Quais são os exemplos do conhecimento filosófico?

Perguntado por: ipires . Última atualização: 3 de maio de 2023
4.6 / 5 9 votos

É um conhecimento pragmático cujo principal objetivo é encontrar explicações para os fenômenos aos quais estamos sujeitos. Alguns exemplos de conhecimento filosófico são questões referentes à existência ou não da vida após a morte ou à razão de estarmos aqui.

A filosofia se dedica a estudar qualquer assunto desde que se possa produzir um conhecimento válido a partir de sua argumentação. Consiste no estudo de problemas fundamentais relacionados ao conhecimento, à lógica, à existência, à verdade, aos valores morais e estéticos, à mente e à linguagem.

O conhecimento científico que nos proporcionou, por exemplo, encontrar a cura de diversas doenças, a partir de novos medicamentos. Todas as vacinas de doenças foram alcançadas através da pesquisa científica. Também é a partir da ciência que surgem novas tecnologias de proteção ambiental.

Dependendo da circunstância na qual o sujeito adquire o saber, podemos reconhecer os seguintes tipos de conhecimento: empírico, científico, religioso (teológico), filosófico e tácito. Para ajudar você a entender a diferença entre cada categoria, nesta postagem, vamos conceituar e exemplificar os tipos de conhecimento.

Esses conhecimentos podem ser classificados em cinco principais vertentes: conhecimento científico, conhecimento teológico, conhecimento empírico, conhecimento filosófico e conhecimento tácito.

O conhecimento filosófico é um conhecimento fundamentado na lógica e na construção ou definição de conceitos. É um conhecimento metódico que tem como objetivo encontrar explicações válidas para os diversos problemas propostos.

Abaixo daremos alguns exemplos do que é caracterizado como senso comum:

  1. Chá de boldo cura problemas no fígado. ...
  2. Ameixa e mamão ajudam a regular o intestino. ...
  3. Em time que está ganhando não se mexe. ...
  4. Há solução para tudo, menos para a morte. ...
  5. Brasileiro gosta de samba, churrasco e futebol.

Exemplos do conhecimento religioso
Para nós as mais conhecidas são as tradições cristãs e católicas, com os seus santos e a abundante literatura hagiográfica (sobre a vida dos santos), e com o seu Novo Testamento.

Quer dizer, não têm comprovação científica. Muitas vezes, o conhecimento empírico é aquele saber transferido de geração em geração. Por exemplo, colocar um pedacinho de algodão na testa do bebê para fazer parar o soluço. Você já ouviu isso?

Quando se afirma que o conhecimento filosófico, ao investigar razões mais amplas, não está fugindo da realidade, se está concordando com a afirmação de que: Alternativas: a) A filosofia não pode questionar as conclusões da ciência, uma vez que ela se utiliza da lógica, enquanto a ciência se utiliza da demonstração.

1) filosofia antiga; 2) filosofia medieval; 3) filosofia moderna; 4) filosofia contemporânea.

O que é uma Filosofia de vida:
A filosofia de vida também pode ser definida por uma conduta que rege a forma de viver de uma pessoa. Muitas vezes essas normas são marcadas por uma religião, como por exemplo: filosofia de vida budista, filosofia de vida cristã, etc.

A palavra Filosofia é de origem grega, e significa “amor à sabedoria”. Filosofar quer dizer refletir sobre questões fundamentais da vida humana porque quem o faz sente que precisa de uma resposta a essas questões para viver melhor.

4 tipos de conhecimento: empírico, científico, filosófico e teológico - Diferença.

Conhecimento religioso (também chamado de conhecimento teológico) é todo conhecimento baseado em doutrinas sagradas ou divinas. O conhecimento religioso é sustentado pela fé religiosa, ou seja, a crença de que todos os fenômenos acontecem pela vontade de entidades ou energias sobrenaturais.

Os estudiosos do processo de conhecimento apontam para várias fontes, relacionadas de uma maneira ou de outra com as chamadas faculdades da alma ou do espírito humano, e compartilhadas algumas delas pelos animais, como veremos em seguida. Estes são: os órgãos dos sentidos, memória, a imaginação, a razão e a intuição.

O conhecimento é a capacidade humana de entender, apreender e compreender as coisas, além disso ele pode ser aplicado, criando e experimentando o novo. O conhecimento é a capacidade humana de apreender algo. A partir do que for apreendido, pode-se criar, como fazem as ciências e as artes.

Conhecimento científico é a informação que analisa os fatos cientificamente comprovados. Sua base está na filosofia da ciência, em que todas as suposições, teorias e hipóteses passam por um processo de comprovação através de uma série de pesquisas e experimentos.

O conhecimento, como a palavra indica, é tudo aquilo que conhecemos, ou seja, que sabemos. Assim, uma pessoa pode ter conhecimentos sobre diversos temas: culinária, jardinagem, psicologia, arte, mecânica de carros, enfim, qualquer assunto que exista no universo.

A principal preocupação do conhecimento filosófico é questionar e encontrar respostas racionais para determinadas questões, mas não necessariamente comprovar algo.