Quais são os exercícios para voz?

Perguntado por: emoreira . Última atualização: 30 de janeiro de 2023
4.2 / 5 15 votos

Exercícios De Dicção

  • Aqueça A Língua. Com este exercício, você vai aquecer os músculos do rosto e da língua, o que ajuda bastante na dicção. ...
  • Ponha Uma Rolha Na Boca. Este exercício é excelente para algumas pessoas que têm problemas com encontros consonantais, como em Petrobrás ou problema. ...
  • Estale A Língua. ...
  • Vibre Os Lábios.

Para limpar sua voz, beber água duas horas antes de cantar ajuda a hidratar e lubrificar suas cordas vocais. A lubrificação que a água traz ajuda a prevenir irritações, para que sua voz fique pronta para brilhar. Só beba água em temperatura ambiente antes de cantar.

As frutas cítricas, ricas em vitamina C e antioxidantes, são alguns dos melhores alimentos para a voz. Além disso, limão, laranja e companhia garantem que a garganta permaneça hidratada, o que também é essencial.

Existem vários, mas listamos alguns exercícios fáceis e eficazes:

  1. Vibre os lábios emitindo o som “Brrrr…”.
  2. Boceje umas 10 vezes para relaxar a musculatura e as articulações.
  3. Beba água em temperatura ambiente, pois o movimento de engolir relaxa a laringe.
  4. Mantenha a voz em repouso por uns 20 minutos, evitando falar.

Na verdade, uma voz sedutora é aquela que envolve as pessoas, que transmite convicção. É personalidade ao falar que torna uma voz sensual”, explica o profissional.

Diana Goulart: A voz bonita é uma voz saudável. É fácil de emitir e agradável de escutar. Tem presença, preenche o espaço, alcança o ouvinte. Não é forte demais como um grito, nem frágil como um sussurro.

Os exercícios para engrossar a voz só devem ser realizados se existir essa necessidade.
...
Alguns exercícios que podem ser indicados pelo fonoaudiólogo para engrossar a voz são:

  1. Bocejar emitindo vogais. ...
  2. Sucção com som. ...
  3. Emitir sons graves. ...
  4. Imitar um som específico. ...
  5. Falar em tons de voz diferentes.

Para melhorar a afinação

  1. Escute várias vezes o trecho da música que você deseja aprender e concentre-se no som de cada nota ouvida (use fones de ouvido para conseguir prestar mais atenção).
  2. Pratique exercícios de respiração.

Bem Estar - Água, maçã, mel, bebidas quentes, limão, gargarejo e soro ajudam a voz.

Deve-se evitar ingerir alguns alimentos antes do uso excessivo da voz: chocolate, leite e derivados, café, refrigerante, alimentos gordurosos; e preferir alimentos que possam auxiliar na saúde do trato vocal como, por exemplo, as frutas cítricas, maçã, além do consumo adequado de água.

DEPENDE. Se você é acostumado a tomar água gelada e não tem problema algum com isto, você pode continuar tomando sua água gelada. Contudo, muitas pessoas têm uma sensibilidade aumentada às diferenças de temperatura e sentem desconforto ao beber água gelada, prejudicando a voz.

Como saber meu tipo de voz? Segundo Vanessa Melo, quem determina o tipo de voz de uma pessoa é um professor de canto ou um regente de coral. Os testes de extensão vocal são feitos com o auxílio de um piano ou teclado.

Na lista estão alimentos condimentados, leite e derivados, chocolates, achocolatados, café, chá preto, bebidas alcoólicas, poluição, poeira, ambientes ruidosos, choque térmico, abuso vocal, refluxo gastroesofágico, pastilhas e sprays para a garganta, entre outros.

Sobre o consumo do ovo cru, a fonoaudióloga explica que esse alimento possui propriedades anti inflamatórias, mas não há nada na literatura que comprove a eficácia do consumo de ovo para quem deseja cantar bem. A Fonoaudiologia é uma ciência que estuda a fala e a audiologia.

Gengibre. O alimento é usado na medicina ayurvédica para ajudar a limpar a língua e a garganta. Ele ainda é rico em gingerol, substância que possui efeitos anti-inflamatórios e que pode combater infecções na laringe.

Uma pessoa com disartria não consegue articular e pronunciar bem as palavras devido a uma alteração no sistema responsável pela fala, envolvendo músculos da boca, língua, laringe ou cordas vocais, o que pode proporcionar dificuldades na comunicação, engolir alimentos e o isolamento social.

O problema pode ser causado pelo uso inadequado da voz ou como consequência de alguma alteração no organismo, por exemplo, faringite, laringite ou alergias. No entanto, além das causas orgânicas a disfonia pode ter uma relação direta com o psicológico como veremos a seguir.

Um estudo da University College, de Londres, determinou qual o tipo de voz mais sensual para homens e mulheres. Para elas, a voz deve ser rouca e aveludada, como a da radialista Antônia Leite Barbosa.

"Diversos estudos já mostraram que homens tendem a favorecer o tom de voz mais alto em mulheres, por este ser mais feminino e jovial, enquanto as mulheres tendem a gostar de homens com vozes mais profundas, vistas como mais masculinas e ligadas à presença de testosterona."