Quais são os fatores necessários para facilitar as ações da alfabetização?

Perguntado por: mramos . Última atualização: 19 de maio de 2023
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Alfabetização: 6 práticas essenciais

  1. 1 Identificar o que cada criança da turma já sabe. ...
  2. 2 Realizar atividades com foco no sistema de escrita. ...
  3. 3 Realizar atividades com foco nas práticas de linguagem. ...
  4. 4 Utilizar projetos didáticos para alfabetizar. ...
  5. 5 Trabalhar com sequências didáticas.

O objetivo da alfabetização é ensinar a ler e escrever e o letramento diz respeito a aquisição da habilidade de fazer uso da leitura e da escrita nos espaços sociais. Os processos de alfabetização e letramento são interdependentes e, quando bem articulados, levam a uma aprendizagem mais significativa.

Em sala de aula, desenvolver trabalhos e atividades pautados na colaboração é uma prática bastante rica para o alfabetizar letrando, haja vista que a cooperação entre as crianças é um meio eficaz para favorecer a troca de experiências e a discussão em contextos reais sobre práticas de leitura e escrita.

Entre eles, destacam-se aspectos ambientais, econômicos, sociais, afetivos, psicológicos, emocionais e familiares. Fatores como condições habitacionais, sanitárias, de higiene e de nutrição também são considerados determinantes para a aprendizagem do aluno na escola e fora dela.

O processo de aprendizagem acontece a partir da aquisição de conhecimentos, habilidades, valores e atitudes através do estudo, do ensino ou da experiência. A construção de conhecimentos em sala de aula deve se constituir de forma gradativa adequando-se a cada estágio do desenvolvimento da criança.

“O ambiente alfabetizador é muito visual. É para despertar a curiosidade e o interesse das crianças, para que elas se aproximem e tentem ler e interpretar as imagens e palavras que veem. É muito perceptível o quanto isso contribui para a alfabetização delas”, explica Danusa Campos Carvalhais Reis, diretora da unidade.

O papel do professor alfabetizador é de grande importância, pois é ele quem tem os meios e o conhecimento de como levar à criança a aquisição da leitura e da escrita.

Seis componentes essenciais embasam essa política: consciência fonêmica, instrução fônica sistemática, fluência em leitura oral, desenvolvimento de vocabulário, compreensão de textos e produção escrita.

Habilidade de compreensão. Vocabulário. Conhecimento das letras. Habilidade de consciência fonológica.

PRÁTICAS DE LETRAMENTO
E para que isso aconteça é preciso que o professor adote práticas diárias de letramento: Promover práticas diárias de leitura, de livros, de jornais, revistas em sala de aula. Transformar a sala de aula em um ambiente alfabetizador no qual o aluno tenha contato direto com leitura e escrita.

Sônia salienta que levar o legado de Magda para a prática passa por três aspectos: proporcionar às crianças momentos de leitura e escrita com significado social; utilizar jogos de alfabetização e interagir com os alunos, sempre dialogando, respeitando o processo de cada um e intervindo da melhor forma possível.

Quando o aluno é capaz de entender um texto, interpretar uma história, falar com clareza e se expressar de forma eficaz por meio das palavras empregadas por ele, torna-se então indivíduo letrado. Uma pessoa que sabe ler e escrever, é alfabetizada.

O objetivo da alfabetização é promover nas crianças a aprendizagem do sistema da língua escrita. Em outras práticas de letramento é possível aprender apenas observando os outros fazendo, já na prática de alfabetização é necessário à mediação do professor.

A leitura, a escrita e a matemática são meios ou estratégias para o desenvolvimento da capacidade de aprender. Entre as três, certamente, a leitura, especialmente a compreensão leitora, tem o seu lugar de destaque. Ler para aprender é fundamental para qualquer componente pedagógico do currículo escolar.

5 práticas pedagógicas para levar para sala de aula

  • Estimular o diálogo entre os estudantes. ...
  • Acompanhar estudantes com dificuldades de aprendizagem. ...
  • Propor situações-problemas para a turma resolver em conjunto. ...
  • Incluir a leitura na rotina de estudos dos estudantes. ...
  • Levar experimentos para a sala de aula.

O mais importante a fazer para ajudar os alunos com dificuldade de aprendizagem é avaliar suas necessidades, contextualizá-las no processo de ensino-aprendizagem e diversificar as atividades.

Ler livros, fazer cursos presenciais e online e participar de palestras são essenciais para melhorar a capacidade de aprendizagem.

O processo de ensino e aprendizagem engloba uma serie de questionamentos como a própria definição do que é aprender e ensinar. Por esse motivo torna-se necessário que os educadores sejam capazes de compreender as diferenças de cada ação e saber escolher a melhor maneira que irá trabalhar um determinado tema.

A sala deve despertar o interesse pela leitura, pela escrita e pelo manuseio do material didático, antes mesmo que as crianças dominem suas convenções. A ideia é fazer das paredes murais vivos, em constante ampliação e utilização, conforme a evolução das aulas. Muitas das atividades são bem simples.

O que deve ter na minha sala de aula? * É a referência da criança para a escrita e a leitura; * Em letra bastão (inicialmente) com imagens que fazem relação entre o grafema e o fonema; * Alfabeto de bolso (ou concreto) – com objetos que podem ser manipulados.