Quais são os formatos utilizados em desenho técnico?

Perguntado por: ocarvalho . Última atualização: 3 de maio de 2023
4.1 / 5 13 votos

Em desenho técnico utilizamos diversos formatos de papel. Os mais conhecidos são os formatos A4 e A3, conforme ilustrado na Figura 1. Figura 1 – Tamanho do papel com margem e legenda. Figura 2 – Obtenção dos diferentes formatos de papel.

Para entender o conceito de vista em desenho técnico, precisamos falar rapidamente sobre três elementos: o objeto, o observador e o plano de projeção.

VP: vista frontal posterior; • VS: vista superior; • VI: vista inferior; • VLE: vista lateral esquerda e; • VLD: vista lateral direita. A maioria dos desenhos técnicos é representada com o conjunto de três vistas.

Desenhos técnicos mecânicos podem ser representadas de forma real, por meio de desenhos tridimensionais, ou através de representações bidimensionais das diferentes vistas da peça.

A folha A4 branca é a mais comum e conhecida. Assim como o papel vegetal, é usado para o projeto executivo. Disponível em blocos, em resmas e em folhas avulsas, o papel sulfite pode ser encontrado em diferentes gramaturas, que variam entre 50 a 160g/m².

A4: é o tamanho comum de uma folha sulfite, 210×297 mm, sendo aquele que usamos para impressão, desenhos comuns, cadernos e afins. Por ser um formato “padrão”, está disponível em quase todo tipo de material e gramatura. A3: formato um pouco maior, que corresponde ao dobro de uma folha A4, ou seja, 295×420 mm.

Os fundamentos estão divididos em capítulos: Percepção, formas, perspectiva, luz e sombra, cor, anatomia e composição.

Elementos necessários em um desenho técnico
Ao fazer um desenho técnico, ele deve conter determinados elementos, a saber: Geometria Descritiva – vistas ortogonais, cortes, seções, determinação de distâncias, áreas e planificação de sólidos; Perspectivas – métodos ilustrativos de representação do espaço e de objetos.

Etapas de um desenho

  1. Esboço linear volumétrico. É muito comum o desenhista iniciante ficar ansioso querendo ver o resultado final. ...
  2. Desenho linear dos detalhes. Finalizada a etapa do desenho volumétrico você poderá fazer os detalhes necessários. ...
  3. Acabamento final.

Tipos de perspectiva. Dependendo da posição ou do nível visual em que um objeto esteja em relação ao observador, a sua representação em perspectiva pode ser aplicada com um, dois ou três pontos de fuga denominada respectivamente de perspectiva paralela, oblíqua ou aérea.

Um diedro é a junção de dois semiplanos perpendiculares entre si onde as vistas do desenho são projetadas. O espaço entre cada semiplano é nomeado e a ordem dessa nomenclatura é universal. Os diedros mais utilizados para fazer as projeções são os 1º e 3º diedros.

Resumo sobre tipos de desenho
Desenho artístico. Cartoon / HQ. Desenho de retrato. Caricatura.

As formas geométricas básicas, que podem gerar todas as outras mediante variações dos seus componentes, são as três já conhecidas como a Trilogia do Design : o quadrado, o círculo e o triângulo.

É a escala que permite que se represente, desde mapas e aeronaves até pequenas peças como as de um relógio, de modo a representar o objeto, seja ele qual for, de forma compreensível e precisa. Existem três tipos de escalas; NATURAL, DE REDUÇÃO E AMPLIAÇÃO.

Entre os vários elementos estão a cor, o ponto, a linha, a forma, o plano e a textura.

O recurso utilizado em desenho técnico para representar estes tipos de peças é o encurtamento. A representação com encurtamento, além de ser mais prática, não apresenta qualquer prejuízo para a interpretação do desenho. Nem todas as peças podem ser representadas com encurtamento.