Quais são os erros mais comuns na medição da pressão arterial?

Perguntado por: acavalcante . Última atualização: 31 de maio de 2023
4 / 5 8 votos

Um dos erros mais frequentemente cometido é o da medição incorreta da tensão arterial. O doente deve estar sentado, com o dorso encostado, os pés assentes no chão, o braço apoiado e posicionado ao nível do coração e não pode fumar ou ingerir cafeína pelo menos 30 minutos antes da medição.

5 dicas para não errar na hora de medir a pressão

  1. Evite cafeína, tabaco e exercícios. ...
  2. Esvazie a bexiga e sente-se com os pés no chão. ...
  3. Coloque sempre o aparelho de medição no braço nu. ...
  4. Tenha o braço apoiado. ...
  5. Concentre-se na medição.

O dicionário traz aferir como um sinônimo de medir nesta circunstância: “Avaliar por meio de instrumento; medir: aferir a pressão arterial.”

Sente-se em uma cadeira com a coluna ereta. Coloque a braçadeira no braço esquerdo, sem folgas, de dois a três dedos acima da articulação do cotovelo.

A medida incorreta da pressão arterial pode levar a tratamentos desnecessários e diagnósticos tardios, o que favorece o surgimento de doenças cardiovasculares, sequelas e morte [1]. No Brasil, são ainda incipientes pesquisas que demonstrem a veracidade dos valores obtidos com a verificação da pressão arterial.

ERR 3 O tempo para inflar a braçadeira foi muito longo, a braçadeira foi incorretamente posicionada ou as conexões não estão firmes. Verifique as conexões, a posição da braçadeira e repita a medição com o braço parado. ERR 5 A diferença entre a pressão sistólica e diastólica é excessiva.

A orientação da Sociedade Brasileira de Cardiologista é que a aferição seja feita anualmente, de forma preventiva, o que vale especialmente para quem tem fatores de risco, como obesidade e tabagismo. Caso os valores estejam acima do recomendado, a pressão deve ser avaliada novamente, mas em outra ocasião.

É importante medir a pressão pelo menos uma vez ao ano.

Como a hipertensão também é usada para ajudar a calcular o risco de doença cardiovascular de uma pessoa, a falta de um diagnóstico pode ter sérias consequências, alertam os autores. Os pesquisadores ressaltam que as diretrizes internacionais já aconselhem a verificação da pressão arterial em ambos os braços.

Isso porque medidas diferentes de pressão entre os braços direto e esquerdo podem indicar um risco aumentado de doença vascular periférica.

Arrume o braço para que fique alinhado com o coração e ligue o monitor para fazer uma leitura; Aperte o botão start ou iniciar e o processo de leitura da pressão arterial; Não se mova enquanto o manguito infla e esvazia, lendo sua pressão arterial; Anote os resultados em um papel para o seu controle.

Para aferir a pressão corretamente é importante que o paciente esteja sentado ou deitado de forma confortável, com o braço apoiado e a palma da mão virada para cima.

Quando há uma diferença significativa entre os valores medidos em cada braço, isso pode significar um estreitamento ou endurecimento das artérias, que pode afetar o fluxo sanguíneo.

Os horários mais indicados para medir a pressão arterial são, geralmente, ao acordar pela manhã e no início da noite. Nestes períodos, a pressão costuma se elevar devido a reações hormonais desencadeadas no organismo. Por isso, acompanhar esses momentos é importante.