Quais são os fatores psicológicos que influenciam no endividamento?

Perguntado por: dbarros . Última atualização: 4 de fevereiro de 2023
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São muitos os impactos emocionais e físicos que as dívidas podem causar nas pessoas. Preocupação, medo, insegurança e a incerteza sobre recursos para compras básicas afetam diretamente o estado mental desse indivíduo.

As principais causas do endividamento são o aumento da inflação e a diminuição do poder de compra. Uma das formas de conter a alta da inflação, e que vem sendo utilizada no Brasil, é aumentar a taxa Selic, que é a taxa básica de juros da economia.

Os fatores psicológicos abrangem aspectos como transtorno mental, traço de personalidade ou estilo de tolerância e comportamentos que comprometem a saúde. Nas pesquisas científicas havia uma prevalência na investigação das doenças de um modo geral, sendo as decorrentes de fatores psicológicos geralmente negligenciadas.

Fatores que influenciam o desenvolvimento humano
A inteligência pode desenvolver-se de acordo com as condições do meio em que se encontra. Crescimento orgânico – refere-se ao aspecto físico. Maturação neurofisiológica – é o que torna possível determinado padrão de comportamento.

Existem outros dois tipos: o endividamento ativo, que é quando o consumidor assume dívidas constantes de forma consciente; e o superendividamento, que são os gastos que fogem do controle do orçamento. No fim, o mais importante é que as receitas e as despesas estejam equilibradas.

O endividamento excessivo pode trazer sérias consequências financeiras e, até mesmo, morais. Como consequências financeiras, podemos citar: perda de patrimônio, comprometimento da renda com pagamento de juros e multas, redução do consumo futuro etc.

Contratação de dívidas entre mais consumidores de rendas média e baixa foi o maior motivo da alta do endividamento, diz entidade. Volume de inadimplentes também alcançou marca histórica de 30%.

“Mas não pode ser motivo de vergonha uma dificuldade que no momento atinge mais de 62 milhões de cidadãos de um país com 14 milhões de desempregados”, complementa Meister. O desemprego ainda é o principal motivo de endividamento (30%) no Brasil, mas apresentou queda em relação ao ano anterior.

Existem diversos motivos para o endividamento, como ele surgir devido alguma despesa alta e inesperada, ou com os imprevistos, como a perda de emprego, problemas de saúde e afins. Pode também ser gradativo, com faturas atrasadas de cartão de crédito ou financiamentos, a famosa “bola de neve”.

Como prevenir e combater as dívidas. Veja as dicas de um especialista

  1. Planilha de gastos.
  2. Plano de contingência.
  3. Mantenha o nome limpo.
  4. Cartão de crédito sob controle.
  5. Cuidado com pequenos gastos.

A psicologia moderna trabalha com 4 perfis psicológicos: Colérico, Melancólico, Sanguíneo e Fleumático. Esses perfis são fundamentais para as escolhas de carreira, trabalho, parceiro, sócio e até da modalidade esportiva.

Quando esses fatores psicossociais se evidenciam, eles geram sobrecarga mental, ansiedade e outros impactos negativos para o trabalhador. Como consequência, isso se reflete na empresa, trazendo perdas para ela.

No Brasil, os cinco fatores básicos desse modelo têm sido chamados de Extroversão, Neuroticismo, Socialização, Realização e Abertura à experiência, embora a literatura internacional tenha apontado algumas divergências em relação aos nomes.

São oito os processos psicológicos básicos, sendo: Percepção, Aprendizagem, Linguagem, Pensamento, Atenção, Memória, Motivação e Emoção.

Já nos fatores psicológicos o comportamento de compra do consumidor leva em conta interferências dos fatores psicológicos e podem ser divididos em: motivação, percepção, aprendizagem, crenças e atitudes. Todas essas variáveis, unidas aos atributos individuais, são os fatores que influenciam o comportamento de compra.

Veja os principais fatores capazes de influenciar o comportamento do consumidor

  • Personalidade. A personalidade, o perfil comunicativo — amplamente explicado pela Neurociência — e a visão de mundo do cliente são alicerces de seu padrão de consumo. ...
  • Faixa etária. ...
  • Classe social. ...
  • Hábitos e cultura. ...
  • Experiência com a marca.

Assertividade, passividade e agressividade são três tipos de comportamentos e estilos de comunicação que se caracterizam de diferentes formas e que podem causar benefícios e prejuízos tanto para as pessoas que se comportam e se comunicam quanto para as que estão ao seu redor.