Quais são os estilos de letras do grafite?

Perguntado por: ealbuquerque . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.8 / 5 19 votos

Confira também outras listas de fontes gratuitas para designers:

  • Fontes serifadas;
  • Fontes sem-serifa;
  • Fontes Vintage;
  • Fontes de Pincéis;

Aprovada pela comunidade

  • Grafite 3D.
  • WildStyle.
  • Bomber.
  • Letras Grafitadas.
  • Grafite Artístico.
  • Grafite com máscaras e spray.

O grafite pode ser feito ainda de duas formas: - Spray art: onde o artista faz o uso do spray, fazendo palavras curtas e simples. - Stencil art: a obra é feita a partir de um cartão, que tem as formas recortadas.

Quais são os 5 principais tipos de lapiseira?

  1. Grafite 0,03mm. Uma das opções com grafite de espessura mais fina, que garante traços precisos e delicados. ...
  2. Grafite 0,05mm. Também é considerado um grafite fino, porém, um pouco menos delicado do que a espessura 0,03mm. ...
  3. Grafite 0,07mm. ...
  4. Grafite 0,09mm. ...
  5. Grafite 3B até 9B.

A Arte do Grafite é uma manifestação artística com ensejo de crítica ou justamente uma linguagem popular, onde os apreciadores possar debater sobre o tema proposto ou simplesmente admirar a beleza estética dos traços, em meio ao caos da vida nos grandes centros urbanos.

Origem do Grafite
Existem relatos e vestígios dessa arte desde o Império Romano. Seu aparecimento na Idade Contemporânea se deu na década de 1970, em Nova Iorque, nos Estados Unidos. Alguns jovens começaram a deixar suas marcas nas paredes da cidade e, algum tempo depois, essas marcas evoluíram com técnicas e desenhos.

A técnica de máscara é muito usada pelos grafiteiros na execução de seus elaborados painéis. Neste caso, a máscara geralmente é de papel cartão e a tinta, quase sempre, esmalte sintético em spray.

Todos os grafites podem ser classificados pela sua dureza, do mais suave até o mais duro. Sendo o mais suave macio, que resulta o preto e, o mais duro o mais cinza. A dureza do lápis é classificada em 4 tipos: B, H, F e HB.

Considerados os grafiteiros mais famosos do Brasil, Os Gêmeos, Otávio e Gustavo Pandolfo, contam com obras espalhadas ao redor do mundo. Trabalhando com materiais recicláveis, esses grafiteiros famosos abordam temas variados em sua arte, produzindo tanto conteúdo social como os relacionados a temas familiares.

1 - Ele é feito na rua; 2 - Está ligado a cultura Hip hop; 3 - Pode ser praticado em diferentes formatos.

  • Romero Britto
  • Enrique Enn
  • Nychos
  • André Saraiva
  • Indecline
  • Zevs

spray

O spray, sem sombra de dúvidas, é o principal instrumento de trabalho dos grafiteiros, utilizado para dar forma, movimentos, cores e traços às obras.

O grafite 0.3 mm é o mais fino e é perfeito para dar precisão a áreas pequenas. Os grafites 0.5 mm e 0.7 mm são os mais comuns, e o 0.9 é um grafite mais espesso, perfeito para sombreados. A lapiseira é um produto versátil, que pode ser usado desde a infância até em vários ramos de atividade profissional.

O objetivo é, principalmente, tecer uma crítica social. Grafite vem da palavra italiana “graffito”, que significa literalmente “escrita feita com carvão”. O grafite é, por norma, muito perecível ao tempo e às circunstâncias uma vez que esse tipo de obra não possui proprietário nem vigia.

Conheça os tipos de grafites
As graduações padrão disponíveis incluem os seguintes tipos: 6H, 5H, 4H, 3H, 2H, H, F, HB, B, 2B, 3B, 4B, 5B e 6B. Quanto maior o número H (referência à palavra inglesa HARD/duro), mais claro e mais duro é o traço.

Lembrando que os traços mais escuros são obtidos com os grafites de numeração alta, como 9B. E que o os H, mais claros, são também com numeração mais altas. Como o 3H. Os lápis macios são usados para obter traços escuros.

Graduação do grafite
Os profissionais que buscam traços mais secos e claros podem preferir a graduação hard (H, 2H, etc). Já os que trabalham com desenhos que exigem riscos macios, mais escuros e sombreados, os tipo B (HB, B, 2B, 4B, etc) são os ideais.

A nomeclatura vai de 9H a 9B, passando pelos tipos F e HB, o que varia de acordo com textura e espessura. Isso influencia muito nos efeitos do desenho. Os lápis tipo H são mais finos e têm o grafite mais duro.

O grafite nada mais é do que um cinza, podendo ser mais claro ou escuro, além de ficar incrível com efeito metálico. Por ser neutra é muito fácil utilizar a cor cinza grafite para decorar a casa, da sala de estar ao quarto, da cozinha ao banheiro.

Alcides afirma que o grafite é a forma de expressar toda a opressão que a humanidade vive e é reconhecido como uma arte democrática e manifestação genuína da criatividade popular.