Quais são os fatores bióticos e abióticos que interagem em determinada área?

Perguntado por: adomingues . Última atualização: 3 de maio de 2023
4.8 / 5 18 votos

São eles: Fatores bióticos: seres produtores (plantas e algas), seres consumidores (herbívoros e carnívoros) e seres decompositores (fungos e bactérias). Fatores abióticos: água, luz (energia luminosa), calor (energia térmica) e nutrientes (substâncias químicas).

Os componentes bióticos são todos os seres vivos que vivem em um determinado local, enquanto os componentes abióticos são todos os fatores físicos, químicos e geológicos do ambiente, como água, luz, solo, umidade, temperatura, nutrientes etc.

Os fatores bióticos são os seres vivos que habitam no ecossistema, desde animais predadores até fungos e bactérias que decompõem os restos de plantas e animais mortos. Entre os fatores abióticos podemos citar a água, pH, temperatura, rochas, lama, entre tantos outros.

01) quando relacionamos o meio abiótico ao biótico estamos nos referindo ao nicho ecológico.

Fatores abióticos: água, luz (energia luminosa), calor (energia térmica) e nutrientes (substâncias químicas).

Chamamos de abiótica quando um fator ambiental exerce influência sobre o meio, mas não tem sua origem em um organismo. A água, a luz solar, o vento e a temperatura, por exemplo, são fatores abióticos, enquanto os microrganismos, as plantas e os animais são fatores bióticos.

A relação entre os fatores abióticos e bióticos determina como será o equilíbrio em cada ecossistema. Os fatores abióticos são os determinadores da estrutura e andamento das atividades das comunidades vivas.

Resposta verificada por especialistas. A interação existente entre o meio biótico e o meio abiótico é chamada de ecossistema (letra A).

Os fatores abióticos são componentes não vivos que influenciam a vida dos seres vivos presentes no ecossistema. Através dos fatores abióticos os seres vivos fazem adaptações para seu desenvolvimento. Esses fatores variam de valor de local para local, o que determina uma grande variedade de ambientes.

Um ecossistema é um conjunto formado pelas interações entre componentes bióticos, como os organismos vivos: plantas, animais e micróbios, e os componentes abióticos, elementos químicos e físicos, como o ar, a água, o solo e minerais.

Esta parcela formada pelos seres vivos e suas interações é descrita como o fator biótico que compõe um ecossistema. Os fatores bióticos incluem plantas, animais, bactérias, fungos e microrganismos que interagem através das mais variadas relações ecológicas.

Fatores bióticos são as comunidades vivas de um ecossistema, ou seja, os organismos vivos encontrados em determinado ambiente. E as interações destes organismos com o ecossistema e os fatores abióticos (umidade, rochas, água, vento, entre outros).

Florestas, desertos, savanas e pradarias são os principais ecossistemas terrestres do planeta.

Em ecologia, os níveis de organização tratados são: organismo, populações, comunidades, ecossistemas e biosfera.

Divisão da biosfera

  • Epinociclo: é a porção terrestre da biosfera. Formado pelos biomas terrestres como as florestas, savanas, campos e desertos, além dos seres vivos que habitam esses ambientes;
  • Talassociclo: é a porção aquática marinha da biosfera. ...
  • Limnociclo: é a porção constituída por água doce.

Ao dizer onde uma espécie pode ser encontrada e o que faz no lugar onde vive, estamos informando respectivamente, Nicho ecológico e habitat.

A umidade está diretamente relacionada à temperatura, variando consideravelmente entre as diferentes regiões do planeta; E) Atmosfera – as condições atmosféricas também afetam os ecossistemas, podendo agir como perturbações de intensidades variadas.

Os ambientes apresentam algumas características como: temperatura, quantidade de chuva, quantidade de luz do Sol e os seres vivos que habitam no local. Os seres vivos dependem do ambiente para obter aquilo de que precisam para viver, como ar, água e abrigo.