Quais são os fatores que influenciam no processo de aprendizagem?

Perguntado por: rcruz . Última atualização: 26 de abril de 2023
4.2 / 5 19 votos

Existem diversos fatores que podem interferir negativa ou positivamente no processo de aprendizagem do aluno. Entre eles, destacam-se aspectos ambientais, econômicos, sociais, afetivos, psicológicos, emocionais e familiares.

Fatores psicoemocionais e transtornos que afetam a aprendizagem.

Quais são os principais tipos de problemas de aprendizagem?

  • Dislexia. A dislexia é a dificuldade em identificar o grafismo das letras e números, ou seja, de relacionar os seus desenhos com o som emitido. ...
  • Disgrafia. ...
  • Déficit de Processamento Auditivo. ...
  • Discalculia. ...
  • Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade.

Os resultados indicam que as dificuldades de aprendizagem estão relacionadas diretamente com o ambiente familiar desestruturado, condições precárias de vida, insucesso social, fatores culturais, problemas emocionais e condições de saúde. Palavras chave: Aprendizagem, Alfabetização, Leitura, Escrita.

Fatores orgânicos:
Por exemplo: lesões neurológicas, deficiência auditiva, deficiência visual, podem trazer, como consequência, problemas cognitivos com maior ou menor gravidade. Apesar de, por si sós, não caracterizarem um problema de aprendizagem, tais problemas podem comprometer a aprendizagem.

O processo de aprendizagem acontece a partir da aquisição de conhecimentos, habilidades, valores e atitudes através do estudo, do ensino ou da experiência. A construção de conhecimentos em sala de aula deve se constituir de forma gradativa adequando-se a cada estágio do desenvolvimento da criança.

O processo de ensino e aprendizagem é definido como um sistema de trocas de informações entre docentes e alunos, que deve ser pautado na objetividade daquilo que há necessidade que o aluno aprenda.

Bom, de maneira simplificada, podemos dizer que a dificuldade de aprendizagem é uma desordem mental que atrapalha o ritmo com que um estudante aprende. Essa desordem pode acontecer por vários motivos como, por exemplo: a metodologia de ensino, ambiente escolar e até mesmo problemas pessoais e familiares.

A aprendizagem depende de quatro fatores fundamentais: maturação do sistema nervoso central, experiências, transmissão social e equilíbrio das estruturas cognitivas. Esses fatores permitem a aquisição de conhecimento com base na adaptação, na acomodação e na assimilação.

O processo de aprendizagem é um fenômeno natural do ser humano que envolve uma série de fatores: aspectos cognitivos, emocionais, orgânicos, psicossociais e culturais.

A dificuldade mais conhecida e que vem tendo grande repercussão na atualidade é a dislexia, porém, é necessário estarmos atentos a outros sérios problemas: disgrafia, discalculia, dislalia, disortografia e o TDAH (Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade).

Quais são os principais transtornos de aprendizagem?

  • dificuldade para reconhecer palavras;
  • inversão de letras;
  • dificuldade em memorizar palavras e sons;
  • lentidão para ler e escrever;
  • dúvidas relacionadas à ortografia.

Assim como mencionado anteriormente, a dificuldade de aprendizagem é quando um aluno possui uma maneira diferente de aprender, mas não quer dizer que ele não tenha capacidade de aprender. Refere-se a um obstáculo, uma barreira, que pode ter origem tanto cultural quanto cognitiva ou até mesmo emocional ou metodológica.

Entre eles, destacam-se aspectos ambientais, econômicos, sociais, afetivos, psicológicos, emocionais e familiares. Fatores como condições habitacionais, sanitárias, de higiene e de nutrição também são considerados determinantes para a aprendizagem do aluno na escola e fora dela.

As principais características clínicas das dificuldades de aprendizagem são: Dificuldades na leitura, ortografia, escrita ou matemática. Dificuldade em entender e seguir regras e instruções. Memória prejudicada.