Quais são os futuros desejados pelos jovens?

Perguntado por: ecastro . Última atualização: 4 de fevereiro de 2023
4.5 / 5 6 votos

Quais são as profissões mais procuradas pelos jovens?

  • Engenheiro. ...
  • Administrador de empresas. ...
  • Médico. ...
  • Profissional de Tecnologia da Informação. ...
  • Atleta. ...
  • Professor. ...
  • Policial. ...
  • Mecânico de veículos.

Medicina, Licenciatura, Engenharia e Direito continuam entre as carreiras mais desejadas pelos jovens há quase 20 anos, ou seja, o cenário pouco mudou com a era das mídias sociais e da popularização da tecnologia no mercado de trabalho.

Sobre seus sonhos pessoais, 55% citaram formação profissional e emprego (profissão dos sonhos, emprego ou educação/estudo), 15% querem uma casa própria, 9% desejam dinheiro, 6% querem ter uma família e 3% citaram bens de consumo como carros, motos e eletrodomésticos.

O impacto adicional na radicalização dos movimentos de juventude acontece porque os jovens hoje, em período de crise econômica, são desproporcionalmente afetados pelo desemprego e, portanto, estão desproporcionalmente insatisfeitos. Mas não se pode adivinhar que rumos tomarão esses movimentos.

De acordo com Rafael, os dois segmentos que mais contratam jovem aprendiz atualmente são Indústria e Varejo. “Empresas de médio e grande porte são obrigadas a ter entre 5% e 15% da mão de obra composta por aprendizes”.

Mas, diferente do estereótipo que muitas pessoas têm de que os jovens talentos priorizam o propósito, os dados mais recentes sobre o assunto mostram o contrário: as juventudes estão em busca de remuneração, perspectivas de aprendizado e crescimento profissional.

O resultado da pesquisa indica que em primeiro lugar na lista de desejos dos entrevistados está Qualidade de Vida (38%), seguida de Carreira (24%) e, empatados, aparecem Dinheiro e Contribuição para a Humanidade (19% cada).

Veja, a seguir, uma lista com as principais dificuldades e desafios encontrados pelos jovens no mercado de trabalho, acompanhados de dicas para superá-los!

  • Falta de experiência.
  • Grande competição para as vagas.
  • Conflito de gerações no ambiente de trabalho.
  • Falta de voz e respeito nas organizações.

De acordo com a publicação, os setores que mais os contratam são: Mercado Financeiro, Varejo, Telecomunicações, Educação e Infraestrutura. Entre os cargos de destaque, está o de Cientista de Dados, que pode gerar ganhos de até R$ 26.700 para profissionais com conhecimento e experiência.

Ter uma educação de qualidade e o direito a estudar assegurado são os principais elementos que os jovens brasileiros desejam melhorar no mundo, segundo pesquisa realizada pelo Umbigo do Mundo, instituição idealizadora da Plataforma de Educação para Gentileza e Generosidade.

Respondendo de forma espontânea, 20% disseram que o que mais desejam é ter estabilidade financeira, vida confortável e ficar ricos; 16% querem ter a casa própria ou para a família, 15% sonham com sucesso, bom emprego e remuneração e 8% almejam terminar os estudos.

Baseando-se em entrevistas e pesquisas, o autor desvenda a mente dos jovens desmotivados e expõe sua confusão e ansiedade a respeito do que deveriam fazer da vida. Em seguida, mostra o que pensam os adolescentes bem encaminhados e aponta os fatores-chave que fizeram diferença na vida deles.

A natureza universal da Agenda 2030 implica que os jovens sejam considerados em todos os Objetivos e Metas. Os jovens são especificamente mencionados em quatro áreas: emprego, meninas adolescentes, educação e desportos para a paz.

67% querem ter um negócio para se tornar independentes financeiramente; 39% para ter mais autonomia e não ter chefe; 33% ter tempo mais flexível; e. 31% querem oferecer um produto/serviço inovador no mercado.

Ter um emprego, comprar um apartamento e morar fora do país são os três principais sonhos dos jovens brasileiros. A pesquisa foi feita pelo Núcleo Brasileiro de Estágios (Nube), que perguntou "Qual é seu maior sonho?” para 37.275 estudantes, entre 15 e 26 anos, de todos os estados da nação.

O que eu quero ser é livre, viver uma vida do meu jeito, sem restrições e limites impostos pelos outros. Quero ter liberdade de ir para onde quiser, sem me sentir amarrado a um lugar ou a certos problemas. Quero tomar minhas próprias decisões e não depender de ninguém.

O que podemos fazer hoje para os jovens do futuro? Considerando que essa parcela da população é quem vai assumir a força de trabalho e atuar em áreas como saúde, educação, economia e outras, prezar pelo amanhã delas é uma maneira de impactar positivamente também no nosso futuro.

– Encorajar crianças a explorar novos interesses e a encontrar propósitos em pequenos projetos; – Ensinar os estudantes a acolher a diversidade de ideias e comportamentos, e a aceitar feedbacks (retornos avaliativos); – Encorajar a execução de ideias.

Passos para o sucesso do jovem no mercado de trabalho

  1. Conheça os desafios e esteja pronto para eles. ...
  2. Não deixe de buscar uma boa formação. ...
  3. Use o networking como uma de suas armas secretas. ...
  4. Não pare de se atualizar. ...
  5. Saiba cuidar de si e dos seus resultados.

O que os jovens atuais mais procuram ou desejam? Se observarmos as atitudes incomum entre os jovens atualmente é possível perceber que a maioria tem um objetivo em comum: a diversão, que pode ser praticada tanto no online, quanto na vida real.