Quais são os frutos de arrependimento?

Perguntado por: otorres . Última atualização: 26 de abril de 2023
4.5 / 5 9 votos

Os frutos do arrependimento não são meramente sentir remorso, tristeza ou culpa pelo erro cometido, mas sim uma mudança radical na vida; envolve uma atitude de abandono do pecado e uma pratica da palavra de Deus, testemunhando diante da sociedade através de suas ações.

Mateus 3:8-9 ARA
Produzi, pois, frutos dignos de arrependimento; e não comeceis a dizer entre vós mesmos: Temos por pai a Abraão; porque eu vos afirmo que destas pedras Deus pode suscitar filhos a Abraão.

O arrependimento é uma mudança de coração e mente que nos aproxima de Deus. O arrependimento inclui afastar-se do pecado e voltar-se para Deus para obter o perdão. Ele é motivado pelo amor a Deus e pelo sincero desejo de obedecer aos Seus mandamentos.

Segundo, o verdadeiro arrependimento baseia-se na fé no Senhor Jesus Cristo e dela flui. Não há outro meio. Terceiro, o verdadeiro arrependimento envolve uma mudança no coração, e não apenas uma mudança no comportamento. Quarto, parte dessa poderosa mudança no coração é sentir tristeza segundo Deus por nossos pecados.

Os dois tipos de arrependimento dos pecados: atrição e contrição.

O arrependimento leva ao perdão. O pecado é um fardo pesado e muitas pessoas carregam a culpa de erros e pecados do passado desnecessariamente. Por causa da Expiação de Jesus Cristo, todos podem ser perdoados se fizerem o esforço necessário para se arrependerem.

Sociopata não sente remorso
Mesmo que suas ações afetem negativamente alguém, os sociopatas não tem consideração pelo mal que faz ao outro e conseguem agir como se não tivessem feito nada.

O arrependimento é a chave para uma mudança de vida.
Quando nos arrependemos, reconhecemos nossos pecados e os rejeitamos, escolhendo viver de maneira diferente. Com a ajuda de Deus, o arrependimento nos leva a uma vida nova.

Como o ramo não pode produzir fruto de si mesmo se não permanecer na videira, assim vocês não podem dar fruto se não permanecerem em mim. — Eu sou a videira, vocês são os ramos. Quem permanece em mim, e eu, nele, esse dá muito fruto; porque sem mim vocês não podem fazer nada.”

1. Lamentar ou ter pena por alguma coisa feita ou dita ou não feita ou não dita. 2. Mudar de intenção ou de ideia .

43 Disse Jesus aos seus discípulos: Uma árvore boa não dá frutos maus, uma árvore má não dá bom fruto. 44 Porquanto cada árvore se conhece pelo seu fruto. Não se colhem figos dos espinheiros, nem se apanham uvas dos abrolhos.

Depois de fazer essas coisas, uma maneira de saber se você se arrependeu completamente é ver e sentir os efeitos do arrependimento — mudanças em seus desejos, sentimentos, perspectivas, relacionamentos e comportamento. E mais importante, o completo arrependimento trará a companhia do Espírito Santo.

Remorso é a vergonha de ser descoberto em pecado. Arrependimento é um sentimento profundo de tristeza por um erro cometido — muitas vezes, sem que esse sequer tenha sido descoberto — e que necessariamente vai levar a uma mudança de vida. Quando há arrependimento, há mudança de mentalidade.

O salário do pecado é a morte, e Jesus morreu para que o pecado recebesse o seu salário. Mas como está escrito, o dom gratuito de Deus é a vida eterna em Cristo Jesus. Essas boas notícias é que levam o ser humano ao arrependimento.

Uma alma que se arrepende é uma alma que se converte, e uma alma que se converte é uma alma que se arrepende.

Disse Jesus: ''Arrependei-vos''
Produzi, pois, frutos dignos de arrependimento” (Mateus 3:2 e 8). Mas observe que não foi apenas João Batista que falou sobre arrependimento. Jesus, quando esteve na terra, também disse: *“... Arrependei-vos, porque está próximo o reino dos céus” (Mateus 4:17).