Quais são os fatores que influenciam o desenvolvimento humano?

Perguntado por: rgeraldes8 . Última atualização: 19 de maio de 2023
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Os fatores que influenciam o desenvolvimento humano são: hereditariedade, crescimento orgânico, maturação neurofisiológica e meio.

Os fatores que explicam como ocorre o desenvolvimento humano são: hereditariedade, ambiente, crescimento orgânico e maturação neurofisiológica.

O desenvolvimento depende, principalmente, do equilíbrio entre o indivíduo e seus contextos ambientais, facilitadores e/ou limitadores das mudanças. Estes elementos, juntos, compõem a complexidade do desenvolvimento humano e apontam para a necessidade de considerarmos a plasticidade do desenvolvimento nas pesquisas.

De acordo com Freud, as crianças passam por cinco fases de desenvolvimento:

  • I – A fase oral (0 – 1 ano)
  • II – A fase anal (1 – 3 anos)
  • III – A fase fálica (3 – 5 anos)
  • IV – O período de latência (5 anos – puberdade)
  • V- A fase genital (puberdade e vida adulta)

A forma como o indivíduo é ao nascer em comparação ao indivíduo adulto permite identificar dois tipos de desenvolvimento: o direto e o indireto.

Os cientistas do desenvolvimento estudam os três principais domínios, ou aspectos, do eu: físico, cog- nitivo e psicossocial.

Atualmente, os três pilares que constituem o IDH (saúde, educação e renda) são mensurados da seguinte forma:

  • Uma vida longa e saudável (saúde) é medida pela expectativa de vida;
  • O acesso ao conhecimento (educação) é medido por:

Os 4 estágios do desenvolvimento cognitivo de Piaget. Jean Piaget divide o desenvolvimento cognitivo em 4 estágios principais: sensório-motor, pré-operatório, operatório concreto e operatório formal.

Quatro elementos básicos são responsáveis pela passagem de uma etapa de desenvolvimento mental para a seguinte: a maturidade do sistema nervoso, a interação social, a experiência física e a equilibração.

Fase 1 Crescimento intra-uterino, inicia-se na concepção e vai até o nascimento. Fase 2 Primeira infância, vai do nascimento aos dois anos de idade, aproximadamente, caracterizando-se por um crescimento incremental, que se inicia no nascimento e estende-se até um mínimo marco inicial da fase seguinte.

O objetivo central do desenvolvimento é melhorar a vida humana. Isso significa ampliar as capacidades, as oportunidades e as escolhas das pessoas.

A primeira infância é um período fundamental e completamente decisivo na formação do ser humano, e as experiências nele vividas impactam diretamente em seu potencial ao longo de toda a vida.

Entendendo as 4 fases da infância

  • Primeira infância. ...
  • Fase pré-escolar. ...
  • Período de latência. ...
  • Estágio da puberdade.

A teoria de Piaget considera que o desenvolvimento infantil consiste em quatro fases no que diz respeito à cognição: sensório-motor, pré-operatório, operatório concreto e operatório formal.

Quando o entendimento voltado as fases de desenvolvimento é efetivo, pode-se ter maior compreensão de quais as potencialidades devem ser trabalhadas e estimuladas nas crianças, de acordo com o estágio no qual fazem parte, e assim promovendo a aquisição no processo de ensino- aprendizagem.

Infância: 1ª fase da vida. A fase da infância é um período importante na vida de todo ser humano. Nela se aprende a identificar o mundo, interpretá-lo, fortalecer os laços familiares e iniciar suas relações sociais e de aprendizado através das experiências.

Desenvolvimento é toda ação ou efeito relacionado com o processo de crescimento, evolução de um objeto, pessoa ou situação em uma determinada condição. O ato de se desenvolver resulta na ação de estar apto para o próximo passo, direção, indicação ou etapa superior a que se encontra na fase atual.

O desenvolvimento, em qualquer concepção, deve resultar do crescimento econômico acompa- nhado de melhoria na qualidade de vida, ou seja, deve incluir “as alterações da composição do produto e a alocação de recursos pelos diferentes setores da economia, de forma a melhorar os indicadores de bem-estar econômico e social ...