Quais são os fatores que influenciam o florescimento?

Perguntado por: oconceicao . Última atualização: 20 de janeiro de 2023
4.7 / 5 9 votos

Os fatores externos relacionados com o florescimento são: fotoperíodo, temperatura, umidade e radiação solar, além da fertilidade do solo. Por outro lado, os fatores internos envolvem fitocromo, hormônios, florígeno, ácidos nucleicos, dentre outros.

O crescimento e desenvolvimento das plantas estão relacionados com fatores internos principalmente com os hormônios vegetais (fitormônios) e fatores externos (luz, água, temperatura, etc).

Maior umidade, fortes chuvas, ventos e baixas temperaturas influenciam negativamente as inflorescências do girassol (Dortzbach et al., 2020). A resposta de crescimento na qual a planta se orienta em relação ao vetor gravidade é chamada de gravitropismo ou geotropismo.

Por conveniência, subdivide-se o processo de floração em três fases: in- dução, evocação e desenvolvimento floral.

Fatores determinantes para o crescimento e desenvolvimento das plantas de lavoura – Parte I

  • LUZ. ...
  • CO2. ...
  • TEMPERATURA. ...
  • ÁGUA. ...
  • OXIGÊNIO. ...
  • RELAÇÃO C3 x C4.

Essa fase de desenvolvimento é ocasionada por uma série de fatores externos e internos. Fatores externos: Fotoperíodo – Considerado um dos principais fatores que podem desencadear o florescimento, que acontece quando as plantas são submetidas a um fotoperíodo inferior ao crítico (<12 horas/dia de radiação solar).

A primavera é conhecida como a estação das flores — é nessa época que ocorre o florescimento de várias espécies de plantas.

Crescimento e desenvolvimento dependem de sinais ambientais (abióticos ou exógenos), principalmente presença de água, nutrição, luz, fotoperíodo e temperaturas.

Tais situações podem ser eventuais, ou por características genéticas. Há relatos de que são relacionados à fatores externos, como altas temperaturas, falha na polinização, temperaturas, ocorrência de geadas, bem como idade da planta, situação nutricional e incompatibilidades (43,46).

Através de experiência, confirmou-se que o fator que provoca a floração é a duração da noite; o importante é o número de horas que a planta passa sem luz. As plantas de dia longo florescem quando a duração da noite é inferior a um certo valor, o fotoperíodo crítico.

Poluição do ar, desmatamento, extinção de espécies, degradação do solo e superpopulação representam grandes ameaças, que devem ser resolvidas para que o planeta continue sendo um lar para todas as espécies.

Fatores como presença de água, oxigênio e temperatura são importantes para a germinação de uma semente. A dormência é um processo que garante que as plantas germinem apenas em períodos apropriados para o seu desenvolvimento.

As plantas com flores exibem a forma mais avançada de reprodução sexuada das plantas, produzindo espermatozoides derivados do pólen que se unem aos óvulos para originar sementes. Ao contrário do que acontece na reprodução assexuada, plantas filhas geneticamente idênticas, cada semente é geneticamente única.

Durante a primeira semana de floração, as plantas experienciarão realmente um período de crescimento e alongamento acelerados. Este "alongamento da floraçãoé totalmente normal enquanto se preparam para suportar o peso dos seus brotos.

Quando começa a etapa de Floração? Crescendo ao ar livre, as plantas começarão a etapa de floração quando os dias crescerem mais curtos, geralmente quando o Outono está chegando.

4. Floração. Como explicamos ali em cima, a floração ocorre até a décima segunda semana de vida da planta. Depois dessa etapa, ocorre a frutificação, período marcado pelas inflorescências femininas, plantas que não foram fertilizadas.