Quais são os exemplos de capacidades motoras coordenativas?

Perguntado por: amuniz . Última atualização: 25 de maio de 2023
4.5 / 5 16 votos

Capacidades Coordenativas: 1) capacidade de equilíbrio, 2) fluidez do movimento, 3) precisão do movimento, 4) constância do movimento, 5) ritmo do movimento, 6) ligação do movimento.

Segundo Barbanti (2010), as capacidades condicionais são determinadas pelos processos metabólicos nos músculos e sistemas orgânicos, enquanto as capacidades coordenativas são determinadas por componentes em que predominam os processos de condução nervosa.

Força, resistência, flexibilidade e velocidade são capacidades condicionais. Quando se realiza uma atividade física, uma capacidade é executada. Essas capacidades são inatas, mas podem ser melhoradas através de adaptação física e treinamento.

O segundo diferencia entre 7 ( sete) categorias ( orientação, diferenciação, acoplamento, ritmo, equilíbrio, reação e a capacidade de condução). ROTH ( 1982) E ZIMMERMAN (1987) escolheram uma outra perspectiva teórica.

A coordenação motora permite-nos realizar os mais diversos movimentos coordenados e pode ser classificada de duas formas: coordenação motora grossa e coordenação motora fina. Ouça o texto abaixo em aúdio!

Capacidades condicionais

  • Força;
  • Velocidade;
  • Resistência;
  • Flexibilidade.

Existem cinco tipos de capacidades físicas:

  • Resistência.
  • Força.
  • Flexibilidade.
  • Agilidade.
  • Velocidade.

musculares (grosso/fino), temporal (discreto, em série ou contínuo), do meio ambiente (aberto e fechado), funcional (estabilidade, de locomoção ou manipulação) e de desenvolvimento (reflexivo, rudimentar, fundamental ou especializado).

As capacidades coordenativas são de grande importância na prática de qualquer modalidade esportiva, para Greco e Benda (2001), nos esportes, elas estão agregadas à função de harmonização dos processos parciais do movimento, que tendo em vista o objetivo da ação, permitem que este seja alcançado com o menor gasto ...

Seriam capacidades condicionais: resistência; força; velocidade e flexibilidade.

As conjunções coordenativas alternativas ligam duas orações em que a segunda oração expressa a equivalência ou a incompatibilidade da ideia iniciada na primeira oração.

As capacidades físicas podem ser assim definidas: FORÇA: Capacidade de exercer tensão contra uma resistência, que ocorre por meio de ações musculares. Por exemplo, atletas de levantamento de peso e lutadores. RESISTÊNCIA: Capacidade de sustentar uma dada carga de atividade o mais longo tempo possível sem fadiga.

Velocidade: é a capacidade da realizar atividades em um curto espaço de tempo; Resistência: é a capacidade de sustentar e manter o esforço físico em um grande espaço de tempo; Força: é a capacidade de triunfar uma determinada resistência por meio da ação muscular.

São apresentadas por força, velocidade, resistência e flexibilidade.

Além de resistência cardiovascular, contamos com mais seis capacidades físicas, que são: resistência muscular localizada; força; flexibilidade; agilidade; velocidade e equilíbrio.

Capacidades Físicas são definidas como todo atributo físico treinável num organismo humano. Através das capacidades físicas que se consegue executar ações motoras, desde as mais simples às mais complexas (andar, correr, saltar, nadar, etc).

Alguns exemplos são: desenhar, pintar, segurar objetos pequenos, recortar papel, passar uma linha em uma agulha.

A coordenação motora grossa envolve os grandes músculos do corpo e é responsável pelos movimentos de maior amplitude que o seu filho faz com os braços, pernas ou o corpo inteiro. Saltar, correr, sentar, subir escadas e até dançar são exemplos de atividades motoras grossas.

Coordenação motora fina
É a capacidade de usar de forma precisa os pequenos músculos, localizados principalmente nas mãos e nos pés, para movimentos delicados e específicos. É ela que permite manusear objetos e realizar atividades como recortar, costurar, desenhar, pintar e, claro, escrever.