Quais são os formatos de áudio?

Perguntado por: osantana . Última atualização: 20 de fevereiro de 2023
4.4 / 5 18 votos

Quais são os principais formatos de áudio existentes?

  • Formatos de áudio sem compressão: . WAV, . AIFF;
  • Formatos de áudio comprimidos sem perda de dados: . ALAC (Apple Lossless) e . FLAC;
  • Formatos de áudio comprimidos com perda de dados: . MP3, . AAC, . OGG, . WMA.

Os arquivos WAV são arquivos de música de alta qualidade sem perdas, não compactados. Os arquivos WAV também são a escolha certa para loops a serem processados com Flash para animações da web. WAV é melhor para profissionais usarem. Os arquivos MP3 são arquivos de música compactados.

O formato mais popular de áudio no mundo é o MP3, espalhado com o advento das plataformas de compartilhamento musical como Napster, eMule, Audiogalaxy e Kazza.

Quando você salva um áudio no WhatsApp, o arquivo sai em formato *. opus, o que não é ideal para tocar em players de música ou compartilhar com amigos em outros aplicativos.

.CDA

Os aparelhos em geral, entre DVDs, tocadores de CDs em geral, usam o formato . CDA para leitura de áudio. Sendo assim, o ". CDA" é um formato universal para tocadores de CD.

Diferença entre MP3 e MP4
Enquanto o MP3 é um formato de codificação de áudio, o MP4 é um contentor multimédia digital que pode armazenar uma gama de dados, incluindo vídeo, áudio, e texto.

WAV é uma extensão/formato para salvar os arquivos de áudio. É uma aplicação (subconjunto) do Resource Interchange File Format (RIFF) para armazenar arquivos de áudio digital. O WAV tem uma grande semelhança com os formatos 8SVX e AIFF. O formato de arquivo WAV foi, e ainda é, o melhor formato padrão para CDs de áudio.

Geralmente considera-se o M4A como successor do MP3, porque ele desempenha a mesma função do MP3 mas consegue comprimir o áudio com a mesma taxa de bits num tamanho de arquivo menor.

Bernard Grill, diretor da divisão Fraunhofer e um dos diretores de desenvolvimento do MP3, apresenta o formato AAC como sucessor do MP3: “é mais eficiente e oferece muito mais funcionalidades”. O formato AAC já é usado pela Apple de forma padrão aos seus produtos.

Os formatos de áudio são, basicamente, a extensão em que ele é salvo. E eles têm impacto direto na qualidade e tamanho do arquivo, alterando o espaço que ele ocupa no local em que for salvo, sejam computadores ou celulares.

WAV

Formato WAV
Ele também é usado em processos de edição de áudio: por não ter compressão (da mesma forma como os arquivos RAW são usados para edição de imagem), ele permite que você manipule ou altere o som sem nenhuma interferência externa.

O melhor formato de áudio para edição de vídeo.
Quando se trata de formatos de áudio para usar durante a edição, você tem que usar o que você tem disponível e esse é um fato. Em um mundo ideal, use formatos sem compressão, como . WAV ou . AIFF, sempre que possível.

Mp3 ou . Wma, que são arquivos de tamanho menor e podem ser executados na maioria dos aparelhos de reprodução. Apesar de possuir uma frequência de áudio limitada, esse formato ocupa o mínimo espaço de armazenamento e é o mais recomendado para streaming online.

Ao não ser comprimido, o WAV não perde nada em qualidade, mas ocupa mais espaço no seu aparelho, enquanto o FLAC é comprimido e pode perder certos detalhes do arquivo durante a compressão. No entanto, você não notará qualquer queda na qualidade, uma vez que o FLAC é sem perdas.

Geralmente os formatos MP3 e WAV são aceitos pela maioria dos dispositivos e ferramentas, mas dependendo do tamanho do episódio do seu podcast, os arquivos WAV ou outro tipo que não tem compactação, ficam grandes demais.

Um arquivo OPUS é um arquivo de áudio criado no formato Opus (também chamado "Ogg Opus"), um formato de áudio lossy desenvolvido para streaming da Internet. Ele usa tanto codecs SILK (usado por Skype) quanto CELT (de XiphOrg) e suporta taxas de bits variáveis de 6 kb/s a 510 kb/s.

O WhatsApp começou a liberar a exibição de ondas sonoras como recurso visual para simbolizar os áudios trocados nos bate-papos. A versão beta do app já substituiu a velha barra linear de progresso por uma aparência mais atraente, que possibilita saber em quais trechos o som está mais alto ou baixo.

As mídias de CD
No mercado, existem dois tipos distintos de CD's (mídias) com os quais é possível gravar dados e música: CD-R (Compact Disc Recordable) e CD-RW (Compact Disc Recordable Rewritable).

No canto superior direito do Windows Media Player, clique na guia Gravar. Arraste e solte o arquivo WAV no centro do Windows Media Player. Você pode repetir a etapa para adicionar quantos arquivos você deseja converter. Finalmente, selecione Iniciar gravação.

A diferença básica entre CD-R e CD-RW é o formato de gravação entre um e outro. No CD-R só é possível gravar apenas uma única vez e quanto no CD-RW é possível gravar diversas vezes no mesmo CD.

Além das funções de MP3 e MP4 – reprodução de suas músicas e vídeos – os MP5 players possuem câmera digital integrada, o que faz o seu player ser ainda mais completo! Como os MP5 players são 'tudo em um', eles são facilmente indicados para jovens e adolescentes que gostam de carregar tudo ao mesmo tempo.