Quais são os fatores de inclusão social?

Perguntado por: aamorim . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.8 / 5 6 votos

São considerados fatores de inclusão social:

  • a pobreza e a reinserção ao mercado de trabalho.
  • a ausência de habitação e a violência.
  • a melhoria de capital humano por meio da educação, do treinamento e de empregos de melhor qualidade.
  • D a insegurança, justiça e solidariedade social.

De maneira geral, a inclusão no âmbito social está relacionada à igualdade. Essa igualdade deve ser estabelecida independentemente de fatores como classe social, condição física, cor, idade, identidade de gênero, orientação sexual etc.

Inclusão Social nas Escolas
Considerado um importante espaço de criação e desenvolvimento do ser humano, as escolas, nas últimas décadas tem se voltado para a importância das questões sobre a Inclusão Social, seja no âmbito das etnias, orientação sexuais, deficiências, dentre outros.

Os principais desafios de inclusão de pessoas com deficiência no trabalho, estão associados a: baixa qualificação profissional, adequação do perfil ao cargo, falta de informação a respeito de inclusão e adequação dessas pessoas ao ambiente de trabalho (infraestrutura).

Exclusão Econômica: determina a exclusão de pessoas que possuam rendas inferiores, por exemplo, os pobres. Exclusão Etária: designa a exclusão por idades, por exemplo, crianças e idosos. Exclusão Sexual: tipo de exclusão que é determinada pelas diferentes preferências sexuais, por exemplo, a exclusão dos transexuais.

Nesse sentido, para estabelecer uma ação de inclusão social, primeiramente é necessário observar e identificar quais seriam aqueles que estariam sistematicamente excluídos da sociedade, ou seja, que não gozam dos seus benefícios e direitos básicos, como saúde, educação, emprego, renda, lazer, cultura, entre outros.

Toda pessoa tem o direito de acesso à educação. Toda pessoa aprende. O processo de aprendizagem de cada pessoa é singular. O convívio no ambiente escolar comum beneficia todos.

O que você irá saber neste artigo:

  • Aumenta o desempenho e a criatividade da equipe.
  • Diminui a rotatividade ao incentivar o engajamento.
  • Reduz conflitos internos com compartilhamento saudável.
  • Fortalece a marca defendendo causas sociais.
  • Gera mais lucro para a empresa.
  • Ajuda a tomar melhores decisões com opiniões diversas.

As quatro ações aqui elencadas, a saber 1) cumprir a lei brasileira de inclusão e demais dispositivos legais da inclusão; 2) remover as barreiras, principalmente atitudinais; 3) combater o capacitismo por meio de uma política organizacional inclusiva; 4) investir em tecnologias assistivas incorporarando desenho ...

Homogeneidade, tradição, preconceito, socialização e radicalização são as barreiras que dificultam o processo de inclusão.

Melhora o acesso aos direitos essenciais de cada cidadão
Além disso, com saúde, a população passa a viver mais, usufruindo de diversos tipos de serviços. E se há uma boa alimentação, o governo passa a reduzir gastos com programas de auxílio, por exemplo. Há ainda a questão da segurança pública.

A inclusão social atua na contramão do preconceito e da discriminação, que precisam acabar em nossa sociedade. Por isso, a inclusão social pode ser uma excelente alternativa para instigar o abandono de comportamentos preconceituosos em relação ao outro ser humano, independentemente dos motivos apresentados.

Os motivos que causam a exclusão social são variados, mas dentre eles estão os seguintes:

  • Preconceito,
  • Desemprego,
  • Violência,
  • Desigualdade educacional,
  • Desigualdade social,
  • Desqualificação profissional, e.
  • Insegurança.

Existem diversas formas de inclusão social, como: cotas raciais, cotas sociais, inclusão de pessoas com deficiência no mercado de trabalho, diversidade de etnias e muitas outras. Algumas ferramentas ajudam a ter maior inclusão social, como o esporte.

No contexto brasileiro, a exclusão social é fortemente marcada pelo histórico colonial do país. Em razão disso, temos que as populações indígenas e as pessoas negras são aquelas que possuem menos acesso às estruturas socioeconômicas e de bens e serviços.

A importância de praticar a inclusão social começa na infância, quando os valores, a autoestima e o comportamento das crianças ainda estão sendo construídos. A escola é geralmente o principal alicerce para a inclusão, mas os pais devem fazer a sua parte em casa.

É um meio de erradicar as barreiras sociais criadas pelo racismo, desigualdades de gênero, hiatos de classe e deficiência física e mental. A partir disso, as ações de inclusão buscam combater a segregação social e promover um ambiente mais harmonioso por meio da democratização dos espaços e serviços.