Quais são os exercícios estáticos?

Perguntado por: emoura . Última atualização: 30 de janeiro de 2023
4.5 / 5 9 votos

Os alongamentos estáticos fazem referência aos exercícios de alongamento que são realizados sem movimento. Estático significa estacionado, parado, e os movimentos são feitos para isolar um grupo muscular de cada vez, mantendo-os em uma posição por um período de tempo específico.

O alongamento estático ajuda a melhorar a amplitude de movimento nas articulações5 e contribui para reduzir a rigidez nos músculos[6]. Em outras palavras, o alongamento dinâmico “estica” os músculos que se encurtaram após o treino para ajudar a evitar desconfortos e na recuperação para o próximo round.

Existem dois tipos de alongamento: estático e ativo. O estático, realizamos de maneira passiva: ficamos parados em determinada posição por um certo tempo. Já o alongamento ativo pede movimentação de grupos musculares e articulações que se deseja trabalhar. Alguns especialistas preferem chamá-lo de aquecimento dinâmico.

2 Método 2 de 3: Esfregando uma bexiga na lã para gerar eletricidade estática

  1. Encha uma bexiga e amarre a ponta. ...
  2. Esfregue lã na bexiga por cinco a dez segundos. ...
  3. Segure a bexiga perto de uma lata de refrigerante deitada para testar. ...
  4. Para descarregar a bexiga, esfregue-a contra um objeto de metal.

Equilíbrio estático
Fique em uma perna só, com o joelho destravado e com o pé relaxado, porém atento. Tente se manter o mais parado possível. Se quiser dificultar as coisas, fique nessa posição em cima de uma almofada ou uma bola do tipo Bosu.

Alongamento dinâmico ou balístico

  • Alongamento estático. Esse é o tipo mais comum de alongamento, feito quando os músculos são esticados e você permanece numa posição estática. ...
  • Facilitação neuromuscular proprioceptiva. ...
  • Alongamento específico. ...
  • Alongamento passivo.

Conheça 4 tipos de alongamento e seus benefícios!

  1. Estático. O alongamento estático é o tipo mais comum. ...
  2. Balístico. O alongamento balístico é ideal após um tempo inicial de aquecimento e deve ser realizado por meio de deslocamentos pelo solo e movimentos curtos. ...
  3. Passivo. ...
  4. Específico.

Prepare o seu corpo para exercícios mais dinâmicos

  • Ponte de glúteos com barra. Construa uns glúteos mais fortes para impulsionar o movimento ascendente. ...
  • Extensão Super-Homem. ...
  • Kettlebell press sentado. ...
  • Swing kettlebell russo.

Exercícios dinâmicos: kick Out ou Soldadinho

  • Como fazer: com o tronco levemente inclinado para trás, eleve a perna para frente com os joelhos totalmente estendidos e retorne a perna no solo amortecendo com a ponta do pé. ...
  • Repetição e tempo de execução: a indicação para o aquecimento é de 4 a 6 séries de 20 a 30 segundos.

São exercícios que promovem o estiramento das fibras musculares, permitindo que elas aumentem seu cumprimento, além de auxiliar o corpo a realizar a transição diária da inatividade para uma ação mais forte, sem correr o risco de tensões e lesões indevidas.

Agora que você já conhece os princípios básicos dos exercícios de alongamento, hora de conhecer 3 das principais modalidades e para que eles servem:

  1. Alongamento estático. O alongamento estático é a modalidade mais comum dentre os tipos de alongamento. ...
  2. Alongamento dinâmico. ...
  3. Alongamento passivo.

Principais Exercícios para Aumentar a Flexibilidade

  • Alongamento do pescoço. ...
  • Alongamento de tríceps. ...
  • Alongamento de costas e abdômen. ...
  • Postura da borboleta. ...
  • Alongamento de pernas unilateral. ...
  • Alongamento de pernas sentado. ...
  • Alongamento do corpo inteiro.

Equilíbrio estático é a condição em que a resultante das forças e a soma dos momentos das forças, ou torques, são nulas. Quando na situação de equilíbrio estático, os corpos encontram-se em repouso. Ao todo, existem duas três diferentes tipos de equilíbrio: estável, instável e indiferente.

O equilíbrio estático é um estado estacionário, quando o objeto está em repouso sobre uma superfície em posição de equilíbrio. Portanto, a velocidade do objeto é nula. Exemplo: uma maçã em cima da mesa. As forças verticais que atuam sobre a maçã em uma superfície plana ao serem somadas resultam em zero.

A seguir, confira os principais exercícios que colaboram no aumento da resistência corpórea.

  • Sequência de escadas. É comum que hoje em dia, com os elevadores e escadas rolantes, poucas pessoas optem por subir lances de escadas. ...
  • Pular corda. ...
  • Ciclismo. ...
  • Corrida. ...
  • Yoga. ...
  • Natação. ...
  • Funcional.

Um exemplo simples de alongamento estático é o do tendão. Geralmente, para realizar, você se senta no chão, estende as pernas para frente e se inclina, tentando tocar os dedos dos pés com as mãos. Durante o movimento é possível sentir os músculos da parte de trás das coxas se alongando.

5 exemplos de exercícios aeróbicos

  1. Caminhar. Este talvez seja o exemplo mais básico de exercício aeróbico. ...
  2. Correr. ...
  3. Pular corda. ...
  4. Dançar. ...
  5. Andar de bicicleta.

Ajoelhe-se e dê um passo à frente com uma das pernas – o objetivo não é afastar as pernas ao máximo. Mantenha a bacia alinhada e transfira progressivamente o peso do corpo para a perna da frente. Se o joelho da frente ultrapassar a ponta do pé, avance um pouco a perna. Repita o alongamento para o lado contrário.

Flexibilidade Estática, que é a amplitude do movimento de uma articulação sem considerar a velocidade desse movimento. Flexibilidade Dinâmica, que representa a habilidade de se realizar um movimento rápido dentro da amplitude normal de movimento articular.

Como fazer: deitar-se de costas com as pernas retas e esticadas. Com o auxílio do colega, levantar uma das pernas e descansá-la no ombro do colega até sentir um alongamento na parte de trás da coxa, mantendo os quadris para baixo, sem colocar tensão ou pressão.

TIPOS DE ALONGAMENTO
No estático passivo, move-se o grupo de músculos lentamente, mantendo-se uma postura com tensão muscular, e sustenta-se essa postura por alguns segundos com a ajuda de forças externas, como aparelhos ou outra pessoa.