Quais são os exames mais indicados par diagnóstico das lesões da glândulas salivares?

Perguntado por: agoncalves . Última atualização: 26 de maio de 2023
4.7 / 5 19 votos

Biópsia para diagnóstico do câncer de glândulas salivares

  • Punção aspirativa por agulha fina (PAAF). É um procedimento rápido e pode ser realizado com anestésico local, embora normalmente não seja necessário. ...
  • Biópsia por agulha grossa. ...
  • Biópsia incisional.

O que é Raio-X de Sialografia (por Glândula)?
O exame estuda ambas as glândulas salivares ou apenas uma.

Vários tipos de desordem afetam as glândulas salivares:

  • Disfunção da glândula salivar.
  • Cálculos nas glândulas salivares.
  • Infecção das glândulas salivares.
  • Edema de glândula salivar.

Um cirurgião de glândulas salivares é um médico especializado no tratamento de condições relacionadas a essas glândulas, como tumores, cálculos salivares, infecções e outras doenças. Esses profissionais têm formação médica e especialização em cirurgia de cabeça e pescoço, com foco nas glândulas salivares.

COMO É REALIZADO O EXAME? Após uma breve entrevista com o médico, o paciente receberá uma dose de um radiofármaco. Logo após, posicionado na gama câmara, serão realizadas imagens durante 30 minutos. Em determinado momento é realizado estímulo oral com suco de limão com o objetivo de incentivar a salivação.

Cerca de 60% dos tumores das glândulas parótidas são benignos, sendo os mais comuns o adenoma pleomórfico, seguido pelo tumor de Whartin.

Infecções virais. Algumas infecções virais podem estar associadas a determinados tumores de glândulas salivares. Certos tipos de papilomavírus humano (HPV) de alto risco foram diagnosticados em alguns tumores mucoepidermoides, mas são necessários mais estudos para confirmar essa relação.

Como é feito? O paciente ingere alimentos de diferentes consistências com contraste de sulfato de bário. Com a monitorização de um aparelho de raio-X, realiza-se um vídeo, sendo desta forma possível avaliar toda a função e as estruturas anatômicas envolvidas no processo de deglutição.

O que é o exame de sialometria? O exame de sialometria consiste na avaliação de certas características da saliva, em relação ao seu volume em mililitro (ml) por minuto), coloração, turbidez, viscosidade salivar, avaliando-se em estado de repouso e após, através de estímulo mecânico com sialogogo e estímulo químico.

A sialografia está indicada em situações de suspeita de patologia obstrutiva (ex.: litíase) ou em quadros de tumefação salivar recorrente sem causa óbvia de obstrução. É também útil em várias doenças inflamatórias (sialoadenites) e em alterações da salivação.

Definição. A sialadenite denota inflamação e edema das glândulas salivares parótida, submandibular, sublingual ou menores. A etiologia inclui infecção bacteriana ou viral, obstrução, dano causado por radioterapia ou causas autoimunes. A sialadenite bacteriana aguda é caracterizada por rápido início de dor e edema.

O tratamento tradicional das obstruções de ductos de glândulas salivares inclui massagens glandulares, uso de antibióticos, ligação ductal ou parotidectomia.

O cisto do ducto salivar (CDS) é uma lesão não-neoplásica com etiologia ainda incerta cuja cavidade revestida por epitélio se origina dos tecidos da glândula salivar. Normalmente ocorre em adultos e origina-se de glândulas salivares maiores ou menores.

Dor local, queimação e dormência na região são os sintomas mais comuns. As causas para o surgimento da doença ainda é desconhecido e a detecção precoce aumenta as chances de cura. O câncer das glândulas salivares é um tipo de tumor raro. Dor local, queimação e dormência na região são os sintomas mais comuns.

O tratamento dos tumores benignos é a cirurgia. A taxa de recorrência é alta quando sua ressecção é incompleta. Para tumores malignos das glândulas salivares, cirurgia, às vezes seguida de radioterapia, é o tratamento de escolha para doença ressecável.

O inchaço das glândulas submandibulares pode estar associado com boca seca, infecção e outros distúrbios. Entretanto, a maioria das causas de inchaço dessas glândulas pode ser tratada.

Para Que Serve a Cintilografia das Glândulas Salivares
A Cintilografia de Glândulas Salivares é um excelente exame para a identificação de Sialoadenite (infecção das glândulas salivares) e Síndrome de Sjogren.