aceita, atualmente, sobre a origem da vida é a hipótese de Oparin e Haldane. Segundo essa ideia, a Terra primitiva seria constituída por amônia, hidrogênio, metano e vapor d'água, os quais são expelidos constantemente pelas atividades vulcânicas.

Stanley Miller, acreditando que a Terra primitiva era composta de amônia, metano, hidrogênio e vapor de água – segundo o modelo de Oparin - criou, em 1952, um dispositivo no qual tais compostos eram aquecidos e resfriados, além de submetidos a descargas elétricas, sob a supervisão de Harold Urey.

nitrogênio

O nitrogênio (N2) compõe aproximadamente 78% do ar atmosférico, e é de extrema importância para todos os seres vivos, pois participa da formação de diversas moléculas orgânicas necessárias para o seu metabolismo.

Aprovada pela comunidade
A fermentação libera dióxido de carbono (CO2), o que torna a atmosfera rica com esse gás.

Os primeiros 400 milhões de anos da Terra foram hostis e desoladores: temperaturas de mais de 200ºC tornavam a crosta liquefeita e gases vulcânicos, especialmente CO2, eram massivamente lançados na atmosfera em formação.

05- Como na terra primitiva não havia oxigênio livre, os primeiros organismos não deveriam realizar respiração aeróbia, obtendo energia para sua sobrevivência a partir da matéria orgânica presente no meio. A esse processo dá-se o nome de fermentação, que libera o gás carbônico.

b) Os protozoários foram os primeiros seres vivos que surgiram.

Na atmosfera primitiva, não havia presença de gases como o oxigênio. Os gases abundantes eram metano, gás carbônico, nitrogênio e, inclusive, gases compostos por substâncias venenosas.