Quais são os fatores fisiológicos e biológicos que afetam a permeação dos cosméticos na pele?

Perguntado por: zsantos . Última atualização: 30 de maio de 2023
4.7 / 5 20 votos

Diversos são os fatores biológicos e fisiológicos que afetam a permeação da pele, como, por exemplo, o teor lipídico, espessura, sexo, idade, nível de hidratação, integridade e região da pele.

R.: Os fatores que interferem na permeabilidade dos cosméticos são: - Idade (quanto mais idoso, maior a espessura da pele e menor a permeabilidade cutânea). - Região da pele (áreas mais espessas dificultam a absorção). - Nível de hidratação da pele (uma pele mais hidratada recebe melhor os ativos).

Permeação: se trata de um ativo cosmético que consegue agir em mais camadas, chegando até a derme, mas no entanto, não alcança os vasos sanguíneos. A permeação pode ser chamada também de absorção transcutânea. Absorção: é um termo usado para medicamentos e situação em que o ativo não chega até a corrente sanguínea.

Intracelular ou transcelular: através dos corneócitos; Intercelular: através dos espaços entre os corneócitos; Transfolicular: através dos folículos pilosos; Transglandular: pelas glândulas sudoríparas.

Dentre os fatores que influenciam a estabilidade do produto temos os extrínsecos ou externos à formulação, tais como: tempo, temperatura, luz, umidade, oxigênio e vibração e os intrínsecos ou relacionados à própria natureza das formulações, como interações entre os componentes da fórmula e até com o material de ...

Absorção: Os ingredientes ativos de um produto atingem a corrente sanguínea; Penetração: Os ingredientes ativos atingem apenas a epiderme; Permeação: Os ingredientes ativos atingem a derme (camada abaixo da epiderme), mas não chega a atingir os vasos sanguíneos.

As pirrolidonas e seus derivados têm grande potencial como promotores de permeação transdérmicos. A mais comum, a N-metil-2-pirrolidona (NMP), tem sido amplamente usada para aumentar a absorção pela pele de muitos fármacos, como por exemplo insulina, ibuprofeno e flurbiprofeno.

A resposta correta é "Região anatômica". Os fatores biológicos que alteram a permeabilidade cutânea incluem o fluxo sanguíneo, a espessura da epiderme, a hiperqueratinização da epiderme e o envelhecimento cutâneo. A região anatômica não é um fator biológico que afeta a permeabilidade cutânea.

Higienização da pele: a nossa epiderme possui diversos mecanismos de defesa, entre eles uma barreira lipídica. Quando higienizamos a pele, a barreira lipídica diminui, tornando o trajeto do ativo mais fácil, estimulando, portanto, a permeabilidade cutânea.

Os desafios implicados no desenvolvimento de formas farmacêuticas transdérmicas são direcionados, sobretudo, a favorecer da eficiente liberação e permeação dos princípios ativos através das camadas da pele, que se apresentam como barreira à penetração de fármacos.

Para além disso, dado que as substâncias solúveis em gordura conseguem atravessar o manto superficial e chegar facilmente a estas camadas contínuas, existem determinadas substâncias que conseguem ser absorvidas e chegar às camadas profundas da pele ou passar para a circulação sanguínea, um princípio aproveitado para a ...

Aplicação de altas temperaturas na pele, pela utilização de energia térmica, durante curtos intervalos de tempo. Formação de microcanais na camada córnea quando ocorre a rápida vaporização de água na sua superfície.

C) O componente que atua como agente de permeação cutânea é o lauril sulfato de sódio.

“Os ingredientes ativos, como o próprio nome já diz, são aquelas substâncias adicionadas às fórmulas dos produtos cosméticos para agir de alguma forma sobre a pele, satisfazendo uma certa necessidade do tecido cutâneo, seja hidratação, ação antienvelhecimento, calmante, entre diversas outras.

Cada produto e pele tem um tempo diferente de absorvição. "É difícil apontar um período específico, mas você deve esperar até sentir o cosmético bem seco na pele, o que geralmente leva de 30 a 60 segundos."

Vias tópica e transdérmica
Este tipo de absorção apresenta baixos efeitos colaterais, pode ser autoadministrável e é ideal para que o fármaco tenha seu efeito prolongado. Como exemplo, pomadas são aplicadas em via tópica; e adesivos para parar de fumar, em via transdérmica.

Os conservantes protegem os produtos da contaminação de microrganismos, tais como bactérias e fungos2 , durante o armazenamento e a utilização pelo consumidor. Podem prolongar o prazo de validade dos produtos cosméticos.

Bio, fitocosméticos e aromaterapia.

Glicerina, etilenoglicol, sorbitol, d-pantenol, propilenoglicol: são umectantes que permitem a hidratação superficial da epiderme e garantem a cremosidade da formulação cosmética.