Quais são os exus da esquerda?

Perguntado por: ralencastro . Última atualização: 5 de fevereiro de 2023
4.7 / 5 18 votos

Dentro da doutrina umbandista, entendemos como sendo seres de esquerda: Exu, Pombagira e Exu-Mirim, mas o que isso quer dizer?

Costumam ser relacionados à direita os Caboclos, Pretos-Velhos, Baianos, Erês, Marinheiros, Ciganos e outros. Na esquerda podemos citar os Exus, Exus-Mirins e Pombajiras.

Na direita podemos citar os Caboclos, Pretos-Velhos, Baianos, Erês, Marinheiros e outros. Na esquerda podemos citar os Exus e Pombagiras. Saiba mais sobre os Exus na Umbanda e Quimbanda.

O mistério maior de Zé Pelintra vem de sua principal regência que é Oxalá, Ogum, Iemanjá e Iansã. Mas, podemos encontrar hoje dentro da falange da malandragem, diversos “Zés” com suas mais distintas filiações e atuações específicas dentro do campo desse ou daquele Orixá.

São eles: Oxalá, Oxum, Oxóssi, Xangô, Ogum, Obaluaiê, Yemanjá, Oyá, Oxumaré, Obá, Egunitá, Yansã, Nanã e Omolu.

Costumo dizer que Oxum é na imagem o que Exu é com o som. Ela amplamente conhecida pelo poder de te levar pela imagem e ele pela lábia. Imagem é base da imaginação e a imaginação é a base da criação. Da mesma forma, uma boa lábia mexe com a imaginação, é capaz de fazer até você ver.

Pomba gira é uma entidade espiritual da Umbanda e do Candomblé, considerada um Exu feminino e a mensageira entre o mundo dos orixás e a Terra.

A ideologia de esquerda defende, principalmente, as classes sociais menos favorecidas na sociedade, ou seja, aquelas que necessitam de mais atenção e serviços públicos. Os grupos de esquerda também são conhecidos por apoiarem sistemas de reformas sociais, como o socialismo e o comunismo.

As entidades mais comuns da esquerda são os Exus, as Pombo Giras, e os Exus e Pombo Giras Mirins. Os Exus têm o arquétipo de um guerreiro ou um policial que faz a lei divina funcionar.

São denominadas entidades “de Esquerda” porque encontram-se à esquerda dos sagrados orixás. As entidades da Esquerda na Umbanda (exus, pomba-giras, pombas-giras mirins e exu-mirins) são espíritos compromissados com a espiritualidade superior, que falam em perdão, em Lei, em ação e reação, em fé e em Deus.

Utiliza-se a guia atravessada também em tratamentos de certas partes do corpo, mas somente quando for ordenado que seja dessa forma, caso contrário a guia deve ser colocada no pescoço normalmente. Guias nas mãos ou enroladas no pulso, somente quando o médium está incorporado.

Quando duas pessoas estão olhando na mesma direção, os seus lados direito e esquerdo coincidem. Veja o que acontece quando as duas pessoas levantam a mão esquerda. A direita e a esquerda estão no mesmo lado para os dois.

Quem é Exu? Exu é um orixá guardião da comunicação, que faz parte das religiões originárias da África, como Candomblé e da Umbanda. É uma das entidades mais conhecidas e cultuadas pelos adeptos dessas religiões no Brasil.

De acordo com a mitologia africana, Ogum era filho do rei Odudua, fundador da cidade de Ifé. Apesar de viver os privilégios de um príncipe, Ogum era uma figura bastante inquieta e gostava muito de representar seu pai nas lutas pela conquista de novos territórios.

Maria Navalha

Se tinha uma mulher que Zé pilintra amava essa mulher sem dúvidas era Maria Navalha. A mulher era tão boa na lábia quanto o homem, enquanto Zé pensava em bater com as pernas no botequim Maria já estava lá sentada a sua espera.

E como todo malandro que se preze, ele trabalha em favor daqueles que são marginalizados pela sociedade. Porque ele, o Zé Pelintra, quando viveu aqui na Terra, passou por mesmo problema. Zé Pelintra sofreu na pele a discriminação: por ser órfão, por ser negro, por ser imigrante, por ser pobre.

Zé Pelintra se divide em dois malandros, o ritualístico que faz uso de bebidas, brinca com as mulheres, porém, busca trabalhar espiritualmente.

A missão do Espírito Protetor ou guia espiritual é a mesma de um pai com relação aos seus filhos, ou seja, guiar o seu protegido pela senda do bem, auxiliá lo com seus conselhos, confortá lo em suas aflições, etc.

Uma pessoa de luz é alguém que brilha a vida das pessoas ao seu redor. E não há poderes mágicos para isso. São pessoas que possuem empatia, simplicidade, humildade e amor dentro de si com uma naturalidade constrangedora. A gente nunca esquece uma pessoa de luz que passou em nossas vidas.

Por exemplo, se montanhas são de Xangô, Exu Montanha é de Xangô e Exu Sete Montanhas é de Xangô trabalhando nas Sete Vibrações/Linhas de Umbanda.

Oxúm aceitou e durante todo o tempo do trato, lavou, passou e cozinhou para Exú. No final do período tratado, Exú cumpriu o que havia prometido e liberou-a. A moça, entretanto, havia se apaixonado e, mesmo com os segredos em mãos, preferiu continuar morando com ele. Assim viveram por muito tempo em perfeita harmonia.