Quais são os frutos falsos?

Perguntado por: acastro . Última atualização: 31 de janeiro de 2023
4.8 / 5 5 votos

Abacaxi, marmelo, framboesa, figo e amora também são considerados pseudofrutos.

Um fruto verdadeiro é originário do ovário de uma planta, e que fica no interior de sua flor. Já o falso fruto é gerado de um tecido vegetal próximo à flor, e que, consequentemente, sustenta o fruto verdadeiro.

Eles são falsos
Sabia que você come diversos pseudofrutos ou falsos frutos? Eles são formados quando um tecido diferente da flor se desenvolve, criando uma estrutura semelhante em cor e consistência a um fruto verdadeiro.

Então, é errado chamar morango de fruta? Sim e não. Popularmente falando está correto, porque se convencionou chamar de fruta partes comestíveis e geralmente doces das plantas.

Isso mesmo: por se desenvolver a partir do ovário da flor, os botânicos classificam o pepino como um fruto. Dessa forma, a planta pertence à família das cucurbitáceas, ou seja, é parente das melancias, melão, chuchu, abobrinhas e muitas outras.

O que alguns não sabem é que a banana não é um fruto, mas sim, um pseudofruto, onde o tubo floral desenvolve-se em conjunto com o ovário, durante a frutificação; comercialmente é chamada de fruta. As bananas possuem um formato alongado, uma coloração amarela ou vermelha e um sabor doce.

Esses frutos originados de outras partes das plantas que não o ovário da flor, são chamados de pseudofrutos. A nutricionista Paola Lisbôa explica: "Alguns pseudofrutos muito consumidos que nem imaginamos serem denominados assim são eles: o caju, a pera, maçã, abacaxi, framboesa, figo e amora.

O fruto propriamente dito do abacaxi são as escamas da casca, que, unidas, formam uma infrutescência.

Aquelas que não pertencem ao país são: abacate, banana, caqui, coco, figo, laranja, limão, mamão, manga, marmelo, maçã, melancia, melão, pera, pêssego, tangerina e uva.

O Fruto Fiel, é um culto de colheita para reunir os frutos ganhos para Deus. Me refiro às almas salvas e remidas no sangue de Jesus. Esse culto sempre é marcado por uma grande celebração, e um batismo de alegria. Muito louvor, danças, e muitas almas se rendendo aos pés do Senhor Jesus.

Gimnospermas: são plantas que produzem sementes, mas não apresentam frutos. Pteridófitas: se reproduzem por esporos, não possuindo sementes, frutos e flores. São exemplos: samambaias, avencas, xaxins e cavalinhas.

O motivo é que o caju é considerado um falso fruto, mesmo com sua polpa tão apreciada em sucos. Isso porque, tecnicamente, o fruto verdadeiro é a castanha, pois foi ele que nasceu do ovário da flor. A "carne" é chamada de pedúnculo.

Sendo assim, o tomate é um fruto, porque ele vem do desenvolvimento do ovário da flor do tomateiro. Mas ele não é comumente chamado de fruta, porque ele não é doce. Por isso, o tomate ficou conhecido como legume, o que também não está errado.

Vulgarmente classificada como hortícola, a abóbora é considerada um fruto em termos botânicos e cresce a partir de uma planta rasteira da família das cucurbitáceas, a mesma da melancia, do melão, do chuchu e do pepino. A forma da abóbora é variável, mas geralmente é ovoide ou oblonga.

Qual é a fruta que nunca reprova? Resposta: Uva passa.

Uma análise de DNA em folhas de melancia encontradas em tumbas egípcias revelou que, há pelo menos 3,5 mil anos, o Egito Antigo já cultivava a fruta da forma como a conhecemos.

A definição botânica explica que frutos têm ovários amadurecidos de uma planta, onde ficam as sementes. E não é só o tomate que engana muita gente. Andrea Pissato Peres, professora do curso de Nutrição, explica que assim como ele, a berinjela, a abobrinha, o pepino, o pimentão e até o chuchu também são frutos.

O que, talvez, muitos não saibam é que, na verdade, o caju é um pseudofruto. O verdadeiro fruto do cajueiro é a castanha.

Fruta com E

  • Embaúba.
  • Embaubarana.
  • Engkala.
  • Escropari.
  • Esfregadinha.

Outras frutas com A: abacate, açaí, acerola, ameixa, amora, araticum, abrunho, alfarroba e akee.