Quais são os exemplos de fenômenos químicos?

Perguntado por: ssouza . Última atualização: 24 de abril de 2023
4.8 / 5 5 votos

Outros exemplos de fenômenos químicos ou reações químicas são:

  • Queima de papel;
  • Alimento decompondo-se no lixo;
  • Queima do carvão;
  • Produção de queijo a partir do leite;
  • Queima de combustíveis no motor dos automóveis;
  • Fotossíntese realizada pelas plantas;
  • Azedamento do leite.

Como exemplos de transformações químicas temos: a combustão de uma substância, o azedar do leite, o enferrujamento de um prego, a fotossíntese, a respiração, a confeção dos alimentos, entre outros.

Os fenômenos físicos são aqueles em que a constituição do material não muda. Por exemplo, digamos que você amasse um papel. Nesse caso, ele sofreu uma transformação na sua forma, tamanho e aparência, mas continua sendo um papel. Esse é, portanto, um fenômeno físico.

Transformações químicas são ações que resultam na formação de novas substâncias. Além da mudança de estado, as variações de cheiro, de cor, de densidade e de temperatura podem ser evidências de transformações químicas. Nelas podem acontecer explosão e liberação de gases.

As mudanças de estado físico (fusão, vaporização, sublimação, solidificação e condensação) são exemplos de transformações físicas pois não há formação de novas substâncias.

O que são fenômenos químicos? São reações que modificam a matéria em sua composição e são mediadas por fatores químicos. Há também os fenômenos físicos, que causam modificações estruturais sem que a composição química do produto seja alterada.

Fenômenos Químicos
Um fenômeno químico, como a combustão, transforma uma substância em outra, com diferentes propriedades químicas. Exemplo: após a combustão de um fósforo, a composição da cinza e da fumaça é totalmente diferente do palito inicialmente presente. O fenômeno químico altera a natureza da matéria.

Quando falamos sobre uma transformação física, nos referimos às situações em que pode haver uma mudança nas propriedades da substância, mas não temos uma mudança na composição dela. Enquanto em uma transformação química, você realmente tem uma mudança na composição.

Exemplos de transformações químicas:

  • um prego que se enferruja;
  • a queima de uma folha de papel;
  • uma comida que estraga;
  • um vinho que azeda;
  • formação de gás na massa de um bolo ou de um pão.

Porém, ao fazermos uma calda de açúcar (açúcar + água fervendo), temos a produção do caramelo e, portanto, de uma nova substância, ou seja, aconteceu um fenômeno químico.

- Condensação ou Liquefação: mudança do estado gasoso para o estado líquido; - Solidificação: mudança do estado líquido para o estado sólido; - Sublimação: mudança do estado sólido para o estado gasoso e vice-versa. 2- Reação Química: onde a transformação altera a espécie da matéria envolvida.

De acordo com os especialistas, a produção do vinho, a partir do suco de uva mostra um fenômeno químico. Como sabemos, existem bactérias presentes no suco de uva e, quando o suco é exposto a um ambiente fechado (barril), ocorre o processo da fermentação, que será responsável por transformar o suco da uva em vinho.

Na queima de papel, por exemplo, ocorre uma reação química entre a celulose - que constitui o papel - e o oxigênio presente no ar, transformando a celulose em carvão e fumaça - constituída principalmente de vapor d'água e gás carbônico.

FENÔMENOS NATURAIS: são diversas situações que ocorrem na natureza sem a interferência humana, devido a elementos climáticos que podem, inclusive, interferir no nosso cotidiano. Entre eles podemos destacar: temporais, geadas, incêndios naturais, radiação solar, e muitos outros.