Quais são os fios para instalação elétrica residencial?

Perguntado por: omartins . Última atualização: 4 de maio de 2023
4.9 / 5 20 votos

Melhor fio para instalação elétrica residencial: principais tipos

  • Fio sólido. Primeiramente, esse tipo de fio é feito de cobre e PVC 750V. ...
  • Cabo flexível e cabo rígido. Assim como os fios sólidos, esse tipo de cabo também é feito com fios de cobre e isolados em PVC. ...
  • Cabos PP. ...
  • Cabos paralelos.

O Cabo Flexível bitola 2,5mm² é ideal para circuitos de tomadas simples (eletrodomésticos em geral, como microondas e secador de cabelo). A bitola necessária para a instalação pode variar de acordo com a potência e equipamentos que serão ligados à corrente elétrica.

40A

O cabo flex 6 mm suporta corrente de 36,0 ampères sem aquecer. Então, é indicada a utilização de um disjuntor de 40A.

O fio de primeira linha é aquele comercializado por marcas de fios elétricos que fabricam de acordo com as especificações técnicas, e os fios apresentam o correto diâmetro tanto de cobre condutor quanto de camada isolante.

Por padrões, em uma rede com tensão 220 volts, pode ser utilizado cabo 2,5mm e, para rede 127 volts a partir de 4mm, dependendo para qual finalidade será utilizada esta tomada.

Bom dia, fio do poste padrão até o quadro de distribuição de circuitos dentro da sua casa os fios tem que ser 16 mm fase e neutro, a instalação dentro da sua casa pode usar fio 2,5 mm para fase, neutro e terra, espero ter ajudado.

Com fio de 1,5 mm², a bitola é uma boa pedida para lâmpadas comuns. Você também pode adquirir uma bitola de 21 amperes, que é perfeita para circuitos de iluminação e tomadas simples, incluindo o uso para televisores. Esse modelo de bitola tem fio de 2,5 mm².

Um fio de seção nominal maior possuirá menor resistência a passagem de corrente, esquentará menos e consequentemente consumirá menos energia.

Os cabos de 16mm são muito presentes em obras na construção civil, devido sua grande utilidade. Em projetos pequenos, é usado para transportar energia de um cômodo a outro, como em casos de levantar uma parede na casa para formar dois ambientes.

azul-claro

Qual fio do poste e o neutro? Condutor Neutro: azul-claro A utilização deste condutor deve levar em consideração vários critérios técnicos para o dimensionamento do cabo elétrico. Um condutor isolado, cabo unipolar ou veia de cabo multipolar usado para esta função neutra devem ser identificados pela cor azul-clara.

Um circuito feito com um cabo de 2,5 mm2 (a bitola mais comum em residências) a uma tensão de 110 volts pode conduzir algo em torno de 1 200 a 1 500 watts. Assim, será possível ligar cerca de dez tomadas de 100 watts cada, já prevendo uma margem de segurança.

Em geral, os fios e cabos para micro-ondas mais usados são os de 2,5 mm² de seção. Essa também é a indicação de seção para o fio para tomada de uso geral. O fio para extensão elétrica mais usado costuma ser o cabo do tipo PP de 2,5 mm², mas tudo depende dos usos que você fará da extensão.

O condutor de 1,5 mm² só é utilizado para o retorno das lâmpadas (aquele fio que sai do interruptor até a lâmpada) e o condutor de 2,5 mm² é o mínimo utilizado para tomadas de uso comum. ...

O fio de 4 mm deve ser utilizado em chuveiros com tensão nominal de 220V com potência de 5500W, 4600W e 6400W e disjuntor de 30A.

A etiqueta de identificação nos produtos deverá indicar, claramente, a seção do produto (mm2), a norma vigente (NBR), o selo do INMETRO, o logo da certificadora e, principalmente, o número do registro do produto com validade (este pode ser confirmada no site do INMETRO).

“Além da busca por empresas conhecidas e de procedência, antes de comprar fios e cabos elétricos é preciso verificar na etiqueta de identificação do produto se contém o Selo do Inmetro.

Fio de segunda linha
O segunda linha geralmente tem problemas em relação ao diâmetro de condutor e uma maior quantidade de isolanteeste tipo de cabo não permitirá que a corrente especificada passe por ele adequadamente. É importante comprar de empresas que oferecem produtos conforme as normas exigem.

As bitolas mínimas recomendadas são de 1,5 mm para iluminação e 2,5 mm para tomadas de força. Circuitos especiais, como do chuveiro ou da torneira elétrica, devem ter a potência do equipamento como parâmetro para a determinação da bitola do fio.