Quais são os fatores psicológicos que influenciam o comportamento de consumo dos indivíduos?

Perguntado por: amaia3 . Última atualização: 25 de abril de 2023
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Já nos fatores psicológicos o comportamento de compra do consumidor leva em conta interferências dos fatores psicológicos e podem ser divididos em: motivação, percepção, aprendizagem, crenças e atitudes. Todas essas variáveis, unidas aos atributos individuais, são os fatores que influenciam o comportamento de compra.

O fator psicológico inclui quatro fatores: motivação, percepção, aprendizagem e memória (KOTLER; KELLER, 2016).

Os fatores internos incluem a biologia, a personalidade, os valores e as crenças de uma pessoa, enquanto os fatores externos incluem o ambiente, a cultura, a educação e as experiências de vida. Um dos principais aspectos do comportamento humano é a capacidade de aprender e mudar.

Fatores psicológicos dizem respeito a motivações, atitudes e percepções de um indivíduo. Estes fatores influenciam na maneira como o seu consumidor pode entender a mensagem que sua empresa quer passar.

Já nos fatores psicológicos o comportamento de compra do consumidor leva em conta interferências dos fatores psicológicos e podem ser divididos em: motivação, percepção, aprendizagem, crenças e atitudes.

Olfato. As lojas usam o olfato há muito tempo pra criar impacto emocional no consumidor.

Há quatro tipos principais de comportamento de compra: comportamento complexo, comportamento de redução de dissonância, comportamento habitual e comportamento de busca por variedade.

O consumo desempenha papel importante na diferenciação (inovação ou oposição de comportamentos), na imitação (repetição e propagação de um comportamento) e na adaptação (combinação ou composições de comportamentos diferentes).

Fatores situacionais
Ambiente social: diz respeito às influências de outras pessoas na situação de consumo, como familiares que acompanham ou mesmo promotores. Tempo: é o tempo que a pessoa dispõe para comprar e sua expectativa a respeito.

Quais fatores que influenciam a compra?

  • Cultura. O primeiro e mais forte fator de influência no comportamento do consumidor é a cultura na qual ele está inserido. ...
  • Papel Social. ...
  • Medos e frustrações. ...
  • Desejos e necessidades.

Ele baseou seu estudo na hipótese lexical e propôs um modelo de cinco fatores independentes sob os quais a personalidade poderia ser analisada. Os fatores de McDougall eram os seguintes: intelecto, caráter, temperamento, disposição e humor.

Ao estudar e identificar diferentes aspectos das fases da vida, a Psicologia do Desenvolvimento apoia a construção e aperfeiçoamento do indivíduo em cada uma delas. Em outras palavras, esse campo do conhecimento serve para evidenciar comportamentos normais e prejudiciais, incentivando melhorias e corrigindo falhas.

Esses fatores incluem também crenças, valores, tradições e costumes. Essas mudanças ajudam a moldar o comportamento do consumidor e influenciam grandemente suas decisões de compra. Por exemplo, as crenças culturais associadas ao consumo de determinados alimentos podem levar à mudança na alimentação dos consumidores.

Isso significa que a personalidade inclui todos os fatores físicos, biológicos e socioculturais, unindo tendências que nascem com a pessoa e experiências adquiridas ao longo de sua vida.

Resposta. Os principais fatores que influenciam o comportamento do consumidor são os fatores sociais, culturais, pessoais e psicológicos.

Dependendo do seu estado emocional ou psíquico, seu organismo pode gerar reações físicas como doenças ou dores. Afinal, a saúde física e mental caminham juntas. A postura e o comportamento negativo da pessoa diante de uma situação tendem a piorar uma doença ou sintoma.

A cultura é o principal determinante do comportamento e dos desejos da pessoa. À medida que cresce, a criança adquire certos valores, percepções, preferências e comportamentos de sua família e de outras instituições.

Ainda na perspectiva psicológica, a literatura destaca que existem duas motivações que podem ser determinantes no comportamento do consumidor, sendo estas: motivações de compra utilitárias e motivações de compras hedônicas.

O vínculo emocional do consumidor é determinante no momento da sua decisão de compra. Nesse vínculo emocional estão inseridos todos fartotes emocionais que a marca, produto ou serviço despertam no consumidor. De forma geral, o vínculo emocional mede como o consumidor se sente em relação aquele produto.

Os cinco sentidos, que estão relacionados com a percepção do meio interno e externo, são o olfato, paladar, visão, audição e tato. O meio interno e o externo proporcionam uma grande variedade de sensações, que são percebidas graças ao nosso sistema nervoso e aos nossos órgãos dos sentidos.