Quais são os fatores que influenciam o crescimento da população de um país?

Perguntado por: ajordao8 . Última atualização: 3 de maio de 2023
4.7 / 5 19 votos

Melhorias e inovações na saúde, aumento da qualidade de vida, maior fluxo imigratório e maiores taxas de natalidade são fatores que influenciam no crescimento populacional.

Por meio das taxas de natalidade e de mortalidade, é possível calcular o crescimento vegetativo de uma população. Também chamado de crescimento natural, representa a diferença entre a taxa de natalidade e a taxa de mortalidade no período de um ano.

industrialização, urbanização, vacinas, surgimento de novos remédios, melhorias na infraestrutura e qualidade de vida das pessoas.

Percentual de incremento médio anual da população residente em determinado espaço geográfico, no período considerado. O valor da taxa refere-se à média anual obtida para um período de anos compreendido entre dois momentos, em geral correspondentes aos censos demográficos. Indica o ritmo de crescimento populacional.

O crescimento natural ou vegetativo é fruto da diferença entre as taxas de natalidade e de mortalidade.

Pode-se distinguir duas causas básicas para o crescimento populacional brasileiro: a contribuição da imigração e o crescimento natural ou vegetativo da população.

A transição demográfica, conforme o agrupamento das características que permeiam o crescimento natural de uma população, é dividida em quatro fases. As quatro fases são: pré-transição demográfica, aceleração demográfica, desaceleração demográfica e estabilização demográfica.

A distribuição da população é influenciada por fatores físicos (clima, relevo, vegetação, solo, rede hidrográfica) e fatores humanos (económicos, sociais, históricos, culturais).

O crescimento acelerado da população mundial trouxe consequências para o meio ambiente, como desmatamento e esgotamento de solos, e também ampliou problemas sociais, como a fome, uma preocupação mundial que está associada à distribuição de riquezas.

Na maior parte do mundo que ainda passa pela primeira transição demográfica, a redução da mortalidade infantil foi o fator preponderante para elevar a expectativa de vida. Nos países desenvolvidos, onde o patamar de mortalidade infantil é baixo, o fator de maior impacto foi o aumento da sobrevivência dos idosos.

Transição Demográfica: o que é, como funciona e fases!

  • Pré-transição.
  • Aceleração ou explosão demográfica.
  • Desaceleração demográfica.
  • Estabilização demográfica.

Isso ocorreu segundo fatores como a qualidade de vida dos indivíduos, as guerras, as epidemias, os avanços da medicina, etc. Muitas descobertas e avanços da área médica foram fundamentais para que os séculos XX e XXI registrassem um elevado crescimento populacional.

A disponibilidade de espaço e alimentos, o clima e a existência de predatismo e parasitismo e competição são fatores de resistência ambiental (ou, do meio que regulam o crescimento populacional.

O cálculo é complexo, em geral, restrito a demógrafos. Em termos técnicos, subtrai-se 1 da raiz enézima da população final, dividida pela população no começo do período considerado, multiplicado por 100.

O estudo da população é fundamental para podermos verificar a realidade quantitativa e qualitativa da mesma, e esse estudo só pode ser completo se a população for recenseada.

Fatores como urbanização, queda da fecundidade da mulher, planejamento familiar, utilização de métodos contraceptivos, a mudança ideológica da população entre outros têm interferido diretamente na redução desse crescimento populacional.

A taxa de fecundidade no Brasil diminuiu de 6,28 para 1,87 em 50 anos (1960 a 2010). Em 2030 deve ser alcançado o patamar de 1,5. O tamanho médio das famílias brasileiras diminuiu de 3,62 pessoas em 2008 para 3,07 em 2018. número de filhos das que têm até 3 anos de estudo.

- A taxa de natalidade é elevada em decorrência dos problemas sociais vividos nesses países. - As políticas públicas referentes à saúde, educação e oportunidades de emprego são ineficientes. - Boa parte da população vive em situação de pobreza. - Faltam recursos básicos para viver.

211 milhões de habitantes

4 de agosto de 2023: Copa do Mundo Feminina 2023: a primeira eliminação precoce da Alemanha e outras curiosidades.

O intenso crescimento brasileiro se deve, sobretudo da cultura de famílias com um grande número de filhos, dos fluxos migratórios que ocorreram ao longo do processo de povoamento do país, a melhoria das condições médico-sanitárias, além da criação de vacinas e métodos de tratamento de doenças.

As principais teorias demográficas são: malthusianismo, neomalthusianismo, teoria reformista e transição demográfica.