Quais são os fatores que impedem que os países tenham uma mortalidade menor?

Perguntado por: uvilela . Última atualização: 3 de maio de 2023
4.1 / 5 14 votos

Existem diversos fatores que podem impedir que um país apresente uma mortalidade menor, tais como:

  • Falta de acesso a serviços de saúde de qualidade e/ou falta de investimentos em saúde.
  • Desigualdades sociais e econômicas, que podem afetar a saúde das pessoas.

Os principais fatores que promovem a mortalidade infantil são:

  • a falta de assistência e de instrução às gestantes;
  • ausência de acompanhamento médico;
  • deficiência na assistência de saúde;
  • desnutrição;
  • ausência de políticas públicas efetivas em educação;
  • ausência ou deficiência no saneamento básico.

A pesquisa do IBGE ressalta ainda outros fatores que ajudaram a reduzir as taxas de mortalidade como o aumento da escolaridade feminina, a elevação do percentual de domicílios com esgotamento sanitário, água potável e coleta de lixo, e maior acesso da população aos serviços de saúde, com relativa melhoria na qualidade ...

Alguns fatores que contribuíram para a redução das taxas de mortalidade consistem no saneamento básico, no maior acesso aos serviços de saúde, ao maior grau de informação da população, e à urbanização.

a mortalidade infantil diminuiu em todos os municípios do Estado, refletindo a melhoria nas condições de vida, o declínio da fecundidade e o efeito de intervenções públicas nas áreas de saúde, saneamento e educação, entre outros aspectos.

Os fatores responsáveis pela diminuição das taxas de natalidade são:

  • urbanização;
  • Não pare agora... ...
  • planejamento familiar;
  • utilização de métodos contraceptivos;
  • melhoria nas condições de educação;
  • inserção da mulher no mercado de trabalho;
  • casamentos tardios;
  • custo de criação dos filhos.

Existem vários fatores que podem influenciar a taxa de mortalidade, entre eles a condição física de cada habitante, fenômenos climatológicos, subnutrição, doenças (como infarto, derrame cerebral, etc) entre outros.

Pressão alta, tabagismo, alta taxa de glicose no sangue, sedentarismo e excesso de peso são os fatores que mais contribuem para elevar o índice de mortalidade, ao ampliarem o risco de doenças crônicas como cardiopatias, diabetes e câncer, concluiu a Organização Mundial da Saúde.

Resposta verificada por especialistas
Cita-se, posteriormente, avanço tecnológico e científico, estimulando assim, desenvolvimento de vacinas, bem como de métodos voltados para tratamentos de enfermidades e estudo de doenças que acometiam o homem.

Fatores como o avanço da urbanização, melhorias na saúde, maior oferta de métodos contraceptivos e a presença cada vez maior da mulher no mercado de trabalho estão relacionados ao menor número de nascimentos nessa terceira etapa.

O crescimento populacional de um determinado território ocorre através de dois fatores: a migração e o crescimento vegetativo, esse último é a relação entre as taxas de natalidade e as de mortalidade.

No acesso à saúde, as medidas propostas para o aumento da natalidade incluem “apoios para tratamentos de fertilidade, no quadro do SNS”, acesso generalizado a consultas de ginecologia, uma maior humanização do parto, eliminando a violência obstétrica que afeta inúmeras mulheres no País, e “melhorar o acesso a serviços ...

Fatores como urbanização, queda da fecundidade da mulher, planejamento familiar, utilização de métodos contraceptivos, a mudança ideológica da população entre outros têm interferido diretamente na redução desse crescimento populacional.

Os progressos da medicina, as campanhas de vacinação; a melhoria das condições sanitárias por meio das instalações de redes de água tratada, coletoras de esgoto e da coleta de lixo; a maior conscientização da população quanto á prevenção de doenças, que estimula a prática de exercícios e de uma alimentação mais ...

Resposta verificada por especialistas
Os fatores que levaram a diminuição das taxas de mortalidade, ampliando o crescimento natural foram: As melhorias das condições sanitárias; O desenvolvimento de novos tratamentos de saúde; O acesso da população à melhoria das condições socioeconômicas.

Em relação às causas externas, chama a atenção o fato de o Brasil, apesar de ser um país de renda média-alta, ter um percentual de mortes acima da média dos países de renda baixa. Entre as causas externas, as mais significativas são a violência e os acidentes de trânsito.

A mortalidade infantil poderia ser reduzida em mais de 70% com medidas preventivas como saneamento, educação, higiene, amamentação e intervenções simples (acesso a antibióticos, hi- dratação oral, uso de inseticidas e mosquiteiros) (ONU, 2010a).

Por exemplo: acabar com a fome e a miséria, aumentar o acesso ao saneamento básico (água e esgoto tratados), melhorar a instrução das mulheres, dar à população de baixa renda mais acesso a serviços de saúde de qualidade, aumentar as campanhas de conscientização sobre a importância da vacinação, da reidratação oral e do ...

Taxa de mortalidade em países desenvolvidos e subdesenvolvidos. A taxa de mortalidade em países desenvolvidos é baixa,principalmente pelo fato de existirem políticas públicas que auxiliam a população em suas necessidades, como vacinas e medicamentos.

Resposta verificada por especialistas
Taxa de natalidade em países desenvolvidos: São geralmente muito baixas, a inserção da mulher no mercado de trabalho, o maior acesso a sistemas de saúde e métodos contraceptivos, fazem com que as pessoas tenham menos filhos, e isso é uma tendência mundial.