Quais são os fatores que podem interferir no comportamento do consumidor?

Perguntado por: dalvim . Última atualização: 2 de maio de 2023
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Se você quer descobrir quais são os fatores que mais influenciam o comportamento de compra das pessoas não deixe de conferir a nossa lista!

  1. Papel social. ...
  2. Papel pessoal. ...
  3. Cultura. ...
  4. Medos e necessidades. ...
  5. Estágio de vida.

Há, essencialmente, 4 fatores psicológicos que influenciam o consumidor: a motivação, a percepção, a aprendizagem e as suas convicções. Contudo, esses pontos não operam necessariamente como etapas de compra.

Veja os principais fatores capazes de influenciar o comportamento do consumidor

  • Personalidade. A personalidade, o perfil comunicativo — amplamente explicado pela Neurociência — e a visão de mundo do cliente são alicerces de seu padrão de consumo. ...
  • Faixa etária. ...
  • Classe social. ...
  • Hábitos e cultura. ...
  • Experiência com a marca.

Familiares e amigos são, talvez, o grupo mais importante na influência do comportamento de consumo de cada pessoa. Afinal de contas não há ninguém mais confiável para emitir a opinião de um determinado produto que um amigo ou parente.

Desenvolvimento de crenças sobre o produto; Desenvolvimento de atitudes sobre o produto; Tomada de decisão.

O comportamento do consumidor é o conjunto de todas as ações e hábitos dos leads durante a jornada de compra. Ele é influenciado por alguns fatores, como cultura, sociedade, necessidades e estágio de vida. Entender esse conceito é fundamental para o planejamento de marketing de um negócio.

Há quatro tipos principais de comportamento de compra: comportamento complexo, comportamento de redução de dissonância, comportamento habitual e comportamento de busca por variedade.

O fator psicológico também afeta o comportamento de compra do consumidor, também conhecido como fator interno. O meio ambiente desempenha um papel importante no processo de compra do consumidor. O consumidor pode ficar entusiasmado com um novo produto que foi introduzido no mercado, é por causa do meio ambiente.

APersonalidade, atitudes, amigos e renda.

7 erros na tomada de decisão empresarial que você não pode cometer

  • Não conhecer o problema.
  • Não limitar as opções.
  • Não se apoiar em dados.
  • Não avaliar os riscos.
  • Não acertar no momento.
  • Não considerar o futuro.
  • Não pensar no histórico.

“Quando estamos de mau humor, é difícil simular a experiência de se fazer algo agradável, e atribuímos a dificuldade de simular à própria atividade agradável”, explica. "Não aparenta ser mais legal, e então nos tornamos mais propensos a evitar a atividade."

Portanto, para entender o comportamento do consumidor, é necessário:

  1. Realizar pesquisas de mercado;
  2. Ouvir o cliente;
  3. Monitorar as redes sociais para entender as tendências de consumo;
  4. Utilizar ferramentas de insights, próprias para coletar ideias e tendências nas redes sociais, como o Google Trends.

Um dos principais objetivos do marketing é alinhar as soluções da empresa ao comportamento do consumidor, correspondendo às suas expectativas. Para isso, é preciso criar relacionamentos saudáveis e duradouros com os clientes, para influenciar suas decisões de compra.

Diz respeito a variáveis que se relacionam ao indivíduo: Características biográficas, habilidades, valores e atitudes, personalidade e emoções. Essas variáveis influenciam na percepção da realidade, tomada de decisão individual e escolhas, aprendizagem individual e motivação.

O processo de decisão de compra do cliente envolve cinco etapas básicas. É o processo pelo qual os cliente avaliam a tomada de uma decisão de compra. As 5 etapas são reconhecimento do problemas, busca de informações, avaliação de alternativas, decisão de compra e avaliação pós-compra.

Ele engloba três fases: obtenção – que é o início da compra ou recebimento de um produto, consumo – que é como, onde e sob qual circunstância os consumidores usam um produto e eliminação – que consiste em analisar o consumidor do ponto de vista ecológico.