Quais são os Exus da linha de Oxumarê?

Perguntado por: agoncalves3 . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.6 / 5 20 votos

Os Exus da linha de Oxum

  • Toquinho da Calunga.
  • Caverinha.
  • Calunguinha.
  • Porteirinha.
  • Corisco.
  • Quebra Osso.
  • Poeirinha.
  • Covinha.

Os filhos de Oxumaré, no positivo, são extrovertidos, falantes, galantes, envolventes, comunicativos, criativos, amáveis, educados, curiosos, interrogativos e alegres. Os filhos de Oxumaré, no negativo, são apáticos, mórbidos, fechados, sombrios, solitários, auto punidores, venenosos e aziagos.

7 e 14

Oxumarê é o Orixá do movimento, dono do arco íris. Rege a sorte e riqueza. Por ser irmão de Omolu e filho de Nanã, seu dia é a segunda-feira, por isso para ter sua proteção, use neste dia roupas ou peças nas cores verdes e amarelas e ofereça-lhe batata doce amassada em forma de “cobra”. Seus números para sorte: 7 e 14.

Oxumaré é um orixá originário do Mahi, no antigo Daomé. Na região de Ifé é chamado de Ajé Sàlugá, ou ainda, aquele que proporciona a riqueza aos homens. Filho de Nanã Buruku com Oxalá, na mitologia Fon, Oxumaré está ligado à criação do mundo, a fecundação da existência, a renovação da vida.

Por essa lenda, é atribuído a Oxumarê o poder de regular as chuvas e as secas, já que, enquanto o arco-íris brilha, não pode chover.

Como é o caso do girassol que foi incluído no conjunto das folhas litúrgicas dos Orixás: Oxum, Oxossi, Oxumarê e Oxalá. O girassol era cultivado por nativos de terras que hoje são os Estados Unidos, México, Cuba, Peru e Brasil e ficou conhecido pelos colonizadores das Américas como "flor da boa sorte".

Duas fases de Oxumarê
Oxumarê, dentro do candomblé, se divide em duas qualidades: Oxumarê macho, representado pelo arco-íris; Oxumarê fêmea, chamado de Frecuém e representado pela serpente.

Segundo essa tradição, é símbolo da riqueza, continuidade e permanência, é a serpente-arco-íris, que representa a união entre o céu e a terra, o equilíbrio entre os orixás e os homens.

O Orixá Oxumaré é o símbolo da continuidade e da permanência. É a cobra arco-íris, representa a riqueza e a fortuna. Rege o princípio da multiplicidade da vida e o transcurso entre variados destinos.

Por estar ligado à mudança, este orixá assume formas de natureza feminina e masculina, mas não pode ser cristalizado em nenhuma delas. Além disso, todas as manifestações duais que permeiam a vida, como o dia e a noite, o bem e o mal ou a vida e a morte também se vinculam à sua compreensão.

Oxumarê usava seu poder de dominar as cobras. As vezes transformava-se em uma delas e escapava dos golpes mortais do machado de Xangô. Mas Xangô venceu. Xangô matou Oxumarê.

Oferenda: Oxumaré é oferendado com uma vela branca, uma vela azul, uma vela verde, uma vela dourada, uma vela vermelha, uma vela roxa, uma vela rosa, uma vela marrom terroso, dispostas em círculo ao redor da vela branca; um melão aberto; champagne rosé; flores multicoloridas.

ÒSÙMÀRÈ - OXUMARÊ: Girassol, acentua a atração e sedução.

Na Nigéria, Kare é cultuada num povoado próximo a Òsogbo que tem o seu nome. Kare é filha de Yemojá Tónà com Odé Ibúalámo (também conhecido como Erinlè - o caçador de elefantes). Kare é graciosa e sensual, porém ela herdou a liderança de sua mãe e a bravura de seu pai, por isso ela é considerada uma grande guerreira.