Quais são os fardos que carregamos?

Perguntado por: lcoutinho . Última atualização: 28 de abril de 2023
4.5 / 5 19 votos

As dependências químicas, ou seja, os vícios em substâncias psicoativas como álcool, drogas, tabaco, são fontes de fardos que carregamos e fazemos as pessoas à nossa volta carregar, porque familiares e amigos acabam tendo que lidar com os efeitos da dependência no convívio.

O evangelho de hoje, de Mateus 11,28-30, diz que Jesus tomou a palavra e falou: “Vinde a mim todos vós que estais cansados e fatigados sob o peso dos vossos fardos, e eu vos darei descanso.

Deixemos esse fardo pesado; não é nossa a função de carregá-lo. Em vez disso, podemos tomar o jugo do amor e compaixão do Salvador. “Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei.

6) Podemos nos sentir como um fardo
É quando amigos e familiares precisam ser compassivos e tranquilizar seus entes queridos que eles não são um fardo para eles. Ao nos informar que podemos conversar com você sobre como estamos nos sentindo, podemos ter uma sensação de segurança e apoio à nossa volta.

1 Objeto, conjunto de objetos ou volume mais ou menos pesado, preparados para serem transportados; carga. 2 Qualquer volume para transporte; trouxa, embrulho, pacote. 3 fig Aquilo que causa sofrimento difícil de suportar. 4 fig Tudo o que exige cuidados e sérias responsabilidades.

Ex: Considerando que a fração seja 1 fardo de bebida, a quantidade referida seria 12 unidades.

2 Levai as acargas uns dos outros, e assim cumprireis a lei de Cristo. 3 Porque, se alguém supõe ser alguma coisa, não sendo nada, engana-se a si mesmo. 4 Mas prove cada um a sua própria obra, e terá glória só em si mesmo, e não em outrem.

Resposta: 1) Do Italiano FARDA, que veio do Germânico FARAWJAN, “tingir, colorir”.

“Vinde a mim, todos vós que estais cansados e carregados de fardos, e eu vos darei descanso. Tomai sobre vós o meu jugo e sede discípulos meus, porque sou manso e humilde de coração, e encontrareis descanso para vós. Pois o meu jugo é suave e o meu fardo é leve.”

O Senhor declarou: “Meu jugo é suave e o meu fardo é leve”. (Mateus 11:30) Em que sentido o jugo do Salvador é suave?

Cristo diz: “Venham a mim, todos vocês que estão cansados de carregar as suas pesadas cargas, e eu lhes darei descanso. Os deveres que eu exijo de vocês são fáceis, e a carga que eu ponho sobre vocês é leve” (Mateus 11:28 e 29).

Sem dúvida é isso que significa carregar os fardos uns dos outros — são realmentefardos. E ninguém sabe quando serão aliviados na mortalidade, se é que o serão. Mas podemos caminhar juntos e compartilhar o peso. Podemos erguer nossos irmãos, assim como Jesus Cristo nos ergueu (ver Alma 7:11–13).

No contexto primário em que Jesus convidou: “Vinde a mim”, os cansados e oprimidos eram todas àquelas pessoas que estavam oprimidas pelo pesado e cansativo fardo de regras e regulamentos de um tipo de religião imposta pelos escribas e fariseus que pregava a salvação com base na justiça própria.

Então ao dizer: “Meu jugo é suave”, Jesus está dizendo que aquilo que ele convida o pecador a usar é, de fato, agradável e fácil de levar. Nesse jugo suave, porém, Cristo não coloca um fardo pesado; ao contrário, seu fardo é leve. O compromisso que Ele requer de nós não é opressor, mas é um compromisso de gratidão.

Acontece que quando o inesperado surge, ninguém, naquele momento, sabe o que fazer. Daí surge a frase acalentadora: "Deus não te dá um fardo que você não possa carregar. Se Ele te deu é porque Ele sabe que você aguenta”. A questão é que temos de aguentar.

Quando acontece como uma situação temporária, o desânimo pode simplesmente ser uma resposta do corpo e da mente a alguma atividade cansativa, ou mesmo uma indicação de que seu corpo e mente precisam de descanso ou então não se habituaram a sua atual atividade.

No sentido patológico, há presença de tristeza, pessimismo, baixa auto-estima, que aparecem com freqüência e podem combinar-se entre si. A depressão provoca ainda ausência de prazer em coisas que antes faziam bem e grande oscilação de humor e pensamentos, que podem culminar em comportamentos e atos suicidas.

Fardo é o que cada um de nós precisa carregar, já uma carga é fora de nós, é sempre grande demais para uma pessoa carregar sozinha, devemos sim ajudar neste caso.