Quais são os exemplos de dificuldades de aprendizagem?

Perguntado por: ovieira . Última atualização: 24 de abril de 2023
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São exemplos de dificuldades de aprendizagem:

  • Dislexia: dificuldade maior para leitura.
  • Disgrafia: distúrbio relacionado à dificuldade na escrita.
  • Discalculia: dificuldades em lições de matemática e operações envolvendo números.
  • Dislalia: distúrbio que afeta a fala dos alunos.

5 DICAS PARA IDENTIFICAR AS DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM

  1. 1ª – Observar os alunos durante as aulas:
  2. 2ª – Incluir atividades avaliativas durante a aula:
  3. 3ª – Ser criativo na hora de estimular a participação:
  4. 4ª – Avaliar caligrafia e escrita:
  5. 5ª – Testar a capacidade visual do aluno:
  6. REFERÊNCIAS.

A dificuldade mais conhecida e que vem tendo grande repercussão na atualidade é a dislexia, porém, é necessário estarmos atentos a outros sérios problemas: disgrafia, discalculia, dislalia, disortografia e o TDAH (Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade).

Alguns alunos enfrentam desafios adicionais na sala de aula devido à dificuldade de aprendizagem.

  • Dislexia. A dislexia é talvez a dificuldade de aprendizagem mais conhecida. ...
  • Transtorno de Déficit de Atenção. ...
  • Discalculia. ...
  • Disgrafia. ...
  • Déficits de processamento.

Existem diversos fatores que podem interferir negativa ou positivamente no processo de aprendizagem do aluno. Entre eles, destacam-se aspectos ambientais, econômicos, sociais, afetivos, psicológicos, emocionais e familiares.

As principais características clínicas das dificuldades de aprendizagem são: Dificuldades na leitura, ortografia, escrita ou matemática. Dificuldade em entender e seguir regras e instruções. Memória prejudicada.

Estabelecer canais abertos para o diálogo é uma alternativa para controlar as dificuldades de aprendizagem. Com o surgimento de novas tecnologias, a comunicação pode ser favorecida pelo uso de soluções digitais por parte da escola.

Assim como mencionado anteriormente, a dificuldade de aprendizagem é quando um aluno possui uma maneira diferente de aprender, mas não quer dizer que ele não tenha capacidade de aprender. Refere-se a um obstáculo, uma barreira, que pode ter origem tanto cultural quanto cognitiva ou até mesmo emocional ou metodológica.

Observe os alunos durante as aulas
Ter atenção ao comportamento de cada aluno da turma ajuda a identificar e avaliar as dificuldades de aprendizagem. Repare como eles interagem entre si, se tiram dúvidas em relação a matéria, se estão atentos ao quadro, se fazem anotações, etc.

Confira abaixo mais detalhes desses 5 desafios da educação básica privada e ações que podem ajudar a solucioná-los.

  • Acesso à escola e o processo de aprendizagem.
  • Modelo distorcido de formação de docentes.
  • Falta de investimentos para inovação.
  • Desinteresse por parte dos alunos.
  • Participação das famílias na vida escolar.

Quais são os principais tipos de problemas de aprendizagem?

  • Dislexia. A dislexia é a dificuldade em identificar o grafismo das letras e números, ou seja, de relacionar os seus desenhos com o som emitido. ...
  • Disgrafia. ...
  • Déficit de Processamento Auditivo. ...
  • Discalculia. ...
  • Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade.

Dislexia. O mais conhecido entre os transtornos de aprendizagem é também um dos mais banalizados. O uso irônico e equivocado do termo “disléxico” causa certa confusão quanto ao real significado do diagnóstico.

A seguir, saiba o que sua escola pode fazer para ajudar os alunos com desempenho acadêmico insatisfatório.

  1. Entenda a situação do aluno com dificuldade de aprendizagem. ...
  2. Utilize a personalização do ensino. ...
  3. Busque ajuda especializada caso seja necessário. ...
  4. Trabalhe as competências socioemocionais na sala de aula. ...
  5. Seja flexível.

Dificuldade: defasagens abrangentes referentes ao processo de aprendizagem; Transtorno: defasagens específicas e pontuais. Dificuldade: dificuldade em assimilar e acompanhar os conteúdos; Transtorno: disfunção neurológica de assimilação de conteúdos referentes a escrita, leitura e capacidades matemáticas.

O relatório de aprendizagem deve ser bastante descritivo. Ou seja, ele deve conter quais são, exatamente, as dificuldades que este estudante apresenta e em quais áreas. Tipo de aprendizagem em que o estudante apresenta dificuldade (diferenciação de números ou letras, por exemplo);