Quais são os fatores responsáveis pela diminuição da população em alguns municípios brasileiros?

Perguntado por: apereira . Última atualização: 21 de fevereiro de 2023
4.9 / 5 17 votos

De acordo com a gerente da pesquisa, Isabel Marri, a diminuição da taxa populacional nos municípios não é novidade, é na verdade uma tendência observada nos últimos anos e acontece devido a dois fatores: a redução da fecundidade e a migração.

A urbanização, a queda da fecundidade da mulher, o planejamento familiar, a utilização de métodos de prevenção à gravidez, a mudança ideológica da população são todos fatores que contribuem para a redução do crescimento populacional.

O principal motivo para a redução no nível de crescimento populacional no Brasil, já esperada, é a queda na taxa de fecundidade, ou seja, o fato de que as mulheres estão tendo cada vez menos filhos.

Inúmeros fatores influenciam o crescimento populacional, mas os principais são natalidade, migração, qualidade de vida, geração de empregos e desenvolvimento social.

O envelhecimento da população traz problemas como a possibilidade de faltar jovens no mercado de trabalho - o que eleva inclusive o custo da mão de obra gerando problemas econômicos - e a elevação nos custos da previdência social e gastos com saúde.

Os dois fatores principais que afetam o crescimento populacional são: taxa de natalidade (b) e taxa de mortalidade (d).

Finalmente, podemos descrever os estresses ambientais como um conjunto de fatores que limitam o crescimento populacional. Distúrbios naturais ou antropogênicos (causados por ação humana) podem aumentar a mortalidade de indivíduos. Outros exemplos são a temperatura, ciclo de chuvas e a quantidade de nutrientes.

A fecundidade reduzida leva a uma pequena frequência de filhos menores e diminui a chance de pobreza nessas famílias por facilitar que as mulheres trabalhem com remuneração.

A diminuição dessas taxas, no entanto, acarreta problemas, pois há um elevado número de idosos nesses países, o que demanda maiores gastos com sistemas de saúde e de previdência. Outro reflexo é a redução da população economicamente ativa e, consequentemente, a redução do número de adultos em idade pró-ativa.

Segundo o estudo, o fator mais importante para a redução do nível de crescimento da população é a queda da fecundidade, que vem diminuindo desde a década de 1970.

O envelhecimento da população da Europa é causado por diversos fatores, como, por exemplo, a redução das taxas de mortalidade, de fecundidade e de natalidade e as melhorias na qualidade de vida dos europeus, que proporcionaram um aumento na expectativa de vida.

A diminuição no número de pessoas em um lugar normalmente se dá por um de dois motivos: uma queda na taxa de natalidade (há menos pessoas nascendo) ou aumento na taxa de mortalidade (há mais pessoas morrendo). Existem também outras razões possíveis, como aumento da migração.

A redução das taxas de natalidade e mortalidade são as principais causas do constante envelhecimento populacional. Assim, a pirâmide etária brasileira passa por um processo de transição, reduzindo o ingresso de crianças e, consequentemente, impactando no número da população jovem.

Essa queda da taxa de fecundidade é consequência de vários fatores, tais como projetos de educação sexual, planejamento familiar, utilização de métodos contraceptivos, maior participação da mulher no mercado de trabalho, expansão da urbanização, entre outros.

Quais os principais desafios? Aumento das doenças crônico-degenerativas, que muda o panorama das condições de saúde da população brasileira. Implementar novos centros de acolhimento para pessoas com 60 anos ou mais, com infraestrutura adequada para um bom atendimento.

Determinantes do tamanho populacional

  • Determinantes do tamanho populacional. Os determinantes do tamanho populacional são divididos em quatro fatores:
  • Taxa de natalidade. É a descrição do número de nascimentos ocorridos em um ano.
  • Taxa de mortalidade. ...
  • Taxa de imigração. ...
  • Taxa de emigração.