Quais são os exercícios para diástase?

Perguntado por: rgodinho . Última atualização: 5 de fevereiro de 2023
4.7 / 5 20 votos

8 exercícios para tratar a diástase abdominal

  1. Ponte. Deite-se sobre seu tapete de escolha e apoie seu quadril, costas, braços e cabeça sobre ele de maneira confortável; ...
  2. Prancha. ...
  3. Prancha lateral. ...
  4. Abdominal infra. ...
  5. Abdominal hipopressivo. ...
  6. Hipopressivo na parede. ...
  7. Hipopressivo Postura Héstia. ...
  8. Hipopressivo Postura Vénus.

Os abdominais tradicionais aumentam a pressão sobre o assoalho pélvico, o que não é interessante principalmente na fase de recuperação do pós-parto, além de serem inadequados se você tiver uma diástase.

Entre os tratamentos mais indicados para a diástase abdominal, estão a fisioterapia, os exercícios físicos específicos e a cirurgia. Porém, a avaliação médica e do fisioterapeuta é fundamental na escolha da forma mais adequada de tratar a condição.

Quem tem diástase não pode fazer todo e qualquer treino. Por isso, entre as adaptações, os exercícios não podem forçar a musculatura infra-abdominal, e a elevação pélvica (importante para o assoalho pélvico) precisa ser feita sem carga em cima da pelve.

Abdominal infra
Com as pernas semiflexionadas, eleve o joelho em direção a cabeça, tirando o quadril do chão, e desça as pernas lentamente. É indicado fazer 3 séries com 10 repetições. Além disso, é importante saber que esse exercício é mais indicado para a prevenção da diástase.

Sintomas de Diástase
Os sintomas estéticos podem ser o aspecto de barriga inchada, flacidez e a cintura sem curva, ou seja, reta. Além disso, pode-se perceber um afundamento na região, quando está na postura ereta, conforme ilustrado na imagem abaixo.

2 - E quanto tempo leva a diástase abdominal a fechar espontaneamente após o parto? Deverá fechar de forma espontânea no máximo até 8 semanas depois do parto. Quando isso não acontece é necessário fazer tratamento.

Mas entenda: NÃO É GORDURA e se não é gordura DIETA NÃO VAI RESOLVER. Porque essa barriga que ficou é diástase e dieta não resolve diástase. Diástase resolve com exercícios especializados, você precisa de um programa completo para alinhar todo o seu corpo que foi modificado na gravidez.

Não deve usar cintas, a cinta faz com que o músculo fique ainda mais "preguiçoso" e com baixo tônus. oque faz piorar e enfraquecer ainda mais o seu abdome. Existem alguns exercícios que podem ajudar (método hipopressivo), mas apenas ajudam se o médico após avaliação lhe deu a possibilidade de reversão sem cirurgia.

A prática de exercícios físicos específicos é o caminho para trazer a musculatura de volta ao normal. Só que se os exercícios forem feitos de forma equivocada ou se problema persistir após 6 meses, mesmo com atividade física, a opção é a cirurgia para reparação do tecido muscular – a abdominoplastia.

Para esse tipo de problema em particular, é recomendado manter o corpo adequadamente hidratado. Tomar muito água e líquidos beneficia a recuperação dos músculos. Além disso, é bom para melhorar a produção de leite.

Sintomas da diástase abdominal
A condição pode provocar sintomas como dor na região lombar, problemas de postura, prisão de ventre, inchaço, dificuldades em respirar ou se mover normalmente e até mesmo perdas involuntárias de urina.

Caminhada
Além de manter um ritmo mais saudável de vida, as caminhadas são ótimas para combater a diástase, assim como muitos outros malefícios. Programe-se para dedicar-se ao menos 30 minutos, três vezes por semana, e saia do grupo daqueles que não praticam absolutamente nada!

Portanto, o correto é evitar dormir de bruços ou de lado no primeiro mês. Se você possui uma cama articulada, o ideal é elevar levemente a parte do tronco e das pernas, já em uma cama comum é possível colocar almofadas semi-rijas nas costas e embaixo dos joelhos para criar o mesmo efeito.

Alguns exercícios precisam ser evitados
“Exercícios como abdominais tradicionais, pranchas, agachamento com barriga nas costas, agachamento total, saltos sobre a caixa, jump, corrida, pular corda, podem piorar a diástase e também escapes de xixi”, pontua.

Para diagnosticar a diástese o médico precisa realizar uma avaliação da parede abdominal. Um médico cirurgião seria o mais habilitado: cirurgião plástico ou cirurgião do aparelho digestivo ou cirurgião geral.

Existe um teste para verificar a existência da diástase. Você deve: Deitar de barriga para cima e pressionar os dedos cerca de 2 cm acima e abaixo do umbigo; Contrair o abdômen, como se fosse realizar um exercício de abdominal.

É possível desconfiar de que se está com uma diástase depois do parto ao sentir a região abaixo do umbigo muito mole e flácida ou observar uma protuberância no abdômen ao levantar algum peso, agachar ou tossir, por exemplo.

O valor de uma cirurgia de diástase varia de R$ 10.000,00 a R$ 25.000,00, dependendo da extensão da cirurgia, das técnicas aplicadas pelo cirurgião e da cidade em que você está.

Normalmente, diástases de até dois centímetros não precisam ser operadas por não trazer prejuízos ao paciente. Quando a diástase abdominal tem esse comprimento, normalmente o paciente vai ter um abaulamento da região que pode trazer um desconforto estético, e que pode ser resolvido com a ajuda de exercícios físicos.

Obviamente, exercícios abdominais são super indicados, pranchas e exercícios usando o peso do corpo, que não demandam muito tempo, só alguns minutos por dia.