Quais são os frutos do Espírito Santo?

Perguntado por: ucosta6 . Última atualização: 19 de janeiro de 2023
4.8 / 5 18 votos

Mas, além de derramar os 7 dons, o Espírito Santo também concede ao cristão 12 frutos, que são a Caridade, a Alegria, a Paz, a Paciência, a Benignidade, a Bondade, a Longanimidade, a Mansidão, a Fé, a Modéstia, a Continência e a Castidade.

O fruto do Espírito é uma seleção de virtudes produzidas pelo Espírito Santo na vida daqueles que foram feitos novas criaturas. Esse fruto resulta em uma conduta de vida integra e de acordo com a vontade de Deus. O fruto do Espírito Santo é descrito pelo apóstolo Paulo em Gálatas 5:22,23.

Cada devoto ornamenta sua bandeira como achar melhor. Alguns incluem fitas nas cores dos dons do Espírito Santo. O azul representa Sabedoria, já o prata significa Entendimento, o verde é Conselho, o vermelho Fortaleza, o amarelo Ciência, o azul escuro Piedade e o roxo Temor a Deus.

A benignidade está relacionada com o caráter do indivíduo, enquanto que a bondade consiste nas atitudes deste. Assim, seria correto afirmar que a bondade é a exteriorização, em forma de ações, da benignidade.

5. Amabilidade. Deus muda seu relacionamento com outras pessoas, ajudando você a ser menos insensível e mais amável.

Os dons são as graças de Deus que nos auxiliam para crescermos e nos desenvolvermos na virtude e perfeição de uma vida cristã, eles são: conselho, entendimento, fortaleza, sabedoria, piedade, ciência e temor a Deus.

Longanimidade é um substantivo feminino da língua portuguesa e define alguém que possui a característica ou qualidade de grandeza de ânimo, uma pessoa que encara com coragem as adversidades a favor de alguém. Este termo está relacionado com o ato de ser bondoso ou generoso.

Uma parte importante de frutificar-nos, que às vezes é negligenciada, é a de levar adiante o reino de Deus sobre a Terra. O Salvador ensinou: “Eu sou a videira, vós as varas; quem está em mim, e eu nele, esse dá muito fruto; porque sem mim nada podeis fazer.

Os frutos do arrependimento não são meramente sentir remorso, tristeza ou culpa pelo erro cometido, mas sim uma mudança radical na vida; envolve uma atitude de abandono do pecado e uma pratica da palavra de Deus, testemunhando diante da sociedade através de suas ações.

Longanimidade é a característica ou qualidade de grandeza de ânimo, uma pessoa que encara com coragem as adversidades, na Bíblia vemos que esta é uma virtude de quem é bondoso e generoso e tem fé em Deus para ajudar a solucionar os seus problemas.

O amor é a principal virtude do fruto do Espírito e pode ser considerado o cerne do cristianismo. O Senhor Jesus declarou que toda lei se resume no amor (a Deus e ao próximo). Jesus disse que não fomos nós quem escolhemos a ele, pelo contrário, ele nos escolheu e nos designou para ir e dar fruto.

A bondade, está diretamente relacionada com a longanimidade, que se relaciona com a benignidade e consequentemente com a paz, por isso é tão importante que nós busquemo e peçamos para o nosso Senhor, o fruto por completo, sendo aprimorados no amor.

A Virtude da Mansidão faz parte da Virtude Cardeal da Temperança, que tem por objetivo moderar ou governar a paixão da Ira. A Ira não é suprimida, mas tem que ser governada, pois a ira tem um lado espiritual e outro somático, isto é, perturbação nervosa, pressão alta, taquicardia, sudorese, tonturas, estresse...

Ter domínio próprio significa controlar-se a si mesmo. A Bíblia é muito clara ao advertir que o domínio próprio deve ser uma virtude característica na vida dos seguidores de Cristo. O ensino bíblico mostra que dominar as inclinações carnais é algo fundamental ao crente.