Quais são os fatores que podem desencadear uma doença autoimune?

Perguntado por: agomes . Última atualização: 18 de janeiro de 2023
4.5 / 5 16 votos

As doenças autoimunes podem ser desencadeadas por diversos fatores, como predisposição genética, alterações no sistema imunológico, fatores ambientais e hormonais.

São várias as doenças autoimunes, entre as mais conhecidas e mais comuns, estão:

  • Artrite reumatoide;
  • Lúpus eritematoso sistêmico;
  • Tireoidite de Hashimoto;
  • Diabetes mellitus tipo 1;
  • Doença de Graves.

Não há como prevenir o desenvolvimento de doenças autoimunes uma vez que elas fazem parte do organismo do paciente. A recomendação, nesse sentido, é realizar consultas e exames de rotina para identificar qualquer alteração no corpo que possa sinalizar um possível desenvolvimento da doença.

Ainda não se sabe ao certo o motivo pelo qual o sistema imunitário leva o organismo a produzir um ataque contra si mesmo. Assim, as doenças auto-imunes acontecem quando esses anticorpos passam a atacar as células do próprio organismo, órgãos e tecidos.

Mas aí vieram as explicações, doença auto-imune, rara, sem cura e normalmente a expectativa de vida é de apenas 15 anos.

Diagnóstico de doenças autoimunes
Para identificar uma doença autoimune, o hemograma (exame de sangue completo) é bastante eficiente, uma vez que avisa que a contagem de células não está normal.

Em doenças autoimunes, o sistema imunológico combate células do próprio organismo, tornando-se imunidade baixa. Em geral, as condições desse tipo apresentam dores, manchas, icterícia, e outros sinais como os listados.

Por fim, destaca a publicação, também a colite e a doença de Crohn são responsáveis por mudanças de peso, sendo a perda a situação mais comum, uma vez que ambas as doenças (embora afetem partes distintas do corpo) causam diarreia, dor de barriga e perda de peso.

O médico imunologista estuda, diagnostica, trata e previne as doenças autoimunes, causadas pelo próprio sistema imune quando não reconhece as células de determinado órgão.

O FAN positivo não indica exatamente uma doença reumatológica específica, mas sim pode ajudar na investigação de inúmeros tipos de doenças autoimunes, como lúpus, artrite reumatoide, esclerose múltipla, psoríase, vitiligo e esclerodermia, entre outras.

Um dos alimentos considerados imuno-estimulantes e não recomendados para portadores de doenças autoimunes, são os lácteos de qualquer tipo. Já o café ou a berinjela não representam problemas, a menos que você tenha intolerância.

Não, a doença autoimune não tem cura, mas, costuma ser altamente controlável e pode entrar em remissão e não reativar. Ou seja, é possível que, com o tratamento, a patologia deixe de ficar ativa, não dê mais sinais e também não reapareça no futuro.

Portanto, evite tomar leite, tendo ou não doença autoimune. E, na suspeita de qualquer um dos sintomas ocasionados pela falta de lactase, procure um médico.

As consequências de uma doença autoimune podem ser fatais, afetando o cérebro, a pele, a boca, os pulmões, a tireoide, as articulações, os músculos e as funções do trato gastrointestinal. Por isso, é importante adotar medidas para preveni-la.

Esclerose Múltipla
Estima-se que 130 pessoas a cada 100 mil habitantes desenvolvem esta doença autoimune, uma das mais conhecidas no mundo, por ser uma das mais cruéis. A doença é causada quando anticorpos atacam a bainha de mielina, os responsáveis por levar o impulso nervoso de um neurônio para o outro.

O benefício para quem tem doença autoimune é um direito previsto no art. 151 da Lei 8.213/91, o qual também pode ser chamado de Plano de Benefícios da Previdência Social. E, conforme aborda a lei, a saúde é um direito de todos, além do fato de ser um dever do Estado.

O defeito genético que fez com que o sistema imunológico atacasse o corpo e criasse uma doença autoimune pode causar outra doença autoimune. É por isso que é comum a existência de mais uma doença na mesma pessoa. Algumas doenças carregam uma maior probabilidade de as pessoas terem uma doença autoimune adicional.

O hemograma completo pode despertar a atenção sobre uma doença autoimune e outros exames de sangue podem indicar mais precisamente a presença de anticorpos específicos. Em geral, a combinação dos resultados das análises com os sintomas de cada paciente é determinante para o diagnóstico.

Como diagnosticar a doença autoimune? A forma mais comum de investigar a presença de doenças autoimunes é com base no quadro clínico e na realização do exame FAN (Fator Antinuclear). É importante informar que esse exame pode dar resultado positivo em várias doenças autoimunes, mas não em todas.