Quais são os exemplos de cidadania?

Perguntado por: ngodinho . Última atualização: 20 de fevereiro de 2023
4.1 / 5 18 votos

Veja abaixo como podemos exercer a cidadania.

  1. Alistar-se como eleitor. ...
  2. Praticar a direção defensiva. ...
  3. Cobrar promessas políticas. ...
  4. Exigir cumprimento de serviços de órgãos públicos. ...
  5. Respeitar o próximo. ...
  6. Não destruir o patrimônio público. ...
  7. Praticar a doação.

Também não se configuram cidadania atos que privilegiam o interesse de determinado grupo, seja étnico, religioso, político, cultural e outros, às custas do bem-estar dos demais.

Cidadania no Brasil
O indivíduo com posse de seus direitos civis tem liberdade para pensar, agir e manifestar suas opiniões e escolhas. Com isso, passa a exercer seus direitos políticos e participar das decisões que impactam sua vida e a da sociedade.

A cidadania é um conjunto de direitos e deveres civis, políticos e sociais exercidos pelos cidadãos que fazem parte de um determinado Estado. Através da cidadania é permitido, por exemplo, que os cidadãos tenham direito à liberdade, à vida, à igualdade perante a lei, ao voto, à moradia, à educação e à saúde.

Marshall ao estabelecer o conceito de cidadania, divide-o em três partes: civil, política e social. Frise-se que Marshall utilizou, em seus estudos e reflexões, o desenvolvimento da cidadania na Inglaterra.

1º, inciso II da Constituição Federal de 1988, a cidadania é um dos princípios fundamentais da República, um dos pilares do Estado brasileiro e não está ligada apenas ao Estado e à sua administração. É assegurado ao indivíduo o direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade.

Toda pessoa tem o direito de ter acesso ao trabalho, sem discriminação por doença, deficiência, sexo, cor, religião. Toda pessoa tem o direito de obter certidão de nascimento e certidão de óbito, gratuitamente. Toda pessoa tem o direito à ampla defesa. Toda pessoa tem o direito de não ser torturada.

Segundo Dalmo de Abreu Dallari: “A cidadania expressa um conjunto de direitos que dá à pessoa a possibilidade de participar ativamente da vida e do governo de seu povo”. Colocar o bem comum em primeiro lugar e atuar sempre que possível para promovê-lo é dever de todo cidadão responsável.

O conceito refere-se a ter uma certa obrigação. Por exemplo: “Em uma emergência, o dever de um médico é salvar vidas, independentemente de quem é a pessoa ferida”, “O policial não cumpriu seu dever ao ver como uma mulher foi roubada e não ter reagido”, “Cuidar dos filhos é o dever de todos os pais”.

Resumo sobre cidadania
É importante porque é por meio dela que conseguimos assegurar nossos direitos civis, políticos e sociais. Tem papel fundamental na construção do corpo social, político e cultural de um país. Ser cidadão é pertencer a um país e exercer seus direitos e responsabilidades.

A cidadania expressa um conjunto de direitos que dá a pessoa a possibilidade de participar ativamente da vida e do governo do seu povo. Quem não tem esse direito está à margem ou excluído da vida social e da tomada de decisões.

Os direitos e deveres do cidadão existem para assegurar que todos tenham condições mínimas de vida e dignidade. No Brasil, os direitos e deveres estão definidos na Constituição Federal, que os separa em individuais, sociais e políticos.

Veja abaixo alguns exemplos de cidadania:

  • Respeitar as diferenças étnicas, econômicas, religiosas e sociais;
  • Votar de forma ética e consciente;
  • Manter o ambiente público limpo e organizado;
  • Praticar direção defensiva;
  • Fiscalizar e exigir atuação de órgãos públicos;
  • Preservar o patrimônio público;

A CIDADANIA É O CONJUNTO DE DIREITOS E DEVERES EXERCIDOS POR UM INDIVÍDUO QUE VIVE EM SOCIEDADE. VOTO ELEITORAL, O ZELO PELO ESPAÇO E O CUMPRIMENTO DAS LEIS. ENTRE OS DIREITOS, DESTACA-SE: O DE IR E VIR • ACESSO À SAÚDE • MORADIA, • ALIMENTAÇÃO • EDUCAÇÃO.

A cidadania no Brasil
No Brasil, é praticada por meio do voto indireto e da participação social nos assuntos políticos, sociais, educacionais, de segurança e de saúde.

Os direitos humanos visam garantir a dignidade e a integridade da pessoa, especialmente frente ao Estado e suas estruturas de poder, e a cidadania assegura o equilíbrio entre os direitos e deveres do indivíduo em relação à sociedade e da sociedade em relação ao indivíduo.

A cidadania ensina aos alunos seus direitos e deveres, tornando-os aptos a cumprir princípios éticos e morais necessários para atuar na sociedade de maneira positiva, por meio do diálogo, do respeito e da colaboração.

Cidadania é atitude que se vivencia, de autonomia, pensamento crítico e solidariedade. Cidadania é o exercício dos direitos e deveres civis, políticos e sociais estabelecidos na constituição.

A falta de cidadania cria na população um sentimento individualista, que leva o egoísmo ao seu patamar máximo. O caput, do artigo 5º da Constituição brasileira afirma: “Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza” (…), no entanto a presença da figura dos mais iguais polui o nosso cotidiano.

No Estatuto, eles estão divididos em capítulos, mas na vida estão misturados entre si.

  • Direito à vida e à saúde. ...
  • Direito à liberdade, ao respeito e à dignidade. ...
  • Direito à convivência familiar e comunitária. ...
  • Direito à educação, à cultura, ao esporte e ao lazer. ...
  • Direito à profissionalização e à proteção no trabalho.